Comitê da Ufba indica que há condições para retomada mais ampla de atividades presenciais

bahia
14.05.2022, 10:10:00
(Foto: Arquivo CORREIO)

Comitê da Ufba indica que há condições para retomada mais ampla de atividades presenciais

O Comitê de Assessoramento do Coronavírus também indicou a possibilidade de suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras

O Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou que já há condições sanitárias seguras que possiblitem a retomada das atividades presenciais por pessoas de todas as faixas etárias e portadores de comorbidades, desde que apresentem ciclo vacinal completo. 

A posição foi divulgada na última sexta-feira (13), depois da avaliação mais recente do quadro epidemiológico no Estado e nas três cidades onde a instituição tem campi - Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari. 

De acordo com a Nota Técnica publicada pelo Comitê, a atual onda de casos confirmados e óbitos pela covid-19 encontra-se muito próxima de se encerrar, indicando que o número registrado nas últimas semanas se aproxima do registrado no início de janeiro.

Além do retorno às atividades presenciais de modo mais amplo, o quadro sanitário indica também a possibilidade de suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em grande parte dos espaços da Ufba. Apesar dessa possibilidade, porém, o comitê ainda recomenda o uso de máscaras em espaços sem ventilação natural e que proporcionem situações de aglomeração, bem como para pessoas com idade acima de 60 anos ou com comorbidades.

À luz desse novo conjunto de informações acerca do quadro epidemiológico, o Comitê deve atualizar o Plano de Biossegurança da Ufba. As normas de biossegurança e realização de atividades presenciais definidas por resolução deverão, em breve, ser objeto de nova deliberação pelo Conselho Universitário.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas