Aplicativo de táxi oferece corridas mais rápidas e 20% mais baratas

Elaborado pela prefeitura em parceria com taxistas, Táxi Mobi monitora em tempo real veículos credenciados

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 22 de abril de 2019 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo/ CORREIO

Foto: Divulgação Corridas de táxi mais baratas, seguras e rápidas. Tudo isso está reunido no aplicativo Táxi Mobi, lançado nesta segunda-feira (22) pelo prefeito ACM Neto, no Palácio Thomé de Souza, no Centro Histórico. Elaborado a partir de estudos da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) em parceria com taxistas, o aplicativo já está disponível para Android e iOS. Diferente da corrida de táxi comum, ele permite o acompanhamento das corridas em tempo real. 

De acordo com ACM Neto, o novo instrumento permite ganhos para taxistas e clientes. “Para o usuário são alguns ganhos importantes, como a facilidade de pedir o táxi, mais segurança. O desconto também vem para fidelizar o passageiro, o que justifica a redução do valor", afirmou. Um dos itens de segurança é o acesso do passageiro às informações sobre o taxista: alvará, foto do motorista, modelo do carro e placa.

O aplicativo não trabalha com tarifas dinâmicas - ou seja, o preço não sobe nos horários de pico ou fins de semana. Com o Táxi Mobi, as corridas serão todas feitas com preço de bandeira 1 (R$ 2,42 por quilômetro), com a aplicação de desconto de 20% sobre o valor total.

“O aplicativo vem dar competitividade à cidade de Salvador, tendo como base o regulamento de táxi, da lei que define a tarifa de táxi da lei de Salvador”, explicou o secretário de Mobilidade (Semob), Fábio Mota. 

O presidente da União de Táxi, Leandro Galhardi, aprovou a iniciativa. “O preço é detalhado antes da corrida, com base na quilometragem. Isso permite que o passageiro saiba, de antemão, quanto vai pagar pela corrida. Outra coisa é o pagamento Inapp, quando o passageiro cadastra um cartão de crédito e a cobrança é feita automaticamente após a corrida, sem que ele precise estar com cartão em mãos”, destacou. 

Monitoramento Além da redução dos preços das corridas, o Táxi Mobi permite que o passageiro espere menos para conseguir um veículo. Isso acontece porque a prefeitura trabalha a partir do monitoramento em tempo real de todos os táxis credenciados. Até esta segunda-feira (22), de acordo com a Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), 2 mil dos 7,5 mil táxis da capital baiana já estavam online no aplicativo. 

“É uma plataforma de gestão para a prefeitura, porque cada táxi cadastrado é monitorado, havendo o deslocamento de veículos para os lugares onde a demanda for maior. Isso, de certa forma, vai reduzir as filas de táxis, quando os motoristas chegam a esperar até 4 horas por uma corrida”, disse Fábio Mota. 

O secretário utilizou como exemplo o Carnaval. “É possível remanejar os táxis para onde se precisa mais. Se o Comércio está com muito táxi em fila e a Ondina necessita de veículos, os motoristas são acionados. Existe um controle do taxista e, com isso, uma maior segurança”, declarou. 

O discurso foi reiterado pelo prefeito ACM Neto. “A prefeitura e a Semob vão fazer todo o controle, como acontece com os ônibus da capital baiana. Distribuir melhor a oferta de acordo com a demanda que existe. Isso tudo vai gerar informações que serão trabalhadas e pode até ressignificar um redesenho da distribuição da frota”, garantiu. 

Ainda segundo o prefeito, essa modalidade de monitoramento é a mesma utilizada com os ônibus de Salvador. “Quando a gente lançou o Cittamobi, foi um grande avanço no país. Assim, a gente quer continuar replicando, porque Salvador precisa estar na vanguarda da cidades inteligentes”, disse. 

Categoria Há 30 anos na praça, o taxista Gilberto Oliveira e Silva, 68 anos, não escondeu a satisfação com o Táxi Mobi. “A partir de agora, vamos ter a mudança que a categoria almeja há tantos anos. Nós estávamos renegados à sorte, mas, com o aplicativo e toda a organização que ele proporciona, temos maior segurança, mais trabalho e benefícios para motoristas e passageiros”, comemorou. 

Gilberto também disse que, antes do aplicativo, os taxistas estavam lutando como “filhos órfãos”, sem nenhuma regulamentação. “O Táxi Mobi traz para a categoria a possibilidade de mais trabalho, já que permite a redução das filas, a reorganização da frota a depender da demanda, além dos valores benéficos para todos” declarou. 

O também taxista Eduardo Almeida da Cunha, 58, está há 12 anos na praça. Ele ainda não se cadastrou no aplicativo, mas acredita que a ferramenta pode trazer benefícios. “A gente espera que, com isso, os taxistas possam trabalhar com mais dignidade, dentro de um mercado que ofereça uma concorrência leal, justa”. 

Ainda segundo ele, o valor que arrecada atualmente com as corridas não está dando conta de pagar todas as contas. “Tudo anda muito ruim. Há 12 anos como taxista, eu preciso, atualmente, trabalhar em outros lugares, com outros serviços diversos, para poder complementar a renda de casa. Minha expectativa com o aplicativo é que eu não fique tanto tempo em filas e, com isso, arrecade mais”, confessou.  Eduardo é taxista há 12 anos (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Dênis Paim, também defende a concorrência leal com os demais aplicativos de transportes móveis. “O taxista fica até 4 horas numa fila para conseguir a corrida e, a partir de agora, ele vai ganhar com a rotatividade”, disse ele, que se sente mais seguro ao saber que terá o veículo monitorado.

O presidente da AGT declarou ainda que os clientes perdidos para outros aplicativos de transporte, por causa da diferença no preço, devem voltar. “Isso vai ser resolvido com o Táxi Mobi, porque teremos corridas mais baratas e pagamento prático, direto no cartão de crédito”, concluiu.  Dênis acredita que aplicativo tornará disputa por clientes mais justa (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)  Debate Durante a apresentação do Táxi Mobi, o prefeito ACM Neto mencionou também a votação do projeto que regulamenta os aplicativos de transporte em Salvador, pendente de votação pela Câmara dos Vereadores. 

“O poder executivo mandou o projeto com os termos adequados, mas que sofreu muitas alterações, comprometendo o espírito do que foi encaminhado pela prefeitura. Convidei a vereadora Lorena Brandão pedindo que ela refletisse e fizesse um debate antes da votação do projeto”, disse. 

Ainda segundo o gestor municipal, o projeto vai ser encaminhado à Comissão de Transporte da Casa e, depois, seguirá para votação no plenário.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior, destacou que “o Táxi Mobi é uma garantia dada aos taxistas de maior participação no mercado dos transportes, dado o cenário da crise econômica presente em todo o país”. Ainda segundo o presidente da CMS, é necessário haver igualdade de condições entre todos os profissionais. 

“São quase 8 mil famílias que estão à mercê de um processo econômico que tem sido desigual. O executivo municipal e o legislativo têm tentando equilibrar essa relação. Já avisei ao prefeito, aos taxistas e representantes dos aplicativos móveis que não irei colocar em votação o projeto. Não tenho nada contra os aplicativos, até porque eles são uma tendência local, nacional e mundial. Mas, precisamos regulamentar os aplicativos e não esquecer da categoria de taxistas, que traz tantas alegrias à cidade do Salvador”, disse. 

Uma novidade trazida pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, e confirmada pelo prefeito ACM Neto, é que daqui a 60 dias a prefeitura vai iniciar o planejamento de um aplicativo também voltado para mototaxistas. “Todas as categorias precisam estar representadas nestes avanços”, afirmou. 

O Projeto de Lei nº 258/18 tem relatoria da vereadora Lorena Brandão (PSC) e, entre as mudanças sugeridas por ela, durante a aprovação pela CMS, está a retirada de limitação de 7,2 mil veículos de aplicativos - mesma quantidade dos táxis em circulação - apresentada pela prefeitura de Salvador. 

Durante a aprovação do projeto, também foi alterado o limite de idade do carro para rodar pelo aplicativo. O proposto pela prefeitura era de ser, inicialmente, 8 anos e posterior redução até chegar a cinco anos. A redução escalonada foi retirada da lei. 

O projeto recebeu quatro votos favoráveis e três com ressalvas. Lorena Brandão apresentou um parecer com modificação ao texto proposto pelo executivo municipal, sendo seguida pelos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), Duda Sanches (DEM) e Marcelle Moraes (sem partido).  

O vereador Alfredo Mangueira (MDB) aprovou a matéria, mas rejeitou a inclusão de novas emendas. Já Aladilce Souza (PCdoB) apresentou ressalvas, que foram acompanhadas pelo vereador Suíca (PT). Antes de ir a plenário, é preciso passar pela Comissão de Transportes da CMS. 

Veja abaixo o que oferece o Táxi Mobi  Bandeira 1 com 20% de desconto sobre o valor total da corrida: a tarifa é aplicada em qualquer horário e dia da semana;  Não há variação dinâmica de preço: independente das condições do trânsito e da demanda, a tarifa cobrada pelo Táxi Mobi permanece a mesma;  Maior segurança: com o monitoramento de veículos em tempo real pela prefeitura, motoristas e passageiros têm maior segurança. Outra questão é o recolhimento de dados de taxistas e clientes no momento do cadastro;  Menos tempo de espera entre corridas: a partir do monitoramento, é possível verificar em qual lugar há maior demanda e deslocar o táxi para onde os clientes aguardam. Isso garante um intervalo menor entre as corridas e, consequentemente, maior lucro dos motoristas, além de o passageiro esperar menos por um carro;  Fácil instalação: o aplicativo Táxi Mobi já está disponível para Android e iOS. Basta fazer o download e preencher o cadastro.  Confira abaixo os outros aplicativos de táxi que já operam na capital baiana  Tele Táxi - Oferece 20% de desconto pelo aplicativo; possui serviço de compra de remédios e entrega em casa; também entrega encomendas em casa. Yet Go - Disponibiliza quatro tipos de transporte: veículo comum, luxo, táxi e mototáxi; o aplicativo não trabalha com taxa dinâmica, ou seja, as tarifas são fixas e não mudam; o aplicativo não tem taxa de cancelamento. 99 Táxi - O aplicativo dá escolhas de motorista particular, táxi ou táxi preto; o aplicativo diz ter o melhor preço da cidade. It Mov - Possui opção para escolher motorista mulher; o aplicativo permite o transporte de pets; existem carros habilitados para fazer transporte de bicicleta através do aplicativo; existem carros habilitados para transportes de bagagem. Elitte Táxi - O aplicativo promete disponibilizar os veículos mais novos; o aplicativo também oferece 20% de desconto nas corridas; a empresa tem parceiros em todo o Brasil e o aplicativo consegue chamar táxis de outros estados. Easy Táxi - O aplicativo promete disponibilizar carros "premium" sem taxas adicionais; na categoria Economy, motoristas oferecem descontos de até 30%. * Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier