Bellintani projeta Bahia forte no Nordestão 2020 e cutuca Vitória

Presidente tricolor alfinetou o número de conquistas do rival no torneio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2019 às 20:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Presidente do Bahia, Guilherme Bellintani marcou presença na cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2020, na noite desta quinta-feira (26), em um hotel de Aracaju, em Sergipe. Durante o evento, o dirigente comemorou a participação do clube em mais uma edição do torneio e prometeu o Esquadrão forte na competição. Este ano, o Bahia foi eliminado ainda na primeira fase.

"O Bahia vem forte. Fizemos uma Copa do Nordeste ruim este ano, muito prejudicado pelo calendário do time no primeiro semestre. Outro dia eu contabilizei que fiz 31 decolagens em 28 dias em fevereiro. A gente sofreu, mas aprendemos e estamos estruturando um time B forte para usar principalmente no estadual e dar ao time principal um descanso para fazer uma Copa do Nordeste mais forte. Acho que em 2020 a Copa do Nordeste vem forte e da parte da torcida a empolgação é plena", afirmou Bellintani.

O dirigente tricolor aproveitou ainda para cutucar o rival Vitória. Ao falar sobre os títulos que o Leão tem na Copa do Nordeste, Bellintani afirmou que não considera o rubro-negro o maior vencedor da competição. Ao todo o Vitória é dono de quatro títulos do torneio (1997, 1999, 2003 e 2010). O Bahia soma três (2001, 2002 e 2017). 

"A gente não conta muito isso não, são umas mini copas que eles contam, né? Eu entendo, tem que juntar um título aqui ou ali", provocou Bellintani, referindo-se ao fato de as equipes terem disputado a edição de 2010 com times reservas e a de 2003 ter sido realizada sem a participação da maioria dos principais clubes da região, caso do Bahia, do trio de Pernambuco e do Fortaleza.

Por outro lado, o Vitória se proclama pentacampeão, porque inclui na conta o título do torneio José Américo de Almeida Filho, realizado em 1976. Este não é considerado pela CBF como equivalente à Copa do Nordeste. Na contagem oficial da confederação, o Leão tem quatro troféus do Nordestão.

Alexi Portela representa o Vitória Ex-presidente do Vitória e da Liga do Nordeste e conselheiro nato do clube, Alexi Portela Júnior representou o Leão durante o sorteio já que Paulo Carneiro não compareceu à cerimônia. Portela elogiou a organização da Copa do Nordeste e lembrou dos ganhos que os clubes da região têm com a competição.  

"Hoje temos uma crise no país e, a cada ano, a receita da Copa do Nordeste aumenta, nunca reduzimos o valor para os clubes. Isso mostra a importância que nós damos ao povo nordestino", disse Portela. 

"Se você somar as Séries A e B, o Nordeste está igual a São Paulo. A mesma quantidade de clubes disputando as duas divisões. Isso mostra o quanto é importante essa receita para os clubes", continuou.

São Paulo tem 10 times nas duas principais divisões nacionais, sendo quatro na A e seis na B. A conta de Alexi Portela iguala o Nordeste porque considera não só os quatro da atual Série A e três da B, como inclui os três nordestinos já promovidos da Série C - Náutico, Sampaio Corrêa e Confiança. No entanto, os rebaixamentos poderão alterar o cenário.