Corrida homenageia a história de Salvador

Veja a lista dos campeões da Salvador10Milhas, uma das atrações do Festival da Cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de março de 2019 às 20:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Igor Santos/Divulgação
. por Foto: Igor Santos/Divulgação

Debaixo de chuva e com largadas simultâneas às 6h, a corrida Salvador10Milhas homenageou a história de fundação da primeira capital do Brasil, neste domingo (24). O evento, que reuniu cerca de 2,5 mil atletas, fez parte do Festival da Cidade, que celebra o aniversário de 470 anos de Salvador com programação gratuita até o próximo dia 31.

Dois percursos fizeram alusão a personagens históricos: o de dez milhas (16,2 km), chamado Caramuru, teve início no Rio Vermelho e destacou Diogo Álvares Correia (1475-1557), que ajudou a fundar Salvador e cujo navio teria naufragado no mesmo bairro. Já o percurso de cinco milhas (8,1 km) partiu da Ladeira da Preguiça, na Avenida Contorno, e homenageou Tomé de Sousa (1503-1579), fundador da cidade e da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.

“Acordei 4h30 porque, apesar de ser pertinho, a gente fica naquela ansiedade, né?”, contou o assessor parlamentar, Gildo Souza Rios, 59 anos. “A chuva atrapalhou um pouco e teve trecho com água chegando na canela, mas achei o percurso maravilhoso. Sair do Rio Vermelho para o Humaitá é uma maravilha e é bom poder aproveitar o aniversário da cidade”, elogiou.

Com mais de 30 corridas amadoras no currículo, Gildo veio da cidade de Mairi, na região Centro-Norte da Bahia, só para a Salvador10Milhas. “Quando visito minha filha, que mora no Rio Vermelho, procuro conciliar com a data das corridas. Aproveito a visita e faço o que eu gosto. As pessoas comentam que a corrida é viciante e é mesmo”, completou, sorridente.

[[galeria]]

Prêmio Esta foi a segunda edição da Salvador10Milhas. “É uma corrida que inova e se consolida também como um produto turístico da cidade de Salvador. Mais 500 inscritos foram de atletas de outros estados”, destacou o idealizador e organizador do evento, Jardel Moura.

Ao todo, foram distribuídos R$ 12 mil em prêmios aos vencedores. O atleta Gilvado Sena, 26, de Feira de Santana, no Centro-Norte, foi o vencedor do percurso Caramuru. “Muito feliz por me tornar bicampeão. Venci a primeira edição e agora levo também o troféu da segunda edição. Tenho me organizado e me preparado para as provas, pois sonho e luto para ser um atleta olímpico”, disse Gilvado.

Segundo lugar na categoria de 30 a 39 anos, Tatiana Dias, 39, começou a correr por lazer e vem conquistando prêmios a cada ano. “Começar o calendário de corridas de 2019 com a conquista de um segundo lugar me traz alegria e motivação. É o resultado de dedicação, determinação e o esforço que fazemos durante o ano para termos um bom desempenho nas pistas”, ressaltou a atleta.

Lista dos campeões:

Percurso Caramuru (10 milhas/16 km)

Masculino 1º lugar: Gilvado Sena 2º lugar: Adriano de Oliveira 3º lugar: Antônio Carlos de Jesus

Feminino 1º lugar: Marily dos Santos 2º lugar: Edivane Silva 3º lugar: Edielsa Alves

Percurso Tomé de Souza (5 milhas/8 km)

Masculino 1º lugar: Marcos Macêdo 2º lugar: José do Nascimento 3º lugar: Hélio Bispo

Feminino 1º lugar: Rebeca Rodrigues 2º lugar: Edna Gregória 3º lugar: Emille Laize