'Ancine está destruída', diz Wagner Moura em exibição de 'Marighella' nos EUA

variedades
08.12.2019, 21:32:00
Diretor e parte do elenco na estreia do filme no Festival de Berlim (AFP)

'Ancine está destruída', diz Wagner Moura em exibição de 'Marighella' nos EUA

Governos como o de Bolsonaro "têm medo do que um artista pode fazer", diz

O ator e diretor Wagner Moura voltou a criticar as políticas culturais do governo de Jair Bolsonaro. Em Nova York para uma exibição de "Marighella", sua estreia na direção, Moura falou com o público do African Diaspora International Film Festival no sábado (7).

Inspirado no livro do jornalista Mário Magalhães, "Marighella, o Guerrilheiro que Incendiou o Mundo" conta os últimos cinco anos de vida do ex-deputado, começando no golpe militar de 1964. O filme teve problemas com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e ainda não foi lançado no Brasil.

"Eu não gosto de falar do 'Marighella' como um caso isolado: todo o universo da cultura, no Brasil, está basicamente destruído. A Ancine está destruída. Acabada. Game over. E esse é o jeito que eles fazem hoje: a censura não é como a da ditadura militar, que dizia 'isso é proibido'", afirmou Moura para o público de cerca de 70 pessoas, de acordo com a Folha de S. Paulo.

"Hoje eles infiltram pessoas nessas agências, e elas tornam tudo impossível de acontecer. Foi isso que fizeram com 'Marighella'. Eles acharam uma forma de tornar o lançamento impossível do ponto de vista burocrático. Mas nós iremos achar um jeito", afirmou, sendo aplaudido.

O baiano incentivou que os artistas não parem e não se deixem intimidar, afirmando que governos como o de Bolsonaro "têm medo do que um artista pode fazer".

"Eu percebi que essas pessoas têm medo do que um artista pode fazer. Essa é a natureza da arte. Dos filmes, das peças. Essas coisas fazem as pessoas pensarem. Mesmo se não for uma produção diretamente política, ela representa uma ameaça. Então o que eu diria para os artistas, é: continue fazendo o que você faz. E, naturalmente, seja selvagem. Quanto mais radical melhor", acredita.

O filme estreou em fevereiro no Fesival de Berlim. Em Nova York, teve duas sessões, uma na Universidade de Columbia e outra no Cinema Village, como parte da programação do festival que convidou Moura.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cena-de-terror-diz-jovem-que-salvou-irma-de-ser-atingida-por-predio-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lore-improta-e-taby-lancam-nova-musica-pipoca-veja-clipe/
O balé da produção é composto por crianças da periferia de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vanessa-da-mata-faz-show-de-novo-disco-na-concha-acustica/
Apresentação acontece neste domingo (26), às 19h, e também relembra sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-esperar-de-regina-duarte/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/terceira-temporada-do-mundo-sombrio-de-sabrina-estreia-hoje/
Com apenas oito episódios, essa é a menor temporada da série produzida pela Netflix
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/testemunhas-relatam-panico-em-acao-policial-na-vasco-da-gama-barulho-muito-forte/
Um assaltante morreu e um idoso foi baleado nas costas nesta quinta (23)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-um-furacao-video-de-mulher-narrando-tempestade-em-baianes-viraliza/
'Que disgraça... Acho isso massa', comenta cinegrafista amadora; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dois-predios-sao-demolidos-apos-desabamento-em-narandiba/