Baleias vindas da Antártida começam a chegar em Morro de São Paulo e Boipeba

Temporada aumenta movimento turístico: até novembro, cerca de 15 mil baleias devem passar pela costa da Bahia. Presença dos animais exige cuidados especiais dos condutores de barcos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2017 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Instituto Baleia Jubarte/Divulgação

Bastou chegar julho e já é possível notar a presença de baleias-jubarte nas águas de Caravelas, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, no Sul e Baixo Sul do estado, além de Praia do Forte, no Litoral Norte. Os mamíferos marinhos, que vêm da Antártida para o litoral brasileiro se reproduzir e acasalar, costumam fazer parte do cenário da costa da Bahia no inverno e primavera. Isso porque, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte, as águas são quentes e mais favoráveis à reprodução e amamentação de suas crias. O ritual da natureza acaba atraindo turistas à região.

Segundo a bióloga Márcia Engel, coordenadora do Projeto Baleia Jubarte, a expectativa é de que muitas baleias sejam avistadas nesta temporada. "Todos os que tiverem a oportunidade de conhecê-las de perto, através do turismo embarcado, vai ficar maravilhado. Parece estar ocorrendo uma mudança no período migratório desta espécie, que tem sido avistada mais cedo a cada ano", destaca.

Turismo

Segundo o publicitário William Wazlawik, proprietário da Agência Rota Tropical, especializada no passeio de observação de baleias, um grupo com 22 baleias foi visto na região na semana passada. Ele comentou que a presença das ilustres visitantes motiva a chegada de turistas, pesquisadores e biólogos, que procuram por operadoras que levam aos locais de observação.

“É importante lembrar que não existe uma garantia de encontrar baleias em todos os passeios, já que estamos no habitat natural delas. É como um safári. Mas historicamente temos 99% de sucesso em nossas saídas”, explica William.

Uma baleia, oito elefantes

Em média, os filhotes medem quatro metros e pesam 1,5 tonelada. Já os adultos, chegam a 16 metros de comprimento e até 40 toneladas - o que equivale ao peso de oito elefantes juntos. O tamanho e a beleza dos animais explica o interesse dos turistas, que podem ver acrobacias e saltos nos quais as baleias chegam a expor até dois terços do corpo, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte.

Ainda conforme a instituição, estima-se que o número de baleias brasileiras, ou seja, as que se reproduzem em águas nacionais, gire em torno de 17 mil. Esta população, ainda segundo o instituto, se alimenta próximo à Antártida, nas ilhas de Sandwich e Geórgia do Sul. Até novembro, cerca de 15 mil desses animais devem visitar a costa da Bahia.

Cuidados

Entretanto, quem lida diariamente com o mar deve adotar medidas para a prevenção dos bichos. É o que explica Edson Caporazzo, secretário municipal do Turismo do município de Cairu, onde fica Morro de São Paulo. “É preciso seguir algumas regras de respeito aos animais, tais como: não deixar o barco se aproximar a menos de 100 metros das baleias; desligar as hélices do barco durante o período de observação; não permanecer mais de 30 minutos próximo às baleias e respeitar o limite de velocidade”, orienta.

O secretário também afirma que os passeios devem ser feitos apenas através de operadoras capacitadas em lidar com a espécie marinha. Ele acrescenta que as embarcações devem ter sempre um biólogo a bordo que, além de coletar informações para pesquisas, ajuda a orientar os turistas e tripulantes.

Em Morro de São Paulo, o passeio para observação de baleias sai às terças, quintas e sábados, a partir das 9h, com retorno às 13h. Antes da saída para o mar, os biólogos do Instituto Baleia Jubarte realizam uma palestra gratuita, aberta também para a população, no Clube Sororoca, localizado na Primeira Praia.