Baianos estão desinformados sobre coleta seletiva

Informação consta de pesquisa feita pelo Ibope a sob encomenda da cervejaria Ambev

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 24 de junho de 2018 às 05:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: Dênio Simões / Agência Brasília)

O designer gráfico Antônio Victor da Silva, 21 anos, tem consciência de que o descarte indevido dos resíduos afeta diretamente o meio ambiente e que a reciclagem representa uma alternativa para o lixo que produz diariamente, na casa onde mora, em Paripe. Ele não está, portanto, entre os 57% dos baianos que sabem pouco ou nada a respeito da coleta seletiva, segundo aponta pesquisa divulgada neste mês pelo Ibope Inteligência. O estudo foi encomendado pela cervejaria Ambev.

“Sei que a coleta serve para separar cada tipo de material, mas confesso que não a realizo”, admite Antônio. A pesquisa constata, justamente, que o baiano sabe da importância da reciclagem para o meio ambiente e acredita que ela seja uma prática correta, mas que mesmo assim a coleta seletiva ainda não virou rotina.

Os dados mostram que para 94% dos entrevistados, a reciclagem é importante para o futuro do planeta e 95% concordam que o jeito correto de descartar os resíduos é separando cada um em um saquinho. Por outro lado, 81% não separam os materiais recicláveis individualmente nos lixos que geram em casa, e, destes, 54% não separam sequer o lixo orgânico (como restos de alimentos) do inorgânico.

“Só com um trabalho em conjunto entre todos nós, cidadãos, empresas, cooperativas e governos para revertemos esse cenário, e dar ao lixo o cuidado que ele deve ter”, afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

Recicláveis

Dos baianos entrevistados, 52% dizem estar atentos na compra de produtos com embalagens que sejam recicláveis, mas apenas 1% das pessoas sabem que embalagens longa vida podem ser recicladas. O índice melhora quando se fala em plástico (75%), vidro (53%), papel (41%) e alumínio (38%), mas ainda está distante do ideal. Somente 43% afirmam saber que garrafas PET podem ser recicladas e 72% dizem saber pouco ou nada sobre garrafas de vidro retornável.

“Reduzir as embalagens ou dar destinação correta para as produzidas é uma das nossas principais preocupações. Por isso, temos buscado reduzir a quantidade de embalagens no mercado, focando nossos esforços em aumentar a quantidade de envases retornáveis e reciclados. Uma de nossas metas socioambientais é que, até 2025, 100% de nossos produtos estejam em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de material reciclado”, projeta Barolo.

Destinação

Segundo a pesquisa, 85% dos moradores da Bahia acreditam que aquilo que chama de “lixo” pode ter valor para outras pessoas e 61% discordam que os resíduos sólidos deixam de ser sua responsabilidade quando jogado fora, mas a cadeia envolvida nesse processo ainda parece ser um mistério para a maior parte da população.

Outro dado do estudo mostra que 55% afirmam não saber quem efetivamente recicla os materiais e os transforma em novos produtos no Brasil e 82% afirmam saber pouco ou nada sobre cooperativas de reciclagem.

Além disso, 68% acreditam que o lixo vá para aterro sanitário ou lixão, apesar de 43% discordarem que essa seja a destinação adequada.

Retornáveis

A Ambev informou que as máquinas da cervejaria que coletam garrafas de vidro retornáveis receberam 120 milhões de vasilhames desde o início de 2017 - 4,7 milhões de cascos na Bahia. Na avaliação da companhia, esses números indicam a mudança de comportamento do consumidor brasileiro, que já vê nessa opção o melhor custo benefício, por ser até 30% mais baratas.

Atualmente, a cervejaria conta com cerca de 900 máquinas em supermercados de todo o país. Até o final do ano, mais 250 equipamentos estarão disponíveis nas principais capitais do Brasil. Os consumidores podem encontrar o ponto de entrega mais próximo pelo site www.miniretornaveis.com.br.

“Queremos que a experiência de troca seja fácil e simples, para estimular ainda mais esse consumo sustentável”, afirma Oscar Sala, diretor de trade marketing da Ambev.