Confira os 10 maiores erros que te impedem de conseguir um emprego

Especialistas apontam os principais comportamentos que interferem negativamente durante o processo seletivo

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 18 de março de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/ Arquivo CORREIO

O currículo parece bom, o profissional se mostra qualificado e muitas vezes se descreve como alguém que está apto para ‘vestir a camisa’ e contribuir com a empresa. Mas o que será que deu errado, quando o tão esperado  feedback do recrutador não chega? 

Especialistas em carreira e recrutamento listaram quais são os 10 erros que estão atrapalhando a sua contratação. Muitos deles, não são nem imaginados pelo profissional, como bancar o amigo de longa data do recrutador ou cometer  erros gramaticais  na elaboração do currículo. 

O que se posta nas redes sociais é também outro ponto que pode acabar comprometendo o processo seletivo. Mas calma. Todo problema tem solução. Confira a seguir onde está o erro e o que pode ser feito para corrigi-lo o quanto antes para conquistar, finalmente e de uma vez por todas, aquela vaga de emprego tão desejada. Confie.

1. NÃO COMETA ERROS NO CURRÍCULO

Problema O currículo é o contato inicial entre a empresa e o candidato. Dentre as informações que não podem faltar estão experiência profissional, formação e/ou cursos complementares, cargo e/ou área pretendida, objetivo profissional, idade e idiomas.

Solução  A dica da gerente da Catho, Bianca Machado, é não deixar de fazer uma boa revisão: “É imprescindível não falhar na revisão. Reveja a estrutura, os objetivos, habilidades e experiências”. 

2. NÃO ENVIE O CURRÍCULO PARA A MESMA EMPRESA VÁRIAS VEZES

Problema Enviar o currículo por e-mail várias vezes e ainda ir pessoalmente entregá-lo na empresa na experctativa de conquistar a vaga. Acredite: atitudes como estas mostram ao recrutador  que o candidato tem ansiedade e que é pouco assertivo. 

Solução  “Se sua preocupação é garantir que o RH recebeu o seu currículo ligue e pergunte se seu e-mail foi entregue”, recomenda a gerente da Catho Bianca Machado. 

3. NÃO CONTE UMA HISTÓRIA TRISTE

Problema Outro comportamento que os recrutadores condenam é usar o discurso de uma história triste e difícil para conseguir um emprego. Ainda segundo a gerente da Catho, Bianca Machado, não é isso que vai garantir a contratação. 

Solução  “Esse não é o melhor caminho. Aceite a situação e assuma a responsabilidade para sair dela. Se necessário, conte com a ajuda de alguém ou algum profissional para aprender a como alcançar o seu objetivo”.

4. NÃO OCULTE, MINTA OU DISFARCE INFORMAÇÕES

Problema  Os recrutadores vão cruzar informações a todo tempo e questioná-lo sobre tudo aquilo que está escrito no currículo. Não adianta mentir ou inventar informações. Pior do que não ter um curso de inglês completo, vai ser cair em contradição. 

Solução  Seja honesto. O gerente da Randstad, Ricardo Fazanaro, reforça: “ Por mais que você precise do emprego, mentir ou omitir pode acabar com suas chances. O recrutador é experiente”. 'Não adianta se inscrever em uma posição que não seja adequada a sua carreira', alerta o gerente da Randstad, Ricardo Fazanaro (Foto: Divulgação)

5. O RECRUTADOR NÃO É O SEU AMIGO DE INFÂNCIA

Problema Muitos recrutadores, para minimizar a ansiedade dos candidatos, podem ser super simpáticos. Porém, isso não quer dizer que ele se tornou seu amigo... Nunca force a  criação de intim idade com o recrutador. 

Solução  “Exceder essa intimidadeé um risco. Mantenha a sua linguagem longe das gírias, responda apenas às perguntas do recrutador e atenda à expectativas de forma profissional”, aconselha a gerente da Catho, Bianca Machado.

6. SE PREPARE PARA A ENTREVISTA

Problema É preciso entender os requisitos da vaga, pesquisar sobre a empresa e focar nas etapas de todo o processo. 

Solução  Para a diretora do ManpowerGroup, Wilma Dal Col, o candidato precisa responder às seguintes perguntas: O que acha interessante destacar? Quais habilidades foram utilizadas? Quais competências adquiriu ou lançou mão para fazer o que fez? “O que as empresas buscam é como ele desempenhou determinada atividade”. 

7. CUIDE DAS SUAS REDES SOCIAIS

Problema Vale o alerta: é fundamental ter cuidado com aquilo que se posta nas redes sociais. Isto porque, cada vez mais, a análise dos perfil estão presentes nos processos de seleção. 

Solução  Para o gerente da Randstad, Ricardo Fazanaro, é preciso manter as redes sempre atualizadas, principalmente o Linkedin. “Verifique de tempos em tempos os seus perfis. As empresas costumam pesquisar para ter uma dupla verificação após receberem os currículos”.  'O que as empresas buscam saber é como o profissional desempenhou suas atividades', garante a diretora da Manpower Group, Wilma Dal Col (Foto: Divulgação)

8. NÃO SE COLOQUE EM UMA POSIÇÃO INFERIOR

Problema Não se desvalorize, sobretudo, se for uma oportunidade de primeiro emprego ou caso não tenha experiência. Conheça seus pontos fortes e trabalhe seus pontos de melhoria.  

Solução  “O candidato precisa pensar que é um profissional com habilidades e competências, que tem potenciais que podem trazer para a companhia e têm empresas que ele pode trabalhar e contribuir para o crescimento”, destaca a diretora do ManpowerGroup, Wilma Dal Col. 

9. SÓ SE CANDIDATE A VAGAS QUE ESTEJAM NO SEU PERFIL

Problema Não adianta insistir na vaga, se você não está em linha com os requisitos divulgados pela empresa. A orientação é do  gerente da Randstad, Ricardo Fazanaro.

Solução  Se candidate somente às oportunidades que estão dentro do seu perfil e qualificação.“Analise com atenção todos os pré-requisitos. Seja criterioso: não adianta se inscrever em uma posição que não seja adequada a sua carreira”, afirma.   'Mantenha sua linguagem longe das gírias', orienta a gerente da Catho, Bianca Machado (Foto: Divulgação) 10. SAIBA OUVIR UM NÃO DO RECRUTADOR

Problema O fato de não ser contratado não quer dizer que o candidato seja um profissional ruim ou que não esteja disposto a aprender. O que vai definir quem fica com a vaga é a visão de quem mais atende o  perfil que a empresa precisa naquele cargo.

Solução  Por isso é preciso saber lidar com o não, como alerta a diretora do ManpowerGroup, Wilma Dal Col. “Tenha uma visão melhor do cenário que está buscando. Isso evita decepções ou surpresas”.