Com risco de deslizamentos, sirene de alerta é acionada em Castelo Branco

salvador
09.04.2021, 13:19:00

Com risco de deslizamentos, sirene de alerta é acionada em Castelo Branco

Chuvas fortes já fizeram sistema ser acionado no Alto de Terezinha

As sirenes do sistema de alerta do Plano Municipal de Redução de Desastres de Salvador foram acionadas nesta sexta-feira (9) no bairro de Castelo Branco pela Defesa Civil (Codesal). 

O alarme serve de sinal para que moradores da área evacuem suas casas, por conta de riscos de desabamento e deslizamento. Desde ontem, chove forte em vários pontos de Salvador. Segundo o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macedo, "os acumulados de chuvas de 150 mm, em 72h, registrados em Moscou (Castelo Branco) e Bosque Real (Sete de Abril), tornaram necessário o acionamento das sirentes naquelas regiões, como determina o protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC)".

O prefeito Bruno Reis também comentou a decisão de acionar as sirenes. "Acabamos de acionar o Sistema de Alerta e Alarme na região de Castelo Branco/Moscou. Seguimos monitorando toda a cidade, principalmente as áreas de riscos com nossas equipes dando todo o apoio necessário. Em caso de emergência, ligue para Defesa Civil 199", disse em uma rede social.

O PPDC estabelece normas de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, a exemplo de deslizamento de terra e alagamentos, realizadas pelo Cemadec, para prevenir riscos. 

Na madrugada, o acionamento das sirenes foi no bairro de Alto da Terezinha, no Subúrbio Ferroviário. As famílias foram encaminhadas a um centro de acolhimento instalado em escola municipal da região até que tudo se normalize.

Chuvas seguem no fim de semana
Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec)l, a causa das fortes chuvas é uma frente fria que chegou à capital. 

Para o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência, a orientação é liga para o 199.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas