Concurso elege melhor burrega da Bahia

Evento na Exporural vai escolher a filhote de ovelha mais bela do estado

  • Foto do(a) author(a) Georgina Maynart
  • Georgina Maynart

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: divulgação / accoba)

O concurso é de beleza, mas também avalia o porte e o vigor das concorrentes. Elas não são modelos profissionais, e são pequeninas, mas quando entram na passarela atraem a atenção de uma plateia exigente. Estamos falando das Burregas, filhotes de ovelhas com no máximo cem dias de nascidas e que ainda estão na fase da mama. Semana que vem elas vão participar de um concurso criado exclusivamente para elas, o “Burrega ao Pé”.

O concurso é único no Brasil e chegará a sua sexta edição na Exporural, exposição agropecuária que começa no próximo domingo em Salvador. O idealizador do concurso é o coordenador da feira e presidente da Associação de Caprinos e Ovinos da Bahia, Almir Lins. “Analisamos detalhes com a estrutura, a beleza racial, o prumo das pernas, o desenvolvimento e o porte físico avantajado. É um concurso feito com intuito de premiar estes animais para que eles já sejam vendidos no leilão”, diz Lins, criador de ovinos e caprinos há 17 anos.

Só podem participar do concurso as ovelhas da raça Santa Inês, animais que surgiram a partir do cruzamento de uma raça nativa do Brasil com uma italiana. A Santa Inês é a maior raça de ovinos do Brasil.

Mais de 30 concorrentes devem participar do concurso. Esta exclusiva categoria de julgamento de animais valoriza o passe da vencedora. Na última edição, a burrega que venceu foi avaliada em R$ 30 mil, valor superior ao de muitos animais adultos.

Ranking

Bom negócio para os criadores e também para a economia da Bahia. Segundo dados do Censo Agro, em 2017, o estado subiu da segunda para a primeira posição no ranking nacional de ovinocultura. De acordo com o IBGE, agora já são mais 2 milhões e 860 mil ovelhas no estado, número que ultrapassa o rebanho de ovelhas do Rio Grande do Sul, segundo maior criador do país.

A criação de ovelhas movimenta a economia em vários municípios da Bahia, principalmente em Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Curaçá, Uauá, Ipirá e Itaberaba que concentram os maiores rebanhos.

Considerado um animal resistente a longos períodos de estiagem, as ovelhas se adaptaram ao nordeste brasileiro e passaram a ser consideradas até um símbolo da região. Difícil encontrar algum lugar nestas paragens onde elas não marquem presença, seja nos quintais de pequenos agricultores, soltos nas estradas do sertão, ou nas pastagens dos grandes criadores.

Segundo IBGE, Bahia é o estado brasileiro com maior rebanho de ovinocultura, com 2,8 milhões de ovelhas

Nome

E se você está se perguntando porque o concurso se chama "Burrega ao pé", a explicação é simples. O termo foi abreviado pelos organizadores. Mas dito de forma completa seria "Burrega ao pé da mãe". Isso porque a mãe não é julgada, mas acompanha a cria durante todo o julgamento.

"São burregas que ainda estão mamando, não foram apartadas. Por isso a mãe tem que estar presente ao lado do filhote na hora do concurso. Assim os criadores provam que são burregas com menos de cem dias e que ainda mamam", explica Almir Lins.

E não para por aí. Durante a exposição, uma outra turminha de burregas estará em avaliação. São as fêmeas entre 4 e 12 meses, também da raça Santa Inês, que participarão do concurso “Burrega Dente de Leite”.

Exporural

Este ano, a Exporural vai reunir 1,5 mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos e animais de pequeno porte. Para os criadores é a oportunidade de melhorar a genética do rebanho e garantir o aumento da produtividade de leite e de carne nas propriedades.

Para garantir a sanidade do rebanho, os criadores são obrigados a apresentar documentos e laudos. Os animais são inspecionados ainda por equipes de técnicos e veterinários da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB).

Ao lado dos concursos e julgamento de animais, vão ser realizados leilões e competições esportivas. A expectativa é de que o evento movimente mais de 20 milhões de reais ao longo de oito dias.

Para os visitantes significa diversão. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas visitem o parque de exposições até o dia 19 de agosto.

SERVIÇO:O que: ExpoRuralOnde: Parque de Exposições da Bahia – Avenida ParalelaQuando: 12 a 19 de agostoHorário: Das 8 às 22 horas.Acesso: R$ 10 reais.*Crianças de até 10 anos e adultos a partir de 60 anos não pagam