Conheça o perfil dos secretários escolhidos pelo prefeito ACM Neto

Os novos secretários municipais tomarão posse na gestão de ACM Neto em janeiro de 2013

Publicado em 14 de dezembro de 2012 às 17:00

- Atualizado há um ano

Da Redação

O nome dos dez secretários municipais que tomarão posse na gestão de ACM Neto em janeiro de 2013 foram divulgados nesta sexta-feira (14). O ex-governador e coordenador da transição, Paulo Souto, alegou motivos familiares e recusou o convite para assumir a Casa Civil. Alguns nomes já cobiçados como Ivanilson Gomes e Maurício Trindade foram confirmados, além disso João Carlos Bacelar continua na secretaria de Educação.Veja o perfil dos escolhidos pelo novo prefeito abaixo para as secretarias e para outros cargos de confiança na prefeitura de Salvador.

Guilherme Bellintani (Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Cultura) – Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS. Graduado em Direito pela UCSal,  é sócio, diretor-geral e professor da Faculdade Baiana de Direito. Foi um dos fundadores da JusPODIVM, a maior editora do Norte e Nordeste.

Ivanilson Gomes (Secretaria da Cidade Sustentável) – Graduado em Ciência Política pela UFBA, atualmente é membro titular da Fundação Verde Herbert Daniel e presidente do Diretório Estadual do Partido Verde na Bahia. Foi vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) e integrante do Diretório Central dos Estudantes da UFBA.Ivete Sacramento (Secretaria da Reparação) – Ex-reitora da UNEB, é mestre em Educação pela Université Du Quebec À Montréal. Graduada em Letras Vernáculas e Licenciatura em Português pela UFBA. Atualmente é Professora titular da UNEB – Universidade do Estado da Bahia.

João Carlos Bacelar (Secretaria da Educação) -É formado em Administração de Empresas pela UFBA e possui mestrado em Administração Pública pela FGV. Foi Presidente do IPS, vereador e deputado estadual.

José Antonio Rodrigues Alves (Secretaria da Saúde) - É graduado em Administração de Empresas pela UFBA e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria Contábil de Governo pela FGV/RJ. Foi secretário da saúde do Estado da Bahia, Consultor de Gestão em Saúde junto ao Setor Privado e atualmente atua como Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia/ Hospital Santa Izabel.

José Carlos Aleluia (Secretaria de Urbanismo e Transporte) – Graduado em Engenharia Elétrica pela UFBA e pós-graduado pela Escola Federal de Engenharia em Itajubá/MG. Foi presidente da Chesf, deputado Federal de 1991 a 2010. Professor da Escola Politécnica da UFBa, atualmente ocupa a vice-presidência Nacional do Democratas.

Maurício Gonçalves Trindade (Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza) – Natural de Salvador, graduado em Odontologia pela UFBA e Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde. Foi vereador, deputado estadual e atualmente é deputado federal.

Mauro Ricardo Costa (Secretaria da Fazenda) – É administrador de empresas com pós-graduação em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Fiscal da Receita Federal, ocupou os cargos de secretário de Estado da Fazenda de São Paulo e secretário de finanças da Prefeitura de São Paulo, presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) do Ministério da Saúde e superintendente da Zona Franca de Manaus.

Paulo Fontana (Secretaria da Infraestrutura e Defesa Civil) – Natural de Belém/Pará. Graduado em Engenharia Civil pela UFBA. Mestre em Administração Pública pela Krannert School, Indiana (EUA), mestre em Planejamento de Transporte na Purdue University, Indiana (EUA).

Rosemma Burlacchini Maluf (Secretaria da Ordem Pública) – Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing pela UNIFACS, é empresária, vice-presidente da Associação Comercial da Bahia. Casada, é diretora do Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia. Integrante do Fórum Empresarial da Bahia.

Reinaldo Braga Filho ( Prefeitura – Bairro) -  Duas vezes prefeito de Xique-Xique, é formado em Administração de Empresas pela UNIFACS. Com 33 anos, é especialista em Gestão de Pessoas pela UFBA.Isaac Edington ( Escritório da Copa do Mundo de 2014) -  É empresário, administrador de empresas com pós-graduação em Psicologia Organizacional, formação complementar em Estratégias de Negócios pela Sustentabilidade pela Stanford Business School/EUA e Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Fundador do EcoDesenvolvimento.org, hoje a maior plataforma brasileira de conteúdo especializado em sustentabilidade.

Luciana Rodrigues Vieira Lopes ( Procuradoria Geral do Município) -  Formada em Direito pela UFBA, é especialista em Direito Processual. Atuou na área cível, foi advogada da Agerba e Assistente Jurídica do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios. Procuradora do Município de Salvador desde 2007.

Pedro Luiz da Silva Godinho ( Assuntos Institucionais) -  Formado em Direito pela UFBA, foi presidente da Câmara Municipal de Salvador e vereador por cinco mandatos. Exerceu os cargos de secretário municipal dos Esportes e secretário da Articulação e Promoção à Cidadania.

João Inácio Ribeiro Roma Neto ( Chefe de Gabinete) -  Formado em Direito, tem 40 anos. Assessor do governo de Pernambuco (91/94), do Ministério da Administração (95/98), delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste (99/2002) e chefe do escritório da ANP em Salvador (2002/2004).

Roberto Messias ( Assessoria Geral de Comunicação ) -  Jornalista formado pela UFBa, trabalhou em A Tarde, Tribuna da Bahia e Jornal da Bahia, onde ocupou os cargos de editor e secretário de redação. Foi diretor de jornalismo da BTV, Brazilian Television Network, uma emissora de televisão da Flórida.

Matéria original: iBahiaVeja os perfis dos novos secretários municipais