É hoje! Eclipse total da Lua nesta noite será o último até 2021

Alinhamento do Sol, da Terra e da Lua ocorrerá na madrugada de segunda-feira (21) a partir das 00h34

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2019 às 14:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: NASA

Os céus do Brasil terão nesta noite uma oportunidade para quem curte fenômenos astronômicos. Nesta madrugada de domingo (20) para segunda (21), ocorrerá um eclipse lunar total que poderá ser visível em todo o país. O evento ainda ocorrerá durante a fase de aproximação da Lua com a Terra, conhecida como Superlua. 

O fenômeno será o último total até o ano de 2021, o que faz esse evento atrair ainda mais interesse. A lua cheia estará na sombra da Terra entre 00h34 e 03h51 (horário local) da madrugada do dia 21.

Durante o espetáculo, a lua costuma ficar avermelhada. Isso ocorre porque os raios do sol não a alcançarão diretamente e, em vez disso, uma pequena parte dos raios vermelhos se filtrará através da atmosfera da Terra e se refratará sobre a Lua.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol. Na primeira hora do fenômeno, nosso satélite natural será "comido" pelo lado esquerdo. O eclipse será total a partir das 1h41 do horário local, segundo os horários fornecidos pela Nasa.

Até o ano de 2021 ocorrerão outros eclipses lunares, mas apenas parciais - ou seja, só parte da Lua ficará coberta.

Como ver o eclipse? Para ver o eclipse, não é necessário nenhum aparelho especial. Basta que você esteja em algum espaço ao ar livre e que o céu não esteja nublado.

Aplicativos como o Sky View ajudam a achar mais facilmente a Lua - contudo, se o céu estiver claro e observador estiver em uma área livre de construções altas, não será difícil achar nosso satélite natural ao olhar para o céu. Caso alguém queira observar as crateras lunares, basta contar com um binóculo comum em mãos.

A superlua de sangue lobo poderá ser vista na Espanha e no restante da Europa entre as 2h33 e as 5h50 da madrugada de segunda-feira.

Mais horários para ver a Superlua de Sangue na América Na América Latina, poderá ser vista entre 23h36 de domingo e 4h40 de segunda-feira e o apogeu dos fenômenos será às 2h12 para a Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai. No Brasil, o ponto máximo do eclipse vai ocorrer às 3h12, mas o fenômeno todo poderá ser observado de 0h36 a 5h48 da segunda-feira.

Em Cuba, Peru, Colômbia e Nova York, a superlua ocorrerá entre 21h30 de domingo e 2h48 de segunda-feira, e o ponto alto será pouco depois da meia-noite, à 0h12.

No México, a Superlua de Sangue será visível entre 9h33 e 0h50, e o apogeu está previsto para 22h13, quando o fenômeno ficará mais evidente na Cidade do México.