Bahia goleia Vitória por 4x1 com autoridade na Fonte Nova

Tricolor demonstra superioridade desde o início, deixa zona de rebaixamento e chega a nove clássicos sem perder

  • Foto do(a) author(a) Fábio Vasconcelos
  • Fábio Vasconcelos

Publicado em 22 de julho de 2018 às 17:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

A torcida tricolor deixou a chateação com o time de lado durante 90 minutos na Fonte Nova e viu um triunfo maiúsculo do Esquadrão no Ba-Vi deste domingo (22). O time comandado por Enderson Moreira, apesar do susto nos primeiros segundos do clássico, após falha de Tiago, tomou as rédeas do jogo desde o início e goleou o Vitória por 4x1, com gols de Zé Rafael, Vinícius, Tiago e Gilberto. Lucas diminuiu para o rubro-negro.

Com o resultado, o Bahia volta a vencer após cinco jogos e salta da 17ª para a 13ª posição no Campeonato Brasileiro com 16 pontos, além de aumentar a invencibilidade no clássico para nove jogos. O Leão foi ultrapassado pelo rival e caiu para o 16º lugar na tabela, com 15 pontos.

O tricolor tomou um susto assim que a bola rolou. Neílton apertou Tiago na entrada e a bola sobrou limpa para Walter Bou, que perdeu de cara. Mas foi só um susto. Depois daí o Esquadrão foi absoluto na partida e começou a construir a goleada.

Logo aos 12 minutos, uma pintura de Zé Rafael na Fonte Nova. Mas a jogada começou com Léo, que passou por dois e deu um passe açucarado para o camisa 10. O meia bateu de chapa sobre o goleiro Elias, que estava um pouco adiantado e não evitou o golaço do Bahia.

A torcida tricolor ainda estava comemorando o primeiro gol quando Zé Rafael entrou driblando na área rubro-negra. Luan tentou evitar e não conseguiu, mas Fillipe Soutto deu um esbarrão no atacante. O árbitro não hesitou e assinalou a penalidade máxima. Vinícius foi para a cobrança e bateu com força no canto direito de Elias, que fez a defesa parcial. Porém, o próprio Vinícius pegou o rebote e só empurrou para ampliar: 2x0.

A vitória no intervalo deu tranquilidade ao time de Enderson Moreira, que administrou o placar construído na etapa inicial. Na volta para o segundo tempo, o Leão tentou impor um ritmo mais forte para recuperar o placar adverso. O time de Vagner Mancini até estava melhor na partida quando tomou uma ducha de água gelada. Aos 20, após cobrança de falta, a zaga do Vitória afastou e saía para fazer a linha de impedimento, mas Gregore ajeitou de cabeça e Tiago, em posição legal, mandou no cantinho do gol de Elias para virar goleada: 3x0.

Um minuto depois, Gilberto aproveitou cruzamento de Zé Rafael da esquerda e mandou para o fundo das redes. Lucas, que substituiu Jeferson no segundo tempo, ainda diminuiu de cabeça, mas foi pouco para impedir a festa tricolor na Fonte Nova. O Vitória ainda teve o lateral esquerdo Bryan e o técnico Vagner Mancini expulsos.