Corpo do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca é sepultado nesta terça (29)

Magistrado morreu de causas naturais no Hospital Aliança

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 13:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O corpo do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, 84 anos, foi sepultado na manhã desta terça-feira (29), no cemitério do Campo Santo, na Federação. Cerca de 200 pessoas acompanharam a cerimônia. O magistrado é pai do vice-presidente da corte eleitoral baiana, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior. 

De acordo com familiares, o desembargador morreu de causas naturais, às 7h30 desta segunda (28), no Hospital Aliança, onde estava internado há cerca de uma semana depois de sentir um mal-estar. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia de despedida (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) O desembargador exerceu a vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) entre os anos de 1996 e 1998. Durante o período, também ocupou o cargo de corregedor eleitoral. Ele foi ainda presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) entre os anos de 1998 e 2000. 

Durante o velório, realizado na Capela Nossa Senhora da Piedade, a igreja do cemitério, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior lamentou a morte do pai."É uma perda muito grande. Ele sempre nos orientou, sempre nos inspirou, tanto a mim quanto ao meu irmão. Ele tinha vocação pela magistratura. Ele como magistrado vocacionado dedicou mais 40 anos de vida, em todos os cargos possíveis. É um momento de dor e de muita saudade", afirmou o vice-presidente da corte eleitoral baiana.Em nota, o atual presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, também lamentou a morte do colega. "Ele deixa a marca inatingível de magistrado probo, íntegro, um grande pai, amigo e  companheiro. Deixa um legado de grandes ensinamentos e a certeza de que cumpriu com muita retidão e denodo seu papel de juiz”, afirmou. 

O desembargador deixa a esposa, dois filhos, sete netos e um bisneto. Por causa da morte do pai, o vice-presidente do TRE baiano cancelou compromissos previstos para a semana, mas as atividades do órgão não foram suspensas.