Construtoras aumentam número de lançamentos no interior

economia
14.06.2018, 06:00:00

Construtoras aumentam número de lançamentos no interior

Maior presença de universidades e indústrias muda comportamento de moradores, que trocam casas por apartamentos

"Famílias de menor renda se tornaram clientes potenciais, e essa porta aberta mudou a cara das cidades" - Carlos Henrique Passos,  Presidente do Sinduscon-BA

Nos últimos 10 anos a consolidação de diferentes municípios do interior da Bahia como polos industriais e educacionais aqueceu a demanda por habitação qualificada. O fenômeno espalhou os investimentos de construtoras e incorporadoras pelos quatro cantos do estado e a briga pela preferência do consumidor do interior têm levado empresas a investir alto na equação entre preço e infraestrutura para manterem os negócios em pleno movimento.

Entre 2017 e 2018 o mercado imobiliário do interior alcançou uma marca inédita. De acordo com presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Baia (Ademi-Ba) e colunista do CORREIO, Claudio Cunha, pela primeira vez na história a disponibilidade de empreendimentos do setor no interior superou a da Capital. “A interiorização das universidades e indústrias fez com que incorporadores que antes trabalhavam apenas em Salvador começassem a olhar para essas cidades pelo potencial de expansão”, diz. 

“Mesmo os moradores da cidade passaram a ter um novo comportamento em relação à moradia, passando das antigas casas a empreendimentos verticais com mais conforto, segurança e infraestrutura” - Claudio Cunha, presidente da Ademi-Ba.

Claudio destaca que o movimento de pessoas que foram estudar e trabalhar no interior impulsionou um cenário de investimentos em imóveis para aluguel e mudou até o comportamento da população local. “Mesmo os moradores da cidade passaram a ter um novo comportamento em relação à moradia, passando das antigas casas a empreendimentos verticais com mais conforto, segurança e infraestrutura”.

Incentivos
Os incentivos oferecidos por prefeituras e o valor mais baixo no m² dos terrenos também são fortes atrativos para as incorporadoras. Contudo, o acesso ao crédito e o estímulo oferecido pelo Governo Federal fortaleceram a oferta de empreendimentos voltados para famílias que buscam investimentos mais econômicos, segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba), Carlos Henrique Passos. Ele também é diretor da incorporadora Gráfico, presente em Vitória da Conquista, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus. “O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi sem dúvida uma das principais ferramentas de impulsão para o setor, pois famílias de menor renda se tornaram clientes potenciais, e essa porta aberta mudou a cara das cidades e respondeu à questão do déficit habitacionais que ainda existe no interior, mas foi bastante reduzido”, afirma.

"Nos especializamos em empreendimentos voltados para o público ‘Minha casa’, que representa uma fatia do mercado que não para de crescer" - Ricardo Marques, sócio da L.Marquezzo.


Uma das incorporadoras que aproveitaram o momento para interiorirzar seus investimentos foi a L.Marquezzo, que desde 2008 construiu mais de 18 mil unidades em uma longa lista de cidades que inclui Feira de Santana, Alagoinhas, Cruz das Almas, Jacobina e Santo Antônio de Jesus. "Nos especializamos em empreendimentos voltados para o público ‘Minha casa’, que representa uma fatia do mercado que não para de crescer", fala Ricardo Marques, sócio da empresa. "A estratégia para não perder o negócio foi investir em formas do cliente pagar pelo empreendimento com mais facilidade, e oferecer um produto de qualidade", completa o empresário. 

A L.Marquezzo, porém, não demorou a encontrar concorrência. A miineira MRV foi uma das "forasteiras" que chegou ao interior baiano para dividir o mercado com as empresas locais. Iniciando as operações a partir de Feira de Santana e Vitória da Conquista, a gigante já soma 10 empreendimentos nas duas cidades e deve ampliar ainda mais os horizontes nos próximos anos. “Depois de solidificarmos a nossa imagem em Salvador, voltamos as nossas atenções para o interior seguindo a política que a MRV já vinha adotando em outros estados do Brasil", explica gerente-executivo de vendas da companhia, Luis Felipe Monteiro, que adinatou que a empresa mira agora as cidades de Ilhéus e Itabuna. 

Confira alguns empreendimentos

Palm Vile Cruz das Almas (L. Marquezzo)

O Palm Ville é um condomínio clube em Cruz das Almas, próximo da Universidade Federal do Recôncavo Baiano 9UFRB). São apartamentos de 2 quartos em condomínio fechado, composto por 7 blocos, sendo 192 unidades. O empreendimento conta com segurança  24h e área de lazer completa.


Parque Flora Feira de Santana (MRV)

MRV Apartamentos com plantas de 2 quartos no bairro Sim, com ou sem suíte, em condomínio fechado e sala para dois ambientes, cozinha americana e vaga de garagem. Três opõções de área privativa: 41,14m²; 53,82m² ou 48,63m². O Empreendimento ainda conta com área de lazer completa.


Residencial Braúna Juazeiro (Jotanunes)

O empreendimento oferece plantas de 2 quartos, com tamanhos que variam de 49 m² a 63 m². As unidades do térreo contam com um diferencial extra:  área privativa que pode ser adaptada em jardim ou varanda. O Braúna também conta com área de lazer completa e segurança 24 horas.


Residêncial Santorini Barreiras (Solare)

Localizado próximo à Igreja do Perpétuo Socorro, o Santorini possui plantas de dois e três quartos, áreas privativas de 113m² e 119m², e duas vagas de garagem. Além da localização privilegiada, o empreendimento oferece área comum com diversos equipamentos de lazer e segurança 24h.


Vitória Belvedere  Vitória da Conquista (MRV)

Condomínio fechado com apartamentos de 2 quartos e área privativa de 40,28 m², na Região do Alto do Candeias. Um dos principais atrativos do empreendimento é a localização. Próximo a escolas, creches, supermercados e shoppings. O empreendimento oferece área de lazer completa.


Viva Alagoinhas Alagoinhas (L.Marquezzo)

Condomínio fechado com apartamentos de dois quartos, localizado no início da Rua do Catu, a 1,5 km do centro da cidade. O Viva Alagoinhoas é composto por 37 blocos com quatro pavimentos. O empreendimento disponiliza área de lazer completa e segurança 24h.


Vog Aqua Ilheus (Gráfico)

Próximo à praia, o VOG Aqua conta com 224 apartamentos distribuídos por 14 edifícios com quarto pavimentos. As opções de planta são de dois e três quartos, e os apartamentos do térrio contam com espaço de jardim privativo. O empreendimento ainda oferece área de lazer completa.


Vog Imperial Santo Antônio de Jesus (Gráfico)

Localizado no Bairro Cajueiro, o VOG Imperial conta com 480 unidades de 2 quartos, distribuídas entre 40 blocos de três pavimentos. Os equipamentos de lazer do empreendimento incluem piscinas, playground, quadra poliesportiva, sala fitness, sala para ginástica, salão de festas e salão de jogos.


Relacionadas
Correio.play
Empate com Corinthians manteve o Vitória na porta da zona de rebaixamento
Ler Mais
Segundo turno das eleições ocorre no próximo dia 28 de outubro
Ler Mais
Além disso, 455 pessoas foram conduzidas para depoimentos e outros 266 apreendidos
Ler Mais
Confira seis projetos que apoiam pacientes com câncer de mama em Salvador
Ler Mais
Cartão contém os dados do estudante, o endereço do local, a data e hora da aplicação da prova,
Ler Mais
Para acompanhar demanda, produção de caprinos cresce quase 8% na Bahia; conheça os benefícios dos produtos
Ler Mais
Veja dicas para manter sua reputação profissional nas redes sociais sem deixar de expor suas ideias
Ler Mais
Especialistas em empreendedorismo dão dicas de como definir metas, estudar o cenário e desenvolver um bom planejamento pensando no ano que vem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/golpista-diz-ministro-sobre-declaracao-de-eduardo-bolsonaro-de-fechar-stf/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-video-eduardo-bolsonaro-diz-que-nunca-defendeu-fechar-stf/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-se-alguem-falou-em-fechar-o-stf-precisa-consultar-psiquiatra/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/desinformacao-deliberada-ha-de-ser-combatida-diz-rosa-weber/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fhc-diz-que-declaracoes-de-filho-de-bolsonaro-cheiram-a-fascismo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/basta-um-soldado-e-um-cabo-para-fechar-stf-disse-filho-de-bolsonaro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tse-prepara-anuncio-de-medidas-de-combate-as-fake-news-neste-domingo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/startups-do-desafio-acelerese-mostrarao-o-quanto-evoluiram-em-12-semanas/