Conheça a cidade da Bahia que tem seu 'Parque dos Dinossauros'

bahia
16.01.2019, 05:10:00

Conheça a cidade da Bahia que tem seu 'Parque dos Dinossauros'

Dez réplicas em tamanho natural estão espalhadas pelas ruas de Santa Inês e mais seis serão instaladas

O pacato município de Santa Inês, no Centro-sul baiano, se prepara para se tornar em breve a “cidade dos dinossauros”. A inspiração vem de um artista local fascinado pelo filme “Jurassic Park” (1993), do diretor de cinema americano Steven Spielberg.

Há dois anos, réplicas em tamanho real de animais pré-históricos nacionais ganham as praças da cidade de 10 mil habitantes, entre eles o Pycnonemossauro (Abelissauridae), carnívoro que viveu no Centro-Oeste do Brasil há 70 milhões de anos, no período Cretáceo. A réplica em Santa Inês tem 8,5 metros de comprimento.

Andando pela cidade se vê ainda o Irritator Challengeri (Spinosauridae), dinossauro de porte médio do período Cretáceo inferior, há 110 milhões de anos, na Chapada do Araripe (CE) ou o Pterossauro Tropeognathus, também do período Cretáceo.

Dinovale
As réplicas dos animais fazem parte de um projeto da prefeitura de Santa Inês chamado “Dinovale”, que busca fazer da cidade uma atração turística e gerar renda. Dez réplicas já foram colocadas e seis estão por vir, quatro delas na entrada da cidade.

(Divulgação/ Anilson Borges)
(Divulgação/ Anilson Borges)
(Divulgação/ Anilson Borges)
(Divulgação/ Anilson Borges)
(Divulgação/ Anilson Borges)
(Divulgação/ Anilson Borges)
(Divulgação/ Anilson Borges)
(Divulgação/ Anilson Borges)

Com orçamento anual de R$ 60 mil, o trabalho tem previsão de ser finalizado no final deste ano, mas à medida que as réplicas vão ficando prontas, passam a ocupar os espaços onde estão destinadas a ficar, dando um ar de pré-história a Santa Inês.

A proposta, diz a prefeitura, é também levar conhecimento através das esculturas, servindo como aprendizado para alunos e outros visitantes. Em cada obra há informações de como viviam, do que se alimentavam, dentre outras informações.

Conduzido pelo paleoartista Anilson Borges, 40, nascido e criado em Santa Inês, o projeto cria “cenas reais” de quando os dinossauros habitavam a terra, por isso, as peças serão produzidas levando um conceito de movimento e ações.

Funcionário público concursado da prefeitura, Borges já produzia as peças desde os 15 anos, mas passou a vender mesmo com quase 30 anos, tempo que levou para aprimorar sua arte e conquistar públicos fiéis ao seu trabalho.

Pelo país
Hoje, ele tem esculturas de dinossauros espalhadas em diversos museus do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Ceará, para onde está produzindo mais duas réplicas de dinossauros, em paralelo ao projeto “Dinovale”.

“Aprendi sozinho a fazer as esculturas. Com o tempo, fui aprimorando a técnica, usando materiais melhores, mais resistentes. Atualmente, faço minhas esculturas com ferro, isopor, resina e fibra de vidro, além da tinta automotiva fosca”, disse.

Antes de trabalhar no projeto, Borges se dedicava na prefeitura de Santa Inês à atividade de técnico administrativo na Secretaria de Saúde, onde era o responsável por alimentar o sistema do Ministério da Saúde com informações locais.

Foi realocado para a Secretaria de Cultura e, atualmente, se dedica somente ao que mais gosta de fazer. “Estou com um projeto de um museu em Barra do Garças (MT), junto com um amigo. Terminando o daqui, pretendo ir pra lá”, contou.

As próximas réplicas entrarão em exposição a partir dessa sexta-feira (18), em Santa Inês, durante as comemorações do dia da santa padroeira, iniciada no dia 12 e que vai até o dia 21 deste mês.

Uma delas tem 10 metros de altura e 18 de comprimento: é um Camarasaurus, dinossauro herbívoro que viveu no período Jurássico Clássico, entre 145 a 155 milhões de anos.

“Depois de exposta, a peça será colocada na porta de entrada da cidade, junto a outras três. Será nosso cartão-postal”, disse o secretário de Cultura Reubem Alves, segundo o qual o projeto é todo bancado pela gestão municipal.

“Anilson Borges é um talento que temos na nossa cidade, uma pessoa da terra, seria ignorância da nossa parte não fazer algo que valorizasse as suas obras e ao mesmo tempo estimulasse a nossa economia”, comentou.

Dentre as réplicas de animais que vão ocupar espaço em Santa Inês, está também a de uma preguiça-gigante, cujos fósseis já foram encontrados em Irajuba, cidade vizinha, e estão expostos na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié.

A preguiça-gigante não é considerada um dinossauro, mas é um animal pré-histórico que habitou várias regiões da Bahia entre 11 mil a 60 mil anos atrás, informa a bióloga da Uesb especializada em paleontologia Rita Barreto Bittencourt.

Segundo a professora, é um pouco comum em algumas cidades do interior da Bahia as pessoas terem fósseis desses animais pré-históricos sem saberem do que se trata. Além de Irajuba, fósseis de preguiça-gigante já foram achados em Anagé e Planaltino.

“Em Irajuba, as pessoas usavam a bacia de uma preguiça-gigante para lavar roupas. Explicamos para eles que possuíam valor científico grande e fomos coletando e recebendo outras peças como doações deles”, disse a professora.

Ainda segundo ela, o projeto “Dinovale” deve ser estimulado por outros entes estaduais e federais com vistas não só ao turismo, mas também à educação infanto-juvenil. “Ele é algo inédito, torço para que Santa Inês vire referência no assunto”.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cristiano-ronaldo-vira-meme-ao-protagonizar-comercial-asiatico/
Astro português aparece dançando e é ignorado por torcida na propaganda de TV
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jota-quest-apresenta-turne-acustica-nesse-domingo-18-na-concha/
Show será a despedida do Saideira Acústico Tour em solo soteropolitano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivan-da-ponte-descobre-em-aviao-que-foi-convocado-veja-video/
Goleiro foi avisado que estava na lista de Tite para a Seleção pelo piloto: 'Não dá nem para acreditar'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/normani-ex-fifth-harmony-lanca-seu-primeiro-single-solo/
Motivation chegou na madrugada dessa sexta (16), e está disponível em todas as plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jumento-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-por-rua-de-barreiras/
Além de maus-tratos, motorista responderá também por insegurança viária
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-entra-em-coma-apos-levar-murro-no-rosto-de-ciclista-em-feira-de-santana/
Agressor foi à delegacia e apresentou relatório que comprova transtornos mentais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operacao-cumpre-19-mandados-de-prisao-na-ba-alvos-sao-do-pcc/
Segundo o Ministério Público, 12 foram presos no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tarantino-reune-brad-pitt-e-leo-dicaprio-em-filme-de-pouca-inspiracao/
'Era Uma Vez em... Hollywood' homenageia a indústria do cinema dos anos 60 e também a trágica e bela atriz Sharon Tate
Ler Mais