Bahia e Vitória querem pay-per-view na Copa do Nordeste de 2019

Novo modelo é a principal reclamação dos grandes clubes da região à Liga do Nordeste

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2018 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Lucas Figueiredo / CBF

Em meio à indefinição em que entrou a Copa do Nordeste após o fim do canal Esporte Interativo, os seis grandes clubes da região que disputam o torneio querem negociar um pacote de pay-per-view para o regional, com jogos transmitidos já a partir da edição 2019.

O pay-per-view, que será oferecido à TV Globo, única emissora que opera o serviço no Brasil, seria uma alternativa para que todos os jogos do Nordestão tenham transmissão, o que antes acontecia no Esporte Interativo, na TV por assinatura. Detentor dos direitos na TV aberta, o SBT não exibirá todos as partidas.

“Essa foi uma decisão tomada no último encontro da Liga (do Nordeste). Decidimos formar uma comissão de quatro presidentes de clubes para conversar com a Globo. A chance de fechar existe, sim, porque a emissora também sinalizou previamente que gostaria. Os dois lados estão interessados”, explicou Raimundo Pinheiro, vice-presidente do Ceará.

>> Bahia e Vitória conhecem adversários da Copa do Nordeste 2019>> Bahia tem até novembro para decidir se disputa a Copa do Nordeste>> Copa do Nordeste 2019 é sorteada, mas calendário segue indefinido>> 'Não estamos acomodados', diz Bellintani sobre críticas à Copa do Nordeste>> Bahia entrega ofício e deixa em dúvida participação na Copa do Nordeste

Bahia, Vitória, Ceará e Fortaleza são os mais interessados na assinatura, já que podem "engordar" o pacote de pay-per-view já vendido atualmente, em que recebem pela transmissão do Brasileiro. Os três primeiros estão na Série A e o outro é líder da Série B. A expectativa é ter uma atração durante todo o ano, e assim aumentar o número de assinantes – base de cálculo para a partilha da arrecadação.

Já houve reuniões entre os clubes e a Globo, assim como entre a emissora e o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela. “A gente vai negociar com a Globo, sim, para a janela do pay-per-view. Vamos ver se eles têm interesse nesse produto já para o ano que vem”, afirmou Portela.

A negociação do pay-per-view está no centro das reclamações dos grandes clubes em relação à Copa do Nordeste, especialmente Bahia e Vitória. O tricolor, inclusive, entregou um ofício à CBF pedindo para decidir apenas em dezembro se disputará o regional. Segundo o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, o prazo acaba em novembro.

“Estamos brigando por isso, buscando um mercado alternativo. No formato atual vamos ter TV aberta, que não vai contemplar todos os jogos. Imagine o Vitória enfrentando o CSA, um grande jogo, sem o torcedor poder acompanhar. A TV aberta não tem espaço para tudo na grade. Isso se resolve com o pay-per-view. Acredito que seja possível já na próxima edição”, afirmou Ricardo David, presidente do Vitória.

*O repórter viajou a Maceió a convite da Liga do Nordeste.