Azeite de oliva: 59,7% das marcas são adulteradas; veja quais

Operação Isis, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento inspecionou 107 marcas comercializadas em todo o Brasil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2018 às 14:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock/Reprodução

A fiscalização do MAPA, batizada de Operação Isis, avaliou 107 marcas de azeite de oliva comercializadas por 65 empresas. Desse numéro, 59,7% foram reprovadas.  "O número de fraudes ainda é expressivo, mas o trabalho de melhoria do produto continua,” disse Fátima Parizzi, coordenadora geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Trezentos mil litros de produtos irregulares – e mais 400 mil litros de outros produtos classificados como temperos, mas com rótulos de azeite de oliva – foram retirados do mercado.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

A análise das amostras foi dividida em dois grupos. No primeiro, com 39 empresas, 108 lotes de amostras foram aprovados. Já no segundo grupo, com 26 empresas, foram reprovados 160 lotes.

A operação

As ações de fiscalização de qualidade do azeite são realizadas desde 2014. A última Operação Isis – nome em homenagem à deusa egípicia que teria criado o azeite extraído da oliveira – foi iniciada em abril de 2017 e estendeu-se até dezembro com a participação de 140 auditores fiscais agropecuários de todos os Estados. As amostras de todos os lotes de azeite procedentes de diferentes países foram analisadas nos laboratórios oficiais do MAPA em Goiás e no Rio Grande do Sul (Laboratórios Nacionais Agropecuários – Lanagros).

Em 2018, a Operação Isis, iniciada em janeiro, terminará em dezembro, e será ampliada para avaliar 470 amostras a serem coletadas em todo o País. A partir deste ano, as ações de fiscalização estão sendo intensificadas por meio de parcerias com a Receita Federal, Ministério Público, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As empresas responsáveis pelas fraudes foram autuadas e multadas no valor mínimo de 5 mil reais, com acréscimo de 400% sobre o valor da mercadoria fiscalizada. O valor máximo da multa permitida por lei é de 540 mil reais.

Os produtos apreendidos estão proibidos para consumo humano, mas permite-se a reciclagem industrial, principalmente na produção de sabão.

Cuidado na compra Fátima Parizzi aponta as duas principais irregularidades na comercialização do produto: a mistura do azeite de oliva com outros óleo e a tentativa de iludir o consumidor pelo rótulo.

“O consumidor precisa estar atento e não se deixar enganar pelas embalagens bonitas, com ilustrações de azeitona ou com referências à Portugal e Espanha”, explicou a coordenadora do MAPA. “Outro ponto muito importante é o preço. O consumidor deve desconfiar da unidade de 500ml vendida a menos de R$ 10,00", destacou.

É preciso observar também, e com bastante atenção, as informações descritas no rótulo para conferir a composição e os ingredientes. Para que o produto seja considerado “azeite de oliva virgem”, ou “extravirgem”, não é permitida a presença de óleos vegetais refinados, de outros ingredientes e aromas ou sabores de qualquer natureza.

No caso de azeite de oliva refinado, o rótulo mencionará obrigatoriamente que é do 'tipo único'.

Brasileiro consome cada vez mais azeite de oliva Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o maior importador mundial com 60 mil toneladas em 2017. As oliveiras cultivadas em propriedades rurais no Rio Grande do Sul, São Paulo e região Sul de Minas Gerais produzem menos de 1% do total consumido no País. O consumo per capita brasileiro hoje é de 0,35 litro.

Marcas aprovadas: Alianza Andorinha Andorinha Tipo Único Báltico Beirão Belo Porto Bom Dia Borges Borges Clássico Borges Tipo Único Carbonell Carrefour Castelo Coccinero Coimbra D'Aguirre De Cecco Dia % Dia % Tipo Único DOP Sardegna EA Felippo Berio Fiord’Olio Fonte Mouro Gallo Gallo Tipo Único Great Value Herdade do Esporão L’Olio de Cecco La Española La Violetera Le Terrazze Maria Monde Monini Monte Santo Adrião Nova Oliva Olitalia Oleificio del Golf Olivas do Sul O-Live Oliveira da Serra Classico Paganini Grezzo Naturale Pala D´Oro Rafael Salgado Rahma RAR Renata Romulo Sanmarco Serrata TAEQ Terra De Camões Terra de Camões Tipo Único Terrano Terrano Tipo Único Verde Louro Verdeal Verdemar Vilamoura Y Barra

Marcas reprovadas  Aldeia da Serra Andaluzia Anna Barcelona Casablanca Castelo Real Chef Ávilo Clássico Conde de Torres Do Chefe Dom Cabral Dom Gameiro Donana Premium Don Léon Faisão Real Faisão Real Gourmet Fátima Figueira da Foz Imperatore Lisboa Lisboa Premium Lisboa Tipo Único Malaguenza Mariza O Vira Olivenza Paschoeto Pazze Porto Galo Porto Valência Pramesa Quinta D’Aldeia Quinta da Boa Vista Quinta do Cais Quinta do Fijô Restelo Rioliva San Domingos Santa Isabel Serra de Montejunto Temperatta Tordesilhas Torezani Premium Torres de Mondego Tradição Vale Fértil Vila Verona  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: