Baianos curtem nova praça em homenagem ao bloco Camaleão

Visitantes já fazem fotos com a patinha símbolo do bloco

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 19:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr/CORREIO

Quem passa pela Adhemar de Barros, desde esta segunda-feira (25), pode notar que o local ganhou um monumento inusitado e que tem atraído a atenção de muita gente. O local ganhou uma nova praça em homenagem ao bloco Camaleão, um dos mais tradicionais de Salvador.

A Praça Camaleão foi inaugurada nesta segunda e emocionou o empresário Tinho Albuquerque, 62, sócio fundador do bloco. “Foi uma emoção imensa. Ver um símbolo que começou como uma brincadeira e se tornou uma paixão nacional representado lá foi maravilhoso”, contou.A praça tem 720,29 m² de área construída e 1.321 m² de área verde projetada, e foi entregue pelo prefeito ACM Neto, com a presença dos sócios fundadores do bloco e do cantor Bell Marques, que também aproveitou para fazer seu registro ao lado da patinha mais famosa da cidade.

 

A escolha do local para a construção da praça tem um motivo. É exatamente ali que, desde o primeiro ano de desfile do bloco, em1979, o Camaleão estaciona seu trio. “Os amigos que fundaram o bloco moravam naquela região. Começamos ali e a vizinhança sempre participou, desde o começo. Adotar essa praça é uma forma de devolver um pouco para comunidade do que ela nos proporcionou", disse Tinho.  

Aprovado O CORREIO foi à nova praça no dia seguinte à inauguração e constatou que o monumento fez sucesso com alguns baianos.

O vendedor ambulante Isael Assis, 69, que há 12 anos estaciona seu carrinho de cachorro quente em frente ao local, adorou a novidade. “Deu uma beleza para a Adhemar de Barros, um visual. Ficou bonito. Sinto que essa praça agora também é minha. Se vierem quebrar aqui, eu vou brigar”, brincou.

Colega de Isael, a ambulante Adriana Bispo, 44, acha que a praça vai ajudar a trazer mais movimento para a região. “Veio bastante gente tirar foto no monumento durante o dia. Toda hora aparece alguém”, disse.

O educador físico Uanderson Santos, 29, foi uma dessas pessoas que fez questão de garantir uma foto ao lado da patinha gigante. Folião de carteirinha, o baiano conta que acompanha o bloco há 10 anos.“Saio sempre, geralmente na pipoca, mas esse ano já comprei o bloco. Vi as fotos da praça na internet e resolvi vir conhecer”, falou o fã.  Foto: Betto Jr/CORREIO Carnaval 2019 Este ano, o Camaleão comemora o aniversário de 30 anos da parceria com o cantor Bell Marques  “É com certeza a parceria mais duradoura entre um bloco e um artista. E Bell é um dos principais motivos do bloco se tornar tão forte”, analisou o sócio fundador.    Foto: Betto Jr/CORREIO Em 2019, o bloco desfilará em três dias no Circuito Dodô (Barra-Ondina), cada um com cerca de 3.500 associados. Além da galera que comprou o abadá, o bloco espera contar, ainda, com um número grande de foliões na pipoca, que curtem o desfile fora das cordas. “É um bloco da cidade. Que arrasta uma multidão. Pelo percurso são muitas mensagens, faixas, cartazes”, destacou Albuquerque. 

Os abadás para desfilar com o bloco, inclusive, já estão acabando. A camisa para o desfile de domingo (3) já está esgotada, enquanto na segunda (4) e terça feira (5) restam poucas unidades. O bloco é vendido a partir de R$ 890,00 

* Com supervisão da subeditora Fernanda Varela