Coreógrafo da FitDance morre vítima de leptospirose em Salvador

salvador
17.04.2019, 12:22:00
Atualizado: 17.04.2019, 21:06:34
(Foto: Reprodução)

Coreógrafo da FitDance morre vítima de leptospirose em Salvador

Dançarino estava internado no Instituto Couto Maia

O dançarino Cleidson Salustiano Francisco dos Santos, 37 anos, conhecido como Barata, morreu na madrugada desta quarta-feira (17), vítima de complicações da leptospirose e de uma insuficiência hepática aguda. Ele fazia parte do Centro de Estudos Fitdance, segmento do grupo FitDance, responsável pela elaboração de coreografias.

A morte ocorreu pouco mais de duas semanas após o diagnóstico, quando foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas. No dia 10 de abril, ele foi transferido para o Instituto Couto Maia, em Águas Claras, onde teve a morte confirmada por volta de 1h. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pelo hospital, afirmou que não comenta morte de pacientes.

O corpo do dançarino será enterrado nesta quinta-feira (18), às 10h, no Cemitério Campo Santo. Nesta quarta haverá um velório fechado para familiares. 

No último sábado (13), o CORREIO publicou uma reportagem sobre a doença, mostrando os casos em Salvador. Foram 297 pessoas contaminadas somente nos meses de outono, estação em que as notificações crescem até 40%. O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia pesquisa desde 2017 a associação da leptospirose com alagamentos, enchentes e outros fenômenos causados pela chuva. 

A leptospirose é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de alguns animais. Embora geralmente associada aos ratos, a transmissão pode ocorrer por contato direto ou indireto também com a urina de outros animais, como bois, porcos, cavalos, cabras e até cães. 

Trata-se de uma doença infecciosa que, em até 40% dos casos, pode ser fatal. O paciente diagnosticado precisa de cuidados médicos que variam de antibióticos a doses de hidratação, a depender dos sintomas. Os casos leves são acompanhados em consultório, enquanto os graves levam à internação em unidades de saúde. 

No período de chuvas, a urina contaminada mistura-se nos esgotos e ruas das cidades. Até uma poça de água pode ser um foco de infecção. Qualquer pessoa que ingira ou tenha contato com a água ou lama pode se infectar.

Em nota, a FitDance falou sobre Barata, sua relação com o grupo e pesar pela morte.

Veja a nota, na íntegra: 
"A comunidade FitDance lamenta, com profundo pesar, o falecimento do amigo e grande instrutor Cleidson Salustiano Francisco dos Santos, nosso Barata, 37 anos, no início da madrugada desta quarta-feira (17), no Instituto Couto Maia, em Salvador/BA. Ele lutou muito, mas não resistiu ao quadro de leptospirose. 

Amigo querido por todos, sempre com sorriso estampado no rosto e disposto a transmitir alegria e paz por meio da dança, Barata vai deixar muitas saudades. Ele era um exemplo para todos seja nas aulas, na hora de criar juntos nossas coreografias e/ou em eventos. 


A FitDance, através de todos seus sócios, dançarinos e membros está acompanhando e prestando todo o suporte à família desde que a doença foi diagnosticada. Mobilizamos a comunidade para emanar as melhores energias positivas possíveis, assim como para oferecer toda a estrutura necessária para que ele tivesse um acompanhamento médico e familiar em excelência. Mas, mesmo com o cuidado e atendimento de profissionais e hospitais especializados, como o Instituto Couto Maia (referência em tratamento de doenças do gênero), Barata não conseguiu vencer a doença, que, quando diagnosticada, já estava num estágio avançado.



Informamos, também, que estamos ao lado dos familiares em todo o processo do velório do corpo do nosso amigo, que será a partir das 16h30, no cemitério Campo Santo (Federação), na sala 07. O sepultamento será nesta quinta-feira (18), às 10h.

Prestamos, portanto, todas as nossas condolências aos familiares e amigos,

FitDance".


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lore-improta-e-taby-lancam-nova-musica-pipoca-veja-clipe/
O balé da produção é composto por crianças da periferia de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vanessa-da-mata-faz-show-de-novo-disco-na-concha-acustica/
Apresentação acontece neste domingo (26), às 19h, e também relembra sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-esperar-de-regina-duarte/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/terceira-temporada-do-mundo-sombrio-de-sabrina-estreia-hoje/
Com apenas oito episódios, essa é a menor temporada da série produzida pela Netflix
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/testemunhas-relatam-panico-em-acao-policial-na-vasco-da-gama-barulho-muito-forte/
Um assaltante morreu e um idoso foi baleado nas costas nesta quinta (23)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-um-furacao-video-de-mulher-narrando-tempestade-em-baianes-viraliza/
'Que disgraça... Acho isso massa', comenta cinegrafista amadora; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dois-predios-sao-demolidos-apos-desabamento-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/titulo-do-brasil-na-copa-america-vira-documentario-veja-trailer/