Carnaval com cores e brilhos que não poluem

Para brincar com responsabilidade e sustentabilidade, aposte em produtos que embelezam sem poluir

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Gente é para brilhar, já dizia Caetano Veloso. O brilho é sobretudo importante no Carnaval, no entanto, brilhos e cores não precisam ser sinônimo de liberação de microplásticos ou de poluentes no meio ambiente. Preocupados com a contaminação provocada por pigmentos e purpurinas, algumas empresas brasileiras se especializaram em produzir adereços de festa sustentáveis, capazes de trazer beleza sem comprometer o meio ambiente.

Uma dessas empresas é a baiana Zim Color, responsável por fabricar um pigmento colorido usado em festas como o Banho de Mar à Fantasia, na Ladeira da Preguiça; e o Pó de Estrelas, que é uma purpurina mineral que se transforma em areia no meio ambiente.

De acordo com o idealizador do projeto, Pablo Arruti, desde a fundação da empresa, em 2013, a proposta era criar uma alternativa de entretenimento que fugisse do plástico. “Começamos a trabalhar com o pigmento em pó feito de amido de milho e corante alimentar, capaz de tingir sem agredir o meio ambiente”, conta.

Hoje, o Zim, nome que vem da redução do diminutivo de pó, pozinho, substitui com tranquilidade os confetes de papel e plástico nas mais variadas festas, inclusive nas festas infantis. “O material é biodegradável e só precisa varrer ou tomar banho para que ele saia”, completa Pablo.

Além do Zim, eles também fabricam o Pó de Estrelas, que é um glitter mineral feito com uma mica sintética, que não possui tantas arestas como a mica mineral e depois de um tempo vira areia. “Esse glitter não se bioacumula e não tem impacto ambiental”, afirma Pablo. Os produtos podem ser encontrados no site ( www.zimcolor.com), nas redes sociais e em lojas como a Le Biscuit. 

Maquiagem

Quem também apostou em maquiagem sustentável foram as sócias da Pura Bioglitter. Na verdade, a possibilidade de criar um bioglitter surgiu com Frances Sansão, em 2007. Na época, após uma conversa sobre os microplásticos com o irmão que é biólogo, ela decidiu produzir o glitter para consumo próprio, já que Frances é uma apaixonada pelo carnaval de rua carioca e não dispensa um bom brilho. Os amigos viram o produto e se interessaram. No ano seguinte ela estava comercializando nos bloquinhos do Rio de Janeiro. Em 2018, a produção alcançou 10 quilos para comercialização.

“Esse ano, a produção alcançou 50 quilos e não deu para quem quis”, conta uma das sócias da empresa, Luciana Duarte. “Nosso produto é feito à base de algas marinhas e mica produzidos no Brasil, além de ter um brilho lindo e cores exclusivas. Como o processo é artesanal, cada lote tem tons únicos!”, enfatiza Luciana. A Pura entrega para todo o Brasil (www.purabioglitter.com.br).

Teste

Embora os produtos sejam biodegradáveis, a orientação é que antes do uso as pessoas façam um teste para evitar possíveis sensibilidades ou alergias.

A dermatologista Andrea Botto afirma que é importante ficar atento à qualidade dos produtos e brilhos que são aplicados na pele . "Vermelhidão, edema, dermatite de contato e até mesmo queimaduras são alguns dos danos à epiderme causados por maquiagens de má qualidade", fala. "Antes da maquiagem específica para cada tipo de pele, é sempre bom usar um hidratante, ou um Primer, para suavizar poros", orienta.

Depois da festança, a limpeza da pele não deve ser esquecida. "A higiene da tez deve ser cuidadosa e de forma profunda, utilizando loção demaquilante, lenço umidecido ou sabonete apropriado. Os cílios não ficam de fora. Quando a limpeza é realizada de forma correta, os poros são desobstruídos, evita-se o envelhecimento precoce, aumento da oleosidade, cravos e espinhas. Mantendo todos esses cuidados, a folia acaba com a pele mais bonita e saudável”, ensina.  

 Confira algumas dicas da dermatologista Andrea Botto:

*  Aplique e reaplique o protetor solar;

*  Use chapéus;

* Mantenha os cabelos presos;

*  Evite se expor ao sol nos horários de maior incidência de raios solares;

*  Antes de entrar na piscina, molhe os cabelos com água corrente;

*  Abuse de leave- ins, antes e depois da praia e da piscina;

*  Se estiver na praia, borrife , constantemente, um pouco de água termal ou água corrente;

*  Hidrate bem os fios com máscara;

*  Use creme com filtro solar para os cabelos;

*  utilize, apenas, maquiagens e brilhos de qualidade garantida por órgãos vigilantes;

*  Utilizar maquiagens específicas para cada tipo de pele;

*  Sempre retirar a maquiagem antes de dormir.   Fora do corpo, o pó de estrela se transforma em areia e não polui oceanos com partículas de plástico (Foto: Divulgação)