Depois de suspensa, cremação de Frans Krajcberg acontece nesta sexta (17)

Cerimônia foi suspensa por falta de documentação; cinzas do artista serão jogadas em seu sítio, em Nova Viçosa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 20:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Prevista para acontecer ontem, a cremação do corpo do artista plástico Frans Krajcberg foi remarcada para hoje.  De acordo com amigos amigos do artista, o corpo do escultor será velado esta sexta-feira (17), na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, do meio-dia às 16h. Depois o corpo será cremado, como era de desejo do polonês. O cancelamento surpreendeu amigos que foram nesta quinta (16) ao Memorial do Carmo, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.

A cerimônia original teve de ser adiada após a falta de um documento que autoriza a cremação. Algumas horas depois, no entanto, o documento foi localizado, e a nova data foi marcada. Em entrevista ao jornal O Globo, a galerista Marcia Barrozo do Amaral, que era amiga de Krajcberg, disse que, após a cremação, as cinzas do artista serão levadas para o Sítio Natura, localizado em Nova Viçosa, no sul da Bahia, onde serão espalhadas entre as árvores do seu refúgio preferido.

Frans Krajcberg morreu ontem, aos 96 anos, no Rio , com um quadro de saúde frágil por conta de uma infecção generalizada. Antes, ele já havia sido internado em um hospital de Teixeira de Freitas, no sul da  Bahia. Nascido na Polônia, o artista naturalizado brasileiro vivia na cidade de Nova Viçosa, na Bahia, desde 1972.  É lá que está o acervo de mais de mil esculturas do artista,  doado ao governo do estado em 2009, e que segue aguardando o museu prometido pelo poder público.

Conhecido principalmente por suas esculturas feitas a partir de troncos e raízes de árvores calcinadas pelos incêndios que derrubam densas áreas verdes para transformá-las em pastos, Krajcberg sempre foi um artista engajado. Sua obra transitou pela pintura, escultura, gravura e fotografia. Ele se destacou pelo trabalho em defesa da natureza e por denunciar crimes ambientais, como queimadas, assassinatos de índios, exploração de minérios e desmatamento.