Bepantol e Hipoglós são bons hidratantes? Especialistas respondem

bazar
20.11.2018, 16:40:00
Atualizado: 20.11.2018, 17:51:59
(Foto: Divulgação/Shutterstock)

Bepantol e Hipoglós são bons hidratantes? Especialistas respondem

Dermatologistas falam sobre os usos incomuns de pomadas e cremes para a pele

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Há algum tempo, blogueiras têm exposto nas redes sociais o uso de cremes e pomadas que são originalmente feitos para tratar algum tipo de problema de saúde ou de pele como produtos de beleza. Os campeões desses usos incomuns são os cremes contra assadura Hipoglós e Bepantol. Mas será que eles têm mesmo função estética como se pensa? 

Foto: Divulgação/Shutterstock

Foto: Divulgação/Shutterstock

A dermatologista Renata Sitonio conta que é até possível fazer esse tipo de uso, mas é importante saber que tais produtos não funcionam como os cosméticos feitos exclusivamente para cuidados estéticos.

“O que se espera de um produto com funções estéticas, de rejuvenescimento e prevenção de rugas é que ele penetre na pele e atue evitando a perda do colágeno e levando ao espessamento da pele que vai se tornando fina com o tempo,  e as pomadas em questão não têm essa função”, adianta.

No entanto, ela ressalta que elas podem, sim, participar dos cuidados estéticos, mas não devem ser os únicos produtos utilizados.

A jornalista Pamela Simplício é uma dessas pessoas que usam o Bepantol como hidratante. Ela conta que conheceu a pomada há cerca de seis anos, quando a usou para facilitar a cicatrização de uma tatuagem. Depois disso, pesquisou e leu em blogs outros possíveis usos. “Vejo muita gente dando dicas como usar na sobrancelha para acelerar o crescimento dos fios e na olheira para reduzir”, relata. 

Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

O mais comum para ela é passar como hidratante. “Uso Bepantol para hidratar lábios, geralmente para dormir e coloco na olheira também, mas não percebo clarear. Mas hidrata e, se tiver inchaço, alivia”, afirma.

A justificativa para isso vem da fórmula. De acordo com Renata, o Bepantol tem em sua base o Dexpantenol ou Pró-Vitamina B5, um hidratante potente que restaura a barreira natural da pele. 

“Seu uso está indicado para cicatrização de ferimentos leves como assaduras, queimaduras, arranhões, inflamações nos cantos da boca, as chamadas quelites, e ainda para a rachadura dos lábios que ficam ressecados”, diz. 

Aproveitando o poder hidratante da fórmula, o laboratório responsável pelo Bepantol lançou a linha Derma, que tem versão líquida, indicada para hidratar os cabelos, e um regenerador labial, voltado especificamente para a pele dos lábios.

Outro queridinho das blogueira é o Hipoglós, pomada usada contra assaduras, principalmente nos bebês. Entres as muitas supostas novas funções estão clareamento da pele e proteção solar. A dermatologista Marilia Acioli conta que quem faz isso não está completamente errado. “Hipoglós é um protetor solar físico, tanto que muitos surfistas usam”, lembra. Ela explica que não é exatamente pelos componentes químicos do medicamento, mas porque é tão espesso e gorduroso que cria uma barreira contra os raios do sol, além de não sair facilmente na água. 

Segundo Renata, o Hipoglós também garante características hidratantes. “É rico em óleos, além de Retinol e Óxido de Zinco, que são substâncias que formam uma camada protetora evitando, por exemplo, o contato da pele do bebê com fezes e urina. Além disso, promove a hidratação através do colecalciferol da fórmula (vitamina D)”, pontua.

Foto: Divulgação/Shutterstock

Foto: Divulgação/Shutterstock

Outra “indicação” incomum do creme é para quem tem manchas escuras entre as pernas por causa do contato. Marilia diz que esse uso é bem mais próximo da finalidade do produto. “É por isso que eles são usados em bebês”, diz.

“Esse escurecimento de perna é atrito, comum em pessoas com pernas mais grossas. O creme diminui o atrito e hidrata”, comenta. Segundo a dermatologista, apesar da possibilidade, existem hidratantes menos viscosos que cumprem o mesmo papel. E defende: “A chance de fazer a obstrução de poro é menor”. 

Cuidados

Não é por serem medicamentos que essas pomadas fazem bem em qualquer lugar do corpo. Nisso as duas profissionais concordam. “A pele não é a mesma em todo lugar”, lembra Marilia. A médica diz que o medicamento, mesmo que tenha propriedades hidratantes, pode fazer mal quando usado em determinadas regiões. Renata explica: “O Bepantol, por exemplo, não estimula a produção de colágeno, portanto não tem função estética. Em jovens pode, inclusive, causar acne”. Como são ricos em óleo, o uso excessivo e frequente pode obstruir os poros e causar lesões na pele. “Com isso, é importante retirar o produto de manhã com um sabonete adequado para o seu tipo de pele e aplicar filtro solar em seguida”, aponta. “Recomendo só usar se a pele estiver realmente seca e madura”, adverte a profissional.

De acordo com Marilia, é importante também tomar cuidado com a área dos olhos. “A pomada não deve entrar em contato com a mucosa, pode ocasionar uma conjuntivite”, reflete. 

Ineficaz

Também entre os remédios que são usados fora de sua função primordial estão os cremes vaginais. No entanto, ambas profissionais são assertivas quanto à eficácia desses produtos na pele: “Não funcionam”. De acordo com Renata, é mito a história de que cremes vaginais são indicados para tratar acnes, por exemplo, função comumente atribuída ao medicamento.


Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Marilia comenta que a base pode não ter absorção igual na pele, já que a mucosa vaginal, região indicada para tais cremes, é completamente diferente da pele. “Não serve e pode até prejudicar. Se tiver um corticoide, por exemplo, no creme vaginal, pode piorar o problema de pele. Logo, é totalmente contraindicado”, alerta.

Sem misturebas

As profissionais alertam também para o risco de misturas caseiras com os produtos. “Algumas blogueiras indicam receitas com algumas dessas pomadas”, comenta Pamela. Marilia conta que esse tipo de “receita milagrosa” pode causar danos à área do corpo aplicada por mexer com a formulação original do produto. “Para fazer efeito, ela precisa estar no veículo ideal, na concentração e no pH adequado, se você modifica isso, muda a substância, sua absorção, e pode acabar perdendo o sentido”, diz. “Não dá para ficar brincando de Professor Pardal”, brinca, lembrando o cientista personagem de Walt Disney.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais