Durante sabatina, Zé Ronaldo promete não aumentar impostos se eleito

Candidato do DEM foi o primeiro a participar da sabatina do CORREIO/iBahia nesta terça (4)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 13:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

Já pensou em viver em um estado em que os impostos não aumentassem? Essa é uma das promessas do candidato Zé Ronaldo (DEM), primeiro postulante ao Palácio de Ondina a participar da sabatina do CORREIO/iBahia, que aconteceu nesta terça-feira (4) às 11h ao vivo nos canais dos veículos.

Zé Ronaldo foi questionado pelo editor de economia e política do CORREIO, Donaldson Gomes, sobre o ICMS cobrado na Bahia, um dos maiores do país. Zé Ronaldo afirmou que não irá aumentar nenhum dos tributos do estado, caso seja eleito. Com relação ao ICMS, o democrata afirmou que irá retornar à lei em vigência no governo de Paulo Souto com uma incidência menor da cobrança do diesel.

Após a sabatina, o candidato explicou à reportagem que a manutenção - e até redução - dos impostos baianos poderá ser implementado através do encolhimento do gasto do estado. Ele chegou a prometer durante o debate CORREIO/iBahia que irá reduzir o número de secretarias do governo do estado, mas não quis pontuar quais pastas deixarão de existir, caso ele seja eleito.

Como as  prioridades de seu governo, Zé Ronaldo elencou a saúde e a segurança pública do estado. De acordo com ele, os primeiros seis meses de sua gestão serão voltados para soluções nas duas áreas. “A central da regulação e segurança pública serão tratados nos primeiros seis meses de governo como algo de extrema prioridade”, afirmou o democrata ao CORREIO. Ele ainda prometeu que “nunca vou investir menos de 14% na saúde” e afirmou pretender aumentar o percentual de investimento ao longo dos anos. De acordo com ele, a saúde foi prioridade quando foi prefeito de Feira de Santana.  O candidato foi gestor da cidade por quatro mandatos. “Sempre investi 26%, 27% do orçamento do município. Aumentaremos o percentual de investimento na saúde pública”. 

Para melhorar a fila de espera na saúde, chamada por ele de “fila da morte”, Ronaldo prometeu a criação de 11 regiões de regulação para melhorar a marcação de consultas e acesso à saúde pela população. “Vou criar 11 centrais de regulação regionais. Hoje, mesmo pessoas que moram ao sul do estado têm que ir para Salvador nesses casos. Irei criar em Teixeira de Freitas, Eunápolis, Cícero Dantas, Ribeira do Pombal.. Nós vamos construir hospitais que o governo prometeu e não cumpriu no Extremo Sul, na Região Sisaleira, no Norte da Bahia. Com isso, nós iremos ampliar os leitos e dar dinamismo aos leitos hospitalares”, prometeu Ronaldo. 

O candidato ainda afirmou que tentará equiparar o tempo de espera da rede pública com a da rede privada. “Hoje você espera oito dias para um atendimento em hospitais estaduais, enquanto na rede privada você consegue na hora. Nós queremos acabar isso através da melhoria da gestão das unidades hospitalares e do fornecimento de material”, disse. 

Questionado sobre políticas para diminuir a violência contra as mulheres no estado, Ronaldo afirmou que realizou “todas as políticas que nos foi solicitada” enquanto foi prefeito de Feira de Santana. “Eu fiz a casa do abrigo, realizamos a perfeita integração com as delegacias da mulher. Temos que buscar uma estrutura administrativa para realizar”.

O candidato foi questionado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) sobre suas propostas para a educação superior no estado. Ronaldo afirmou que as universidades estaduais estão "destruídas". "Os servidores técnicos estão recebendo abaixo do salário mínimo, precisamos revigorar as nossas universidades, dar força às nossas universidades, trabalhar com mais intensidade nas questões da pesquisa", defendeu.

Confira as perguntas e respostas do candidato:

Qual é o mais urgente problema da Bahia e por que o senhor se considera o melhor candidato a solucioná-lo?

Temos dois problemas gravíssimos: segurança pública e saúde pública. Tive uma experiência boa na área da saúde, fui diretor de hospital, provedor da Santa Casa, trabalhei muito nessa área. Conheço como prefeito a questão da saúde, priorizei a saúde do meu governo. Sempre investi 26%, 27% do orçamento. Tenho compromisso  de melhorar a saúde, de acabar com a fila da morte, que é a central da regulação. Investiremos e aumentaremos o percentual de investimento na saúde. A lei obriga 12% e eu nunca vou investir menos de 14% e pretendo fazer uma ampliação gradual até 15%, 16% e fazer uma gestão mais dinâmica nos hospitais públicos.  A segurança pública é um caos. Pessoas que internam que poderiam fazer uma cirurgia em 24h, 28h, levam até 5 meses ocupando leito do hospital por falta de material e não fazem. Eu acho que a saúde pública é um problema gravíssimo na Bahia mas não podemos não falar sobre a segurança pública que é um caos, uma situação dificílima. Na Bahia, são 7 mil assassinatos violentos por ano enquanto São Paulo, que tem a população três vezes maior que a Bahia, tem 3,5 mil mortes.  Nós temos algo que deve ser modificado, transformado e investido.  Nos primeiros seis meses de governo, darei prioridade às duas áreas.

Entidades civis:

SALVADOR DESTINATION: Qual projeto do seu governo para o turismo? 

Lamentavelmente a Bahia que já foi um estado fantástico no turismo, nos últimos 12 anos foi abandonada. A Bahiatursa hoje apenas contrata bandas para São João, Carnaval e inclusive pagando atrasado. Nós vamos recria-la, vamos dar força e voltar ao que era no passado. A Bahia tem uma grande capacidade de atrair o turista e está aí abandonada. Todos reclamam da menor presença de turista no nosso estado. Nós vamos divulgar o turismo da bahia no Brasil e fora do país. 

UNEB: Quais as principais propostas para a educação superior pública no estado?

Estão destruindo as nossas universidades estaduais. É lamentável o que está acontecendo. Eu fui aluno da Uefs. Fico triste com o atual quadro. Quatro anos com salários congelados. Servidores técnicos recebendo abaixo do salário mínimo. Nós precisamos revigorar e dar forças às nossas universidades. Trabalhar com mais intensidade na área das pesquisas. Falta até papel higiênico. Cada dia que passa diminui os recursos dessas universidades. 

ABIH: Qual a sua proposta para alavancar o setor de turismo da Bahia, já que ele se encontra em crise? Essa pergunta vem da associação de hotéis e eu falei da crise que vive os hotéis de todo o estado. Nós precisamos voltar a colocar a Bahia dentro do turismo nacional e internacional. Eu não posso entender como o governador, por não baixar o ICMS do combustível de avião, perdeu muitos vôos. nós vamos recuperar isso e fazer com que o turismo da bahia se sinta fortalecido. Nós vamos revigorar e trazer o turismo que tínhamos no passado. 

Especialistas:Leandro Colling - professor da Ufba: Por que ainda não temos uma política educacional de respeito a diversidade sexual e de gênero nas escolas? Qual é o seu projeto? Eu não sou favorável a levar isso a uma sala de aula. Não concordo que leve esse assunto para a escola. Acho que deve ser tratado, como sempre foi, no âmbito da família. Saindo dessa questão da sala de aula, eu sempre apoiei as iniciativas de movimentos sociais do grupo lgbt.

Robson Conceicão - Atleta do boxe: Qual é a proposta do senhor para o esporte na Bahia? Existe algum projeto específico para o boxe como um ginásio? Essa grandeza toda de Salvador é algo que falta na nossa capital. Há uma deficiênca enorme em relação a isso. Você vê o Maracanazinho, Mineirinho que dão oportunidade para eventos esportivos. Entendo que é uma carência da nossa capital. faríamos uma parceria com a prefeitura de salvador.

Renato Cunha - Coordenador da ONG Gambá: Se for eleito, como irá fortalecer a área ambiental? Na questão do Rio Paraguassu, que é um rio baiano, nós vamos trabalhar arduamente. Já pedi a pessoas que estudam esse problema para que me dê subsídios das questões. No caso do Rio São Francisco, vai ser cobrado a questão nacional de Brasília para que a gente possa fazer um trabalho em conjunto sem agredir o meio ambiente e ofender a sustentabilidade dos rios baianos.

**Eleitores se preocupam com saúde, cultura e segurança

As perguntas realizadas por eleitores ao candidato trataram das áreas de cultura, segurança pública, estrutura administrativa e estradas.  Foi questionado, por exemplo, o incentivo do estado à literatura produzida por autores baianos. Ronaldo afirmou que o estado deve agir  através de bibliotecas, escolas públicas e projetos de integração entre o poder público e a sociedade.

Em resposta a uma das perguntas da audiência, Ronaldo afirmou que irá reduzir o número de secretarias do estado. “Temos secretarias demais sem condições para realizar as práticas necessárias”, prometeu.

A segurança foi abordada numa pergunta sobre crime organizado. Ronaldo defendeu que a prática deve ser combatida e que o estado deve ter apoio federal.