Capital da Alemanha é permeada por contrastes históricos e visuais

Passado, presente e futuro fervilham juntos em Berlim fazendo da cidade um dos destinos mais atraentes da Europa

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 30 de julho de 2018 às 14:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Tudo se mistura em Berlim, uma capital multicultural, com muita história, mas, ao mesmo tempo, intensamente moderna. É uma cidade fácil de caminhar e surpreendentemente silenciosa para o seu tamanho -  e em muitos pontos vazia.  Na Primavera e no Verão, os cafés colocam suas cadeiras do lado de fora e as pessoas vão às ruas para aproveitar as manhãs e as tardes. Domingo é dia de ir ao parque. Em muitos deles, os alemães aproveitam para fazer um churrasquinho,  estender a toalha e, sim, tomar um sol. A bicicleta é um meio de transporte praticamente onipresente - fique ligado na hora de atravessar a rua. O Portão de Brandenburgo é um dos cartões-postaís mais famosos da cidade: perto do parlamento alemão O Portão de Brandenburgo é um dos cartões-postais mais famosos da cidade e fica em meio a vários prédios de governo que valem uma visita, como o Reichstag, o parlamento alemão. Em frente ao portão, é possível contratar um tour a pé com guias que oferecem seus serviços a partir de 5 euros. Também próximo fica o Tiergarten, o segundo maior parque da cidade. Além de muito verde, há cafés, um espaço cultural que recebe shows, a residência oficial da presidência, uma cervejaria a céu aberto ao lado de um lago... Muita coisa para se aproveitar em um dia de sol. O Checkpoint Charlie: onde funcionava a fronteira entre as duas cidades Como uma cicatriz, toda a cidade tem marcos indicando onde passava o Muro de Berlim, com alguns pedaços preservados. É uma lembrança perene. Os alemães fazem questão de relembrar sua história e, na capital, há vários pontos de reflexão sobre momentos da Segunda Guerra Mundial e da divisão do país durante a Guerra Fria. O Memorial do Holocausto, construído em lembrança aos judeus mortos pelos nazistas, é uma parada obrigatória. O monumento tem vários blocos espalhados por uma área de 19 mil metros quadrados para provocar reflexão no visitante. No subterrâneo, há uma exposição sobre a perseguição aos judeus, A Topografia do Terror, que fica na antiga sede da Gestapo, política política dos nazistas. Documentos, fotos e jornais da época recontam a ascensão do Terceiro Reich. O Checkpoint Charlie, local onde funcionava um posto militar que servia de fronteira entre as duas partes da cidade, é outro ponto importante.

No centro, a Alexanderplatz tem um visual árido, mas é dos locais mais práticos para turistas, com muitos centros de compras próximos e imensa facilidade de transporte. O local sempre está bastante movimentado. Aproveite se passar por lá e confira o relógio que mostra as horas em diversas cidades do mundo. Também nos arredores está a Torre de Televisão. Prédio mais alto da cidade, ela vai ser figura constante no seu horizonte, onde quer que você esteja. Dá para subir e ter uma vista do alto da capital alemã por a partir de 13 euros.  O Gendarmenmark é uma das areas mais legais de Berlim O Gendarmenmarkt é uma das áreas mais legais da cidade. Lá ficam a Catedral Francesa e a Alemã e a Concert House. Nos arredores, cafés e restaurantes. 

Arte

A Ilha de Museus reúne os cinco maiores museus de Berlim, o que facilita a vida de quem gosta de arte. Entre os destaques, o Neues Museum tem uma boa coleção do Egito antigo, incluindo o busto de Nefertiti (cujo nome signifi ca, literalmente, ‘A bonita chegou’), e a Alte Nationalgalerie chama atenção por sua arquitetura, inspirada na Acrópolis de Atena. Dá para comprar ingressos individuais ou um passe combinado para conhecer todos (18 euros, válido por um dia).  A Catedral de Berlim, um dos prédios mais bonitos da cidade, também fica próxima à ilha – ela é linda por dentro e por fora (7 euros para entrar). 

Não dá para ir a Berlim e não passar na East Side Gallery, onde parte do muro foi transformada em um grande painel para arte de rua de artistas de várias nacionalidades. Ao todo, é 1,3 km de muro pintado:  é considerada a maior galeria a céu aberto do mundo. O muro segue paralelo ao Rio Spree e há vários pontos para fazer uma pausa, tomar uma bebida ou apenas apreciar o dia.

Antigo bairro operário, Prenzlauer Berg  é uma área jovem, com muita personalidade e arte de rua: é um dos lugares da moda na cidade. Tem vários restaurantes e cafés bons, galerias e boates. Vale visitar o Kulturbrauerei, centro cultural construído no local de uma antiga fábrica de cerveja, e curtir o Pratergarten, biergarten mais antigo da cidade. Nos domingos, uma feirinha acontece no Mauerpark. Para quem quiser bater ponto de turista, o rango mais famoso da cidade é o kebab do Mustafa, em Kreuzberg. Você vai ficar de 2 a 3 horas em uma fila para comer um kebab bem servido, barato e gostoso. Se não estiver disposto a esperar, dispense a experiência hipster e não fique triste: kebab bom não é difícil de encontrar em Berlim. Aproveite!

*Colaborou para o BAZAR