As novas formas do líder

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 24 de novembro de 2018 às 05:00

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Esta é a nova geração do Corolla que chegará ao Brasil em 2020 (Foto: Divulgação) A Toyota já havia dado pistas de como seria a dianteira da configuração sedã do Corolla quando mostrou suas variantes hatch e sedã. Agora, finalmente a marca japonesa revelou as formas do sedã, a carroceria mais vendida deste carro. Em setembro, a Toyota anunciou o investimento de R$ 1 bilhão para modernização da unidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, para produção da nova geração do sedã no país. O Corolla será produzido sobre a mesma plataforma do Prius, a New Global Architecture (TNGA), e irá utilizar pela primeira vez a motorização do modelo híbrido. No entanto, o motor 1.8 que trabalha em conjunto com um elétrico será bicombustível, desenvolvimento que começou este ano utilizando o Prius como base. Já a fábrica de Porto Feliz, em São Paulo, será a responsável por produzir o novo motor 2.0. O propulsor continuará a ser aspirado, porém, terá injeção direta de combustível. A previsão é que a nova geração do Corolla chegue ao Brasil no começo de 2020.

ATUALIZAÇÃO O JAC T5 ganhou uma atualização e passou a ser comercializado como T50, para ficar alinhado com a nomenclatura que a marca chinesa adotou para o seu portfólio nacional desde a chegada do T40. O SUV tem 4,345 metros de comprimento, dimensões próximas a um Renault Captur, utiliza um motor 1.6 litro movido a gasolina. Este propulsor desenvolve a potência de 138 cv a 6 mil rpm e entrega 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. A versão mais barata custa R$ 83.990 e já vem equipada com itens como ar-condicionado, direção com assistência elétrica e controle eletrônico de estabilidade. A outra configuração, que custa R$ 4 mil a mais, agrega central multimídia compatível com Android Auto e Apple Carplay, piloto automático e câmera de 360 graus, entre outros equipamentos. Para as duas opções, a transmissão é sempre automática do tipo CVT. REFORMA GERAL  Depois de quase oito anos, o Range Rover Evoque, o modelo que marcou a renovação do portfólio da Land Rover, foi atualizado. A essência do desenho do utilitário esportivo de luxo continua, mas suas novas linhas o aproximam muito com o Range Rover Velar, modelo que surgiu no final do ano passado. Na cabine, as mudanças são mais marcantes. O modelo de entrada da linha Range Rover passa a contar com as duas telas multimídia do Velar, que ficam no centro do painel. O visor no alto controla toda a parte multimídia, enquanto o de baixo permite ajustar funções operacionais, como o ar-condicionado e outras configurações. Na mecânica, os novos motores 2.0 Ingenium, com opções que vão dos 148 cv aos 296 cv em versões gasolina e diesel. O câmbio é sempre o automático de nove marchas da alemã ZF. Há ainda uma versão que usa um gerador e uma bateria instalada sob o assoalho. O sistema recupera a energia produzida nas frenagens e reenvia a força para auxiliar o motor nas acelerações e reduzir o consumo.

VENDAS FINANCIADAS O financiamento de veículos novos e usados, incluindo carros, motos e modelos pesados, totalizou 495.548 unidades em outubro. Este resultado apresenta um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação apenas aos veículos novos, outro fator importante: considerando apenas os dias úteis de outubro, foram financiadas 8.654 unidades diariamente. Esta é a maior média desde dezembro de 2015, quando o volume diário alcançou 9.019.

BALANÇO DO SALÃO A 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo contou com a participação de 742 mil pessoas, público que teve  540 veículos em exposição, sendo 66 lançamentos. Em dez dias, a mostra automotiva contou com 45 mil test drives e teve mais de 1.200 atividades interativas.