Coelba realiza mutirão para organizar cabos em postes compartilhados

Medida visa a diminuir risco de acidentes por contato com a rede elétrica

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2018 às 13:07

- Atualizado há um ano

Para organizar emaranhados de fios e evitar acidentes, a Coelba realiza, entre os dias 3 e 6 de setembro, um mutirão de orientações com as empresas que buscam regularização para o compartilhamento dos postes em Salvador e Região Metropolitana.

A ação será realizada na sede da Coelba, localizada na Avenida Edgar Santos, 300, bairro de Narandiba, em Salvador. Os interessados podem agendar os atendimentos pelo telefone (71) 3370-5995.

A ação pretende atender principalmente aos provedores de internet e empresas de telecomunicações. Para isso, a programação começa com um workshop na segunda-feira (3), a partir das 9h30 e vai até as 17h, e continua de terça (4) a quinta (6) com atendimento das 8h30 às 17h.

Durante todo o encontro, os profissionais da distribuidora vão dar informações sobre normas comerciais e técnicas, elaboração de projetos, formalização dos contratos de compartilhamento, além de esclarecimentos sobre a nova Resolução de Uso Mútuo dos Postes.

O compartilhamento de poste com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999, 004/2014 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e 797/2017, da Aneel.

De acordo com a resolução, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e devem atender normas técnicas e comerciais específicas.

A regularização das empresas é importante não só para cumprir as normas, mas para garantir mais segurança para a rede elétrica e contribuir com a organização do espaço urbano da cidade.

Além disso, a medida diminui o risco de acidentes por contato com a rede elétrica e evita o emaranhado de fios que geram poluição visual.

A iniciativa faz parte do Plano de Ordenamento das Redes de Distribuição de Energia, Telecomunicações e Iluminação Pública da Coelba. Durante a fiscalização, caso seja identificada alguma irregularidade na fiação, a concessionária notifica a empresa responsável para que providencie a devida manutenção.

Caso a situação envolva risco à segurança, a Coelba atua de imediato na remoção dos cabos e aciona a empresa proprietária da fiação.