André Marques desabafa cinco anos após cirurgia: 'Fundo do poço'

Ele contou que tinha medo do procedimento, mas resolveu fazer

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2018 às 14:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Cinco anos depois de passar por uma cirurgia de redução do estômago, André Marques publicou um desabafo no Instagram na segunda-feira (19) relembrando a experiência e afirmando que estava no "fundo do poço" quando tomou a decisão de seguir por um caminho cirúrgico. 

No texto, o apresentador afirma que tinha muito medo de morrer em uma cirurgia, mas resolveu ir adiante depois de muita consideração, por notar que aquilo era necessário.

Marques passou pela cirurgia em novembro de 2013. Depois, incluiu na rotina atividades físicas e uma reeducação alimentar. Em 1 ano, perdeu 71 quilos.

Leia na íntegra:

No dia 19/11/2013, eu entrava para fazer uma cirurgia que mudaria minha vida. Tinha muito medo de morrer nela. Ouvi do meu médico que era mais fácil eu morrer de doenças associadas à obesidade do que da cirurgia.

Foi uma decisão difícil, entrei, chorei.. amarelei, desisti e depois tomei coragem e lá fui eu.

Se passaram cinco anos. Muita coisa mudou, a maioria para melhor. Obrigado papai do céu e a todos envolvidos nessa caminhada.

Ouvi muita coisa contra, 'gente falando que eu ia morrer, gente que depois dizia que operando é mole, cadê a força de vontade?'. Esses comentários me irritavam no início, mas depois passou, guardei e dei atenção apenas às milhares de mensagens que recebi de apoio , de pessoas que operaram por minha causa e estavam felizes. Isso que valeu e vale mais.

Com 4 meses, minha diabetes adquirida tinha desaparecido, uma alegria, pois eu já estava enxergando muito mal! Não faço apologia à cirurgia, não, falo só o que ela fez para mim, no meu caso foi ótimo, só me trouxe benefícios .

Não julguem, não impliquem, não façam pouco caso de quem precisou recorrer à ela. Adoraria ter perdido os meus 70 kilos com reeducação ou dieta. Não consegui e estava no fundo do poço, mas eu sei que no fundo de cada poço tem mola! E de lá saí, da maneira que consegui. Fui obrigado a me reeducar na marra.

Hoje como de tudo, tudo mesmo, em menor quantidade, demora a adaptação, ainda aprendo coisas, diariamente. Depois que perdi esses 70 kilos, estabilizei, depois engordei um pouco, emagreci um pouco, engordei novamente e emagreci novamente, assim vou levando. É uma luta diária.

A cirurgia não é a cura da obesidade,mas é um método bem eficaz. Me perguntam se fiz abdominoplastia para tirar pele, não, não fiz, fiquei com muito pouca pele, não foi preciso.

Maior que os meus 70 kilos, é a minha saúde, a minha alegria e o meu amor que só crescem. Obrigado a todos que diretamente e indiretamente torceram por mim.