Bahia é terceiro estado que mais indeniza mortes no trânsito

Levantamento é realizado pela seguradora Líder-DPVAT

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2018 às 18:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

A Bahia é o terceiro estado que mais indeniza mortes de trânsito no país. Com 1.367 indenizações DPVAT pagas de janeiro a junho deste ano, o estado só fica atrás de São Paulo e Minas Gerais, com 2.739 e 2.159 ressarcimentos pagos, respectivamente. A Bahia é responsável por 7,05% do número de indenizações emitidas no Brasil no período, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (23) pela seguradora Líder-DPVAT. 

O número dos primeiros seis meses deste ano no estado sofreu um aumento de 0,66%, ante as 1.358 indenizações do mesmo período do ano passado. No Nordeste, a Bahia é campeã e foi responsável por 22,15% do número emitido na região. 

Apesar de não realizar levantamento sobre causas de acidentes, a seguradora Líder-DPVAT acredita que o alto número de acidentes e indenizações no Nordeste se devem ao desrespeito às leis de trânsito. “Embora a frota do Nordeste seja a terceira maior do país, é uma região com muito acidente. É impactada, principalmente, pelos acidentes com motocicletas e falta dos devidos equipamentos de segurança. Hoje, a motocicleta é a responsável pela maior parte das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT a vítimas de acidentes. A região Nordeste lidera o ranking”, explicou o superintendente de operações da Seguradora. 

“De acordo com uma Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, as causas mais comuns são a desatenção dos condutores e o desrespeito à legislação, como a falta do uso dos equipamentos de segurança, o consumo de álcool e a velocidade acima do permitido.  É preciso investir cada vez mais em conscientização e prevenção; melhor formação de motoristas; e mais fiscalização em todos os estados do Brasil”, defendeu.

Na contramão das indenizações por morte, uma redução de mais de 15% foi registrada nas emissões de recompensas por invalidez permanente. Foram 5.312 no primeiro semestre deste ano, contra 6.261 no mesmo período em 2017. 

No número de despesas médicas, a Bahia também é a campeã em indenizações pagas, com 1.746 no primeiro semestre. O número é 26,59% do registrado em todo o Nordeste e 5,59% do Brasil. Neste ano, o estado registrou aumento de 9,13% nesse tipo de indenização.

Acidentes no Brasil Nacionalmente, foram 169.018 indenizações pagas às vítimas de acidentes de trânsito durante o primeiro semestre deste ano. Houve uma redução de 12% em comparação ao mesmo período de 2017. A maioria das indenizações foram para casos de invalidez permanente, com 70% do total, 118.383, 18% a menos do que no ano passado. 

Mesmo estando em terceiro lugar na lista de frota nacional de veículos, a maior concentração das indenizações pagas ficou no Nordeste, com 31% delas. Os acidentes fatais na região ocorreram em 67% dos casos com motocicletas e em 23% das indenizações o acidente ocorreu entre 17h e 19h59. 

Os motoristas são os que mais morrem em acidentes, representando 54% das indenizações pagas por morte e 59% em acidentes com sequelas permanentes. Os pedestres aparecem em segundo lugar tanto em indenizações por mortes, 28% como nos acidentes por invalidez permanente, 27%.