Baianos e turistas vão à Igreja São Lázaro na primeira segunda do ano

A data especial também atraiu à igreja artistas famosos, como Regina Casé, Ingrid Guimarães e Humberto Carrão

Publicado em 2 de janeiro de 2023 às 12:31

. Crédito: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO

Se o fim de um ano é motivo para agradecer, o início de outro é razão para pedir. Por isso, diversos fiéis compareceram à Igreja São Lázaro e São Roque, no bairro da Federação, em Salvador, durante esta segunda-feira (2), a primeira de 2023. A missa das 9h — e a segunda do dia — deixou o local lotado de pessoas vestidas de branco. 

Antes de entrar no santuário, dava pra tomar um banho de folhas ou de pipoca. E foi o que fez o servidor público Luis Fernando Gomes, de 59 anos. “Eu tô um pouco debilitado da perna e me apeguei a São Roque e São Lázaro”, contou o devoto. “[Neste ano] Eu espero só paz, saúde e amor ao próximo, que a gente tá precisando”, acrescentou ele.

De acordo com a baiana de acarajé Siana da Silva, a cura de doenças, associada aos dois santos católicos, é obtida não só graças à fé mas também ao pensamento positivo. “Se você vier com pensamento negativo, não adianta, que nada dá certo. Você tem que vir com a fé mesmo e imaginar que o que você vai passar no seu corpo vai lhe curar”, explicou Siana, que sente prazer no que faz. “Eu, dando saúde às pessoas, [isso] tá me dando também”, acredita a baiana. 

Para alguns devotos, ainda foi momento de expressar gratidão. “Tô aqui mesmo para agradecer a bênção [de começar mais um ano]. Que seja um ano de paz e prosperidade pra nós”, falou a aposentada Lúcia dos Reis, 62, que tinha ido à Igreja São Roque e São Lázaro acompanhada pelo bisneto, em seu colo, e pelas duas filhas.

Já Ana Cristina Lobo, 53, 'deu um pulo' na igreja sozinha, antes do trabalho. Lá, trocou a farda, preta, por roupas claras e foi agradecer o tratamento de sua irmã, que se recupera de um câncer de mama, e o descarte da suspeita de que ela também estivesse com a doença. 

Ana Cristina relembrou que, há um ano, embora fragilizada, após ter passado por triagem no hospital, não deixou de ir ao santuário na mesma ocasião. “A casa toda foi pro fundo do poço. Mas todo mundo aqui [me] segurou firme, e hoje é só o acompanhamento [o que eu tenho que fazer], e minha irmã só tá na hemoterapia”, compartilhou a devota, contente. 

Celebração atrai turistas e famosos 

Paulista, o cabeleireiro Paulo Leite, 55, vem sempre a Salvador e, há quase uma década, participa das missas em São Lázaro na primeira segunda-feira. O momento é tão comovente para o turista que, combinado com sua timidez, o fez ser sucinto nas palavras. “Eu tô muito emocionado”, resumiu Paulo. 

A data especial também atraiu à igreja artistas famosos, como Regina Casé, Ingrid Guimarães e Humberto Carrão. De visita à capital baiana, o ator global está esperançoso por um ano melhor. “[Espero] Que seja um ano de saúde e de renovação do espírito e da alegria desse povo [brasileiro], que eu acho que é o que tá acontecendo”, declarou Carrão. 

Missas vão até a noite 

Quem não pôde ir às missas pela manhã, ainda têm três oportunidades: às 14h30, 16h e 18h. Espera-se que até 5 mil pessoas visitem o local ao longo do dia.

Segundo o padre Adão Mazur, apesar de as celebrações na igreja serem totalmente católicas, a ampla participação se deve à relação que guardam com o candomblé. “Essa participação tem ligação com os orixás Omolu e Obaluaê, que são identificados, respectivamente, com São Lázaro e São Roque pelos adeptos de candomblé”, afirmou o sacerdote. 

Na segunda passada (26), a última de 2022, também houve programação extensa de missas. Em geral, a última segunda-feira do ano é destinada a agradecer, e a primeira, a pedir bênçãos e proteção. “Na primeira segunda, [as pessoas vêm] para pedir a bênção de Deus e a proteção dos padroeiros São Lázaro e São Roque, já que eles são os protetores das doenças de pele”, justificou Mazur. 

Ainda assim, para o padre, “o ano que iniciamos depende de nós. Se a gente olhar para Deus e o evangelho e, se colocar, sobretudo, o mandamento de amor, sendo mensageiro da paz, o nosso ano vai ser mais feliz, apesar das dificuldades”, defende ele.