Cerca de 1,5 milhão de novas empresas devem surgir em 2019

Bahia tem hoje um total de 686.167 micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae

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  • Priscila Natividade

Publicado em 8 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Dario G. Neto/ASN Bahia

Mais de um milhão de pequenos negócios devem surgir no próximo ano. A previsão é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que aponta ainda otimismo para a geração de vagas de trabalhos formais entre as pequenas e microempresas, que devem fechar este ano com 600 mil trabalhadores contratados no país. Ainda que a entidade não tenha dados de quantas novas empresas devem surgir na Bahia, o superintendente do Sebrae no estado, Jorge Khoury, destaca que o baiano tem buscado cada vez mais o empreendedorismo como alternativa, seja por oportunidade ou por necessidade.

“Ao longo dos anos, essa tendência de crescimento foi se confirmando à medida que o ambiente se tornava mais favorável para o surgimento de novos negócios. É claro que para essa projeção se concretizar são consideradas ainda muitas variáveis. Mas, uma vez que se define um cenário político econômico no país, o empreendedor consegue visualizar melhor o caminho que vai percorrer”, pontua Khoury. 

Dados do Portal do Simples Nacional apontam que entre fevereiro e setembro deste ano, foram registradas 47.308 micro e pequenas empresas. A Bahia tem hoje um total de 686.167 empreendimentos nesse segmento distribuídos por todo o estado. Atividades nas áreas de alimentos e bebidas, serviços pessoais, serviços especializados, vestuários e calçados, mais serviços de educação estão entre os negócios com maior demanda. 

“A cada ano, o consumidor está cada vez mais cuidadoso com suas escolhas e não busca o produto ou serviço por si só, mas sim a experiência proporcionada. Nesse aspecto, antes de pensar no produto ou serviço em si, é necessário pensar em qual experiência você vai proporcionar ao consumidor”, acrescenta o superintendente.

Primeiros passos

Para empreender na prática vai ser preciso planejamento e preparação, como destaca o presidente da Descola, André Tanesi. O portal oferece cursos online voltados para inovação e empreendedorismo. “Pesquise seu mercado e crie pequenas soluções que podem evoluir com o tempo antes de criar uma grande solução que talvez não ajude a tantas pessoas assim”. 

A outra dica para quem quer começar vem do professor do meuSucesso.com, que também dá aulas de empreendedorismo, Eduardo Maróstica: “É fundamental ter um negócio com propósito. Também é importante nunca confundir capital pessoal com o do negócio e, por último, mas não menos importante, é ter paciência. Entender que entre o fruto e a raiz está o tempo, afinal, o negócio não acontece do dia para a noite”. 

PARA ABRIR O SEU NEGÓCIO

Planejamento Primeiro é preciso pensar onde você quer investir e conhecer bem a atividade e o mercado. Coloque no papel as ideias, as metas, as projeções e as estratégias para iniciar a atividade. 

Conheça seu perfil de empreendedor Não adianta falar em tendência ou procurar saber “o que está dando dinheiro”. O empreendedor precisa se identificar com sua atividade para ter mais chances de fazer o negócio dar certo. 

Oportunidades  Não importa seu setor de atuação, o importante é que você se torne um grande conhecedor de tudo o que acontece na sua área. Os motivos pelos quais casos deram certo ou errado, quanto esse mercado movimenta, quem são os principais players, o que surge de novo. Seja um especialista na sua área de atuação. Isso vai te ajudar a enxergar oportunidades.

Como se diferenciar? É  fundamental pensar, não somente no produto ou serviço ofertado, mas no propósito do negócio e na experiência gerada para o cliente. Aí entra também a importãncia da qualificação e da atualização constante.

Público-alvo Ouça seu cliente. É fundamental que você conheça bem seu cliente. Entenda as dores e necessidades, saiba como você pode resolver o maior problema que ele tem. Se você criar algo com base somente nos seus achismos, é bem provável que você crie um produto que só você vai usar.

Custos  Seja enxuto. Investigue mais antes de sair criando coisas gigantes e investir todo o seu dinheiro. É importante também calcular ‘seu fundo do poço’, até onde você pode perder. Essa é uma dica das mais valiosas. Faça seu planejamento financeiro com expectativa de ganhos, mas mais importante que isso é que você saiba o quanto está disposto a abrir mão. Se você sabe que pode ir até determinado ponto de gastos, você tem um limite claro e se não der certo você tem clareza de que tem que fechar ou mudar de direção. Quando a gente só pensa no lucro não consegue ver que muitas vezes estamos nos afundando antes de chegar lá.

Tributos  O grande gargalo para quem quer empreender ainda é a ausência de uma política tributária que favoreça o empreendedorismo, fazendo que muitos negócios fechem antes mesmo do primeiro ano. Por isso é fundamental também que o empreendedor conheça em detalhes o regime de enquadramento, os impostos e o que vai ser pago pela empresa para não ser pego de surpresa, com relação a esses gastos.