Apresentados na Toca, Ruy e Wesley buscam acesso com o Vitória

Meio-campistas esperam fazer boa temporada com a camisa rubro-negra

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 10 de janeiro de 2019 às 16:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

Eles amargaram o rebaixamento à segunda divisão no ano passado com seus ex-clubes, mas terão a chance de recolocar o atual na Série A de 2020. Recém-contratados do Vitória, os meio-campistas Wesley e Ruy não se orgulham do tropeço na carreira, mas estão motivados com o novo desafio em vermelho e preto. 

"Ninguém quer passar por isso, é muito difícil. O cara vai pra casa e fica pensando como vai ser o mercado, mas graças a Deus o Vitória me deu essa oportunidade. O (Marcelo) Chamusca me ligou e me apresentou o projeto. Tô muito feliz de estar aqui", afirmou o volante Wesley, 23 anos, que lamentou a queda à Série B com o Paraná em 2018.

"A gente fica muito chateado, nenhum atleta quer ter um rebaixamento no seu currículo, mas quando eu soube do interesse dessa grande instituição, tive muito orgulho e alegria", disse Ruy. O meia, 29 anos, pertence ao Coritiba, porém defendeu o América-MG nas duas últimas temporadas.

Se no ano passado Ruy lamentou o rebaixamento, em 2017 não apenas festejou o acesso à primeira divisão como ergueu a taça da Série B. Com a experiência positiva, aprendeu que união e dedicação são fundamentais para um grupo com o desafio de retornar à elite do futebol brasileiro.

"A gente tem que formar uma família. O elenco está um pouco reduzido, mas vão subir atletas do sub-23, que eu já soube que têm muita qualidade. A fórmula mesmo é se doar, se dedicar e vestir a camisa com amor. Jogo após jogo, nós vamos conquistar nosso objetivo", pregou Ruy. "Futebol é muito imprevisível, mas acho que o passo principal é a gente se doar e se entregar, se cobrar dentro e fora de campo, além respeitar o companheiro e a comissão técnica", completou o meia, que vai vestir a camisa 20. 

A numeração não foi uma escolha dele, mas o agradou. "Eu não tenho uma preferência por números, mas sempre gostei da 20 quando via o Deco jogar. Achava ele muito talentoso e de muita classe. O Jorge Macedo me ofereceu a 20 e eu gostei", completou o jogador, que tem a distribuição de jogo como característica principal.

Apesar de admirar o futebol que Deco exibiu, Ruy tem um outro meia como ídolo. "Minha maior referência é o Alex, que jogou no Coritiba. Foi uma lenda jogando e virei amigo. Conheci ele na minha volta para o Coritiba, quando ele pôde me ajudar e me orientar um pouco dentro de campo, pra eu ter mais tranquilidade e ousadia em certos momentos do jogo. A convivência com ele me ajudou", contou. Revelado no Coritiba, ele teve uma segunda passagem pela equipe paranaense em 2015.

PRIMEIRA VEZ

Apresentados oficialmente juntos antes do treino da tarde dessa quinta-feira (10), na Toca do Leão, Wesley e Ruy nunca tinham atuado em um clube do Nordeste. "Confesso que estou me adaptando, mas os trabalhos estão sendo muito intensos e proveitosos. O professor Chamusca está aproveitando muito bem", avaliou Ruy, que chegou à Toca do Leão após troca com o Coritiba pelo lateral-esquerdo Fabiano.

Novo dono da camisa 15 do Vitória, Wesley foi revelado pelo Guarani, pertence ao Estoril, de Portugal, e já jogou com o técnico Marcelo Chamusca no Paysandu, na temporada 2017. "Eu já tinha jogado com a 15 no Paysandu e escolhi a 15 por isso", contou o volante. Ele foi emprestado até dezembro e o Leão tem a opção de adquirir 80% dos seus direitos econômicos por 1 milhão de euros.