Cidade baiana se mobiliza para realizar sonho de jovem com câncer terminal

Festa de casamento avaliada em R$ 50 mil, que vieram de doações, será domingo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2018 às 04:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Jornal SulBahiaNews
. por Foto: Jornal SulBahiaNews

O que você faria se soubesse que tem apenas alguns meses de vida pela frente? Há quem diga que tentaria viver novas experiências, viajaria, ou faria algo que sempre teve vontade. Tem também quem pense um pouco mais alto, como no caso de Milena Lima, 18 anos, que convive há três anos com um tumor ósseo maligno que a fez ser diagnosticada como uma paciente em estado terminal. Ela deseja realizar o sonho de subir ao altar com o namorado e comemorar isso da melhor forma possível.

A jovem, que mora em Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, descobriu que tinha a doença após ter dores no joelho, local em que o câncer estava instalado inicialmente. Pouco tempo depois, o tumor se espalhou para o baço e para a coluna, o que agravou ainda mais a situação.

O avanço rápido da doença e a descoberta de que, provavelmente, possui pouco tempo de vida, também acelerou o desejo antigo de se casar e ter uma grande festa para celebrar a união. A primeira parte do sonho foi realizada nessa quarta-feira (15) no Fórum de Teixeira de Freitas, com a união civil. Milena e Leonardo Moreira, 23, conseguiram conjugar o matrimônio após proclamar urgência no cartório da cidade. Milena e Leonardo se casam no civil em fórum de Teixeira de Freitas. Agora falta a festa (Foto: Jornal SulBahiaNews) Graças ao suporte de diversas pessoas - incluindo empresários e outros moradores da cidade - que conheceram sua história no último final de semana, o desejo da jovem se tornará completo com a grande festa que ocorrerá no próximo domingo (19), na maior casa de festas do município."Vou ter a festa dos meus sonhos, e até melhor do que eu sonhei", comentou a jovem em entrevista ao CORREIO, nessa quinta, logo após a troca de alianças.Às pressas A realização do sonho de Milena, que anda de cadeiras de roda e perdeu os movimentos da cintura para baixo, começou a ser desenhada após um membro da igreja que a jovem e a família frequentam ter "ouvido um chamado de Deus"."A gente veio trazer a Santa Ceia na casa dela. Quando eu desci as escadas, o Espírito Santo me disse: 'faz o casamento de Milena às pressas'", conta Rosane Oliveira, 39, intermediária da mensagem divina.Em duas semanas, a decoração da igreja, o bolo e até as alianças dos noivos já estavam garantidas por Roseane. Os papéis para o casamento no civil também foram logo adiantados por ela.

Na terceira semana, a roupa dos dois, o cabelo e a maquiagem da noiva também foram oferecidos por pessoas que conheciam a menina. “Foi então que eu perguntei a ela se ela queria uma festa com tudo aquilo que Deus tinha para ela, e ela me disse que sim”, relembra Rosane.

Repercussão A conclusão do sonho foi viabilizada depois que o jornalista Lauro Runn, do jornal SulBahiaNews, divulgou a história da moça através de um vídeo que viralizou na internet, no último fim de semana.

“Eu estava trabalhando na rua com uma matéria e tive uma dor no joelho. Fui para a loja de uma amiga minha e, quando entrei, tinha uma moça contando a história de Milena. Eu logo liguei para minha redação e pedi para divulgar a história. Foi um sucesso! Em 24 horas, teve mais de 100 mil curtidas. O Brasil todo começou a me ligar para conhecer Milena”, relata. Assista ao vídeo.

Após a gravação, diversas pessoas entraram em contato com Lauro para saber como ajudar a menina. Os apoios, então, se tornaram realidade e a festa, avaliada em R$ 50 mil, conta até com comissão de casamento.“A proporção foi tão grande que eu me vi com essa estrutura inteira na mão para fazer uma festona. Tem cerimonialista e uma pessoa para cuidar da cozinha”, comenta.Feliz e apreensiva O agora festão de casamento de Milena e Leonardo vai ser “com tudo que tem direito e muito mais”, como a própria noiva define, comemorando. Vestido branco, DJ, espaço, luzes, decorações, buffet. “Antes ia ser tudo simples, com a festa na igreja e com um bolinho só para a família, com refrigerante e salgadinho na minha casa. Nós ficamos sem palavras para agradecer”, declara Milena, que vive numa casa humilde na periferia de Teixeira de Freitas. A festa inteira será realizada com as doações. E tudo foi mesmo muito rápido. “Muitas pessoas de fora quiseram ajudar. Em menos de 15 minutos de publicação do vídeo, já tinha muita coisa doada para realizar o sonho dela”, cita Lauro Runn.

Depois do grande casamento, o jornalista agora quer direcionar as ajudas para Milena. “Ela precisa de fralda geriátrica, anda de cadeira de rodas. Uma estrutura para ela mesma”, destaca.

Abaixo, mais fotos da preparação para o casamento.

[[galeria]]

Outros sonhos Depois do casamento, Milena disse ter dois sonhos: primeiro, ser curada. E depois, ter uma casa própria. Atualmente, ela mora com seu marido na casa da sogra. É Leonardo quem cuida dela. Para isso, ele chegou a largar o emprego para poder ficar com ela durante todo o dia.“Só eu que carrego ela. Não gosto de depender de outras pessoas. Eu que pego. Eu gosto de fazer os procedimentos, ajudar ela”, conta o marido.De seis em seis horas ela passa por uma intervenção, que é realizada por Leonardo. “Eu quis fazer e me ensinaram. Agora sou eu que faço todo dia”, explica.

História de amor Leonardo conheceu Milena seis meses antes dela ter conhecimento da doença. Ele conta que depois de um tempo namorando, ela começou a sentir dores, e lembra que o tumor foi descoberto durante uma visita ao médico. “Eu fiquei aqui em Teixeira de Freitas e ela foi para Salvador tratar”.

Para o marido, os dois primeiros anos foram os piores para ela, mas um episódio recentemente a abalou. Foi que, de acordo com eles, ela ouviu da assistente social que era melhor que ela retornasse para Teixeira de Freitas para ficar mais próxima da família.“Para quem está confiante em Deus, isso não enfraquece”, observa Leonardo.Milena agora vai continuar o tratamento na própria cidade. “Eu completei 18 anos e aqui tem o tratamento para adultos”, comemorou a jovem.  Milena na chegada ao fórum, nessa quinta, para casamento no civil (Foto: Jornal SulBahiaNews) Ela, mesmo enfrentando tantas adversidades, continua muito esperançosa e sonhadora. O sonho não é de casar, conta ela. “É de casar com Leonardo!”, intervém.“Em nenhum momento ele desistiu de mim, sempre cuidou de mim. Não é qualquer homem que faz isso. Mesmo quando eu estava longe, em Salvador, fazendo o tratamento, ele falava comigo todos os dias”, lembra a moça.Além do casamento e da cura, o imóvel próprio é a grande meta a ser alcançada - afinal, quem casa, quer casa. “Quero ter uma casa própria. Apesar de ter fé que eu vou voltar a andar, a casa tem que ser acessível para mim, que ainda estou na cadeira de rodas”, conclui Milena.