Brown leva Camarote Andante à Barra e arrasta pipoca no Circuito Dodô

No 38º Carnaval, Brown leva Mukindala para avenida e faz homenagem à Tropicália e a Gilberto Gil

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 25 de fevereiro de 2017 às 23:15

- Atualizado há um ano

(Foto: Max Haack/Ag. Haack)Do alto, o Cacique regeu a tribo. Preparar, apontar. Corre! Direita. Esquerda. Um empurrão aqui, outro ali. Aperta aqui na frente. Era o Camarote Andante de Carlinhos Brown, que aparecia no Circuito Dodô (Barra-Ondina) pela primeira vez neste Carnaval.

Acompanhe em tempo real o que está acontecendo no Carnaval

Por volta das 21h10 deste sábado (25), Brown deu o comando - de uma forma diferente. “Hoje, eu subo no camarote e faço todo o circuito em cima, porque o Carnaval democrático é uma realidade.  Eu, que tenho um bloco, sempre lutei para que houvesse blocos com cordas e sem cordas. Que bom que virou moda, mas tomei muita porta na cara antes disso, perdi muito patrocínio”, contou  Brown ao CORREIO.

O trio já estava pronto, mas o desfile dos blocos anteriores atrasou o começo do Camarote Andante em 40 minutos. Mesmo assim, Brown - todo vestido de preto, num look do estilista Ismael Soudam - já preparava a multidão. Começou cantando O Sino da Igrejinha e alertando o povo: quem não tem resistência diga logo. 

Mukindala estreante Com Paula Sanffer e Rafa Chagas, da Mukindala, Brown revisitou seu repertório e comemorou 38 anos de Carnaval de Salvador - e, como ele mesmo fez questão de dizer, "sem sair da Bahia". "As pessoas vão sentir o ritmo vindo do percussionista do axé e não do intérprete. (Vão) ver como essa amálgama se construiu e você vê esse resultado nas pessoas", disse. 

Acompanhe tudo o que está acontecendo no Carnaval

Veja programação completa dos bairros e circuitos

Além de musicas autorais, como Maria Caipirinha, cantou sucessos de nomes como Tim Maia e Margareth Menezes. Na frente do camarote Expresso 2222, seu trio exibia fotos dos cantores da Tropicália. Era sua homenagem ao Tropicalismo, que ainda cantou Os Mais Doces Bárbaros, de Caetano, em homenagem a Gilberto Gil.

A cabeleira Áurea Lopes, 55 anos, foi uma das que seguiu com o camarote de Brown. Foi sozinha ao circuito para curtir o cantor. "Eu não desanimo com ele. Ele é o único que me tira de casa e me tira do chão", derreteu-se.

Felizes com a estreia da Mukindala na folia, Paula e Rafa prometiam "merengue e alegria". "Eu creio mesmo num carnaval de paz, de muita tranquilidade. Carlinhos e nós do Mukindala, a gente vai ter essa energia positiva, esse respeito um com o outro, com o pipoqueiro e tudo mais", disse Rafa. "Participar com o Cacique desse camarote andante é muito surreal, é muita felicidade", completou Paula.