Cópia restaurada de Central do Brasil será exibida nesta quarta-feira (21)

Sessão será seguida de bate-papo com o ator Vinícius de Oliveira durante o XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2018 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Clássico do cinema brasileiro lançado há 20 anos, com direção de Walter Salles, o drama Central do Brasil ganha homenagem nesta quarta-feira (21), durante o XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema. No festival, que chega ao fim no Espaço Itaú Glauber Rocha depois de uma semana, será exibida, às 18h15, a cópia restaurada do filme protagonizado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira. Após a sessão, o ator participa de bate-papo com o público.

Descoberto aos 11 anos, enquanto trabalhava como engraxate no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Vinícius interpreta Josué, menino que perde a mãe e parte em busca do pai que nunca conheceu. Já Fernanda é Dora, mulher que ganha dinheiro escrevendo cartas para pessoas analfabetas e que fica tocada pelo drama do menino e decide o acompanhar na jornada.

Premiado no Festival de Berlim (melhor filme e atriz) e no Globo de Ouro (melhor filme estrangeiro e melhor atriz de drama), Central do Brasil foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e atriz. Além do clássico, a programação do Panorama inclui a exibição do drama Los Silencios, às 19h, filme vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Brasília, e exibido em Cannes.

Dirigido por Beatriz Seigner, que participa de bate-papo com o público depois da sessão, Los Silencios conta com Enrique Diaz no elenco, além de moradores da região na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. O drama é ambientado em uma ilha amazônica, onde colombianos convivem com parentes mortos por um conflito armado devastador. Na trama, alguns moradores encontram o pai da família que estava supostamente morto.

Outro destaque do Panorama é a Mostra Spike Lee, com dois filmes do cineasta americano: Febre da Selva (1991), às 13h20, no Espaço Itaú Glauber Rocha, e O Verão de Sam (1999), 16h50, na Sala Walter da Silveira. O encerramento fica por conta do Coletivo Afrobapho, com festa à 0h.

Serviço O quê: XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema Onde: Espaço Itaú Glauber Rocha e Sala Walter da Silveira Quando: Quarta-feira (21) Ingresso: R$ 12 | R$ 6 (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha) e gratuito (Sala Walter da Silveira) Programãção: http://coisadecinema.com.br/xiv-panorama