‘Atitude de perdedor a do PT’, diz ACM Neto sobre pedido de investigação contra Bolsonaro

Prefeito também afirmou que 99% do DEM apoia o candidato do PSL no 2º turno

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 16:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./CORREIO

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), chamou de “atitude de perdedor” o pedido de investigação feito pelo Partido dos Trabalhadores ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). Na ação, o partido de Fernando Haddad pediu à Corte eleitoral a inelegibilidade do oponente para os próximos oito anos, sob acusação de disseminar notícias falsas pela internet.

A declaração foi dada por Neto nesta sexta-feira (19), durante a inauguração da nova geomanta do Rio Vermelho, na Rua Conselheiro Pedro Luiz. Ainda segundo o prefeito, que também é presidente nacional do Democratas, 99% do partido apoia Bolsonaro no segundo turno das eleições.

“Não houve um fechamento formal, mas as principais lideranças já se manifestaram em torno desse apoio e na Bahia nós mobilizamos nossa estrutura, liderança, candidatos vencedores e derrotados, aliados políticos, militantes, para que possam fazer uma série de atividades em prol da campanha dele”, disse.

O gestor de Salvador também destacou que, diante do cenário e na série histórica de disputas contra o PT em segundo turno, “Bolsonaro é o candidato capaz de vencer com maior diferença no percentual”. Para Neto, é esperado que o apoio ao candidato do PSL na Bahia e em Salvador cresça até o dia 28 de outubro, data para o segundo turno das eleições.

Ainda ao falar do ação de impugnação de candidatura de autoria do PT, ACM Neto foi categórico: “essa coisa de ficar fazendo terceiro turno não dá”. Para ele, questionar resultado de uma eleição é algo muito perigoso.“Foi um erro do PSDB questionar o resultado de 2014 e isso pode se repetir agora. O Brasil está cansado. Eu quero que o novo presidente governe para toda a população e não só para a parcela que o elegeu”, concluiu.Presidência da Câmara Durante a inauguração, ACM Neto também comentou a vantagem conquistada pelo ex-secretário Geraldo Junior na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Geraldo acumula cerca de 30 apoios de vereadores à sua candidatura. 

“Ele sempre nutriu essa pretensão de ser candidato à presidência do legislativo e eu estou acompanhando os apoios que ele já recebeu. Mas, meu objetivo é construir uma unidade, então eu não vou manifestar nenhuma posição definitiva até ter uma conversa com o vereador Kiki Bispo", disse. 

A esperança de Neto é que, nas eleições da Câmara, se tenha uma candidatura única ao cargo de presidente. “Eu entendo que estamos caminhando para um desfecho positivo desse processo, de maneira que tenhamos uma única candidatura que possa representar a base do governo e, espero, inclusive, que também tenha o apoio da oposição”, declarou.

Reforma administrativa Questionado sobre o futuro do vice-prefeito Bruno Reis, ACM Neto destacou a competência dele para assumir qualquer cargo, inclusive ser o candidato à prefeitura em 2020. “Ele está absolutamente preparado para a tarefa, mas não é a hora de se falar em eleição municipal. Nem acabamos a eleição deste ano”, brincou.

Ainda segundo o prefeito, o papel de Bruno Reis como secretário de Promoção Social entre 2015 e 2016 foi “fundamental na gestão municipal”. Por isso, ACM Neto afirmou que o vice vai ser responsável pela coordenação de todos os projetos sociais do município de Salvador. “Eu ainda não sei se como secretário ou não, só sei que vai ser ele”, disse.

*com supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro