Criadora de Biapof, ilustradora Beatriz França tem mais de 20 mil seguidores no Face

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Victor Villarpando
  • Victor Villarpando

Publicado em 5 de julho de 2015 às 16:41

- Atualizado há um ano

A designer e ilustradora paulista Beatriz França: criadora da Biapof vai ter loja virtual (Fotos/Divulgação)

A bonequinha Biapof, da ilustradora paulista Beatriz França, tem mais de 33 mil fãs no Facebook e no Instagram. O sucesso rendeu capas de celular, renovadas mensalmente no site GoCase. E vai virar, até o fim do ano, uma lojinha online, cheeeia de coisas fofas. Se prepare para falar “nhooom” várias vezes e leia a entrevista que fizemos com a designer por e-mail.

Como começou a desenhar?

O desenho sempre esteve presente na minha vida. O passatempo favorito nas horas de lazer era sentar à mesa com meus irmãos, pegar lápis de cor e deixar a imaginação rolar solta! Passávamos horas nos divertindo! Aos 17 anos, decidi a faculdade que iria cursar e levei isso adiante.

E profissionalmente?

Trabalhei em agências de publicidade, mas percebi que não era bem o que eu queria. O ritmo era puxado demais e, às vezes, me sentia presa. Apesar da atmosfera descolada, não estava feliz. Hoje trabalho por conta própria como designer. Faço marcas, produção de vídeo e até convites de casamento. Gosto de lidar com os clientes. O feedback é rápido, o trabalho rende melhor e faço novos amigos. É muito bom entender mensagens e sentimentos que as pessoas querem passar e conseguir transmitir isso usando formas e cores. Não existe nada melhor do que alguém emocionado, satisfeito. Receber uma mensagem carinhosa anima meu dia e me faz ter vontade de criar.

Como nasceu Biapof?

A bonequinha Biapof nasceu oficialmente em 2012, quando criei uma página no Facebook por insistência de amigos próximos. Mas o traço dela vem de muito antes. Minha mãe achou um desenho que fiz aos 7 anos e é impressionante a similaridade. O nome Biapof veio de um apelido que me deram quando eu era pequena. No colégio, minhas amigas faziam um som engraçado com a boca, mas eu nunca conseguia fazer igual. Quando tentava, saía algo parecido com a pronuncia “pófe”, foi aí que fiquei conhecida como Bia Pof. Quando criei a personagem, pensei logo nesse nome, que sempre despertou meu lado meio infantil.

 Como você cria os desenhos?

Me inspiro em frases de livros, mensagens de filme, música ou uma cena que presencio na rua. Tem coisas que quero transmitir para as pessoas, mas do meu jeito. A própria Biapof me inspira. É muito legal notar como meu modo de ver o mundo mudou depois que comecei a me empenhar mais com a bonequinha. Além de olhar mais coisas pelo lado positivo, quero que as pessoas sintam isso também! Receber um feedback bacana de seguidores é maravilhoso! Adoro quando me contam alguma história ou escrevem sobre como uma imagem mudou o dia de alguém... Enfim, tudo serve como inspiração! Às vezes, preciso de um “estado de espírito” também. Se estou com algum problema pessoal ou algo que me aflige, não adianta, não fico satisfeita com o desenho. Então, antes de tudo, preciso estar bem. Normalmente coloco uma música alegre, calminha, que reflita o que quero transmitir através daquele desenho. Na maioria das ilustrações, eu faço todo o traço à mão, digitalizo e faço a colorização no computador. Isso me permite usar aquilo em que tenho maior facilidade, que são técnicas gráficas.

Para quem ainda não conhece, essa é Biapof: