ANA autoriza nova redução da vazão do São Francisco em Sobradinho

Medida também afetará Xingó e depende de autorização do Ibama

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2017 às 19:53

- Atualizado há um ano

(Foto: Fotos Públicas)A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduza a vazão mínima dos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e de Xingó, entre Alagoas e Sergipe. A decisão está no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) e já vale de maneira imediata, dependendo apenas de uma autorização do Ibama. A nova regra valerá até 30 de novembro deste ano, informa a ANA. 

Com a medida, a redução nos reservatórios de Sobradinho e Xingó será a uma média diária de 600m³/s e instantânea de até 570 m³/s. 

Por conta da falta de chuvas da região, a medida evita que os reservatórios fiquem vazios em caso de uma vazão maior. Por outro lado, a retenção pode ter impacto negativo do ponto de vista ambiental para comunidades ribeirinhas - sem força, o rio fica mais raso nas margens. 

Sobradinho já estava operando com vazão de 700m³/s e tinha autorização para conseguir testes com vazão ainda menor. Xingó também operava com a mesma vazão desde janeiro. 

A vazão inferior a 7000 m³/s e a instantânea de até 665 m³/s só poderá ser praticada depois de uma autorização por parte do Ibama. O Ibama informou que um parecer técnico será elaborado, mas não há prazo para quando isso vai acontecer.

Como medida de controle, a ANA determinou que a Chesf faça um relatório mensal durante a época de vazões mínimas reduzidas com acompanhamento das operações de Sobradinho e Xingó. A empresa também deve apresentar em prazo de dez dias após atingir o patamar de vazões liberadas de 600 m³/s um relatório com os resultados.

Caso algum problema seja notado, a ANA pode suspender ou revogar a determinação antes do prazo informado.