É hora de dar play! Confira playlists que são a cara do Carnaval 2018

Plataformas de streaming, artistas e até a prefeitura de Salvador investiram nas listas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 05:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Você pode nem gostar do clima de agito que impera durante os dias de Carnaval, mas, seja lá onde decidir ir nos próximos dias, uma coisa não vai faltar até a Quarta-feira de Cinzas: música. Seja nos trios, nos palcos ou mesmo nos smartphones é ela quem reina absoluta na folia. 

De olho no cada vez mais intenso no consumo de música online, plataformas de streaming como o Spotify, Deezer e Apple Music montaram dezenas de playlists relacionadas à festa. Muitas delas são assinadas pelas próprias marcas, mas há também as  montadas por artistas, convidados especialmente para realizar esse tipo de curadoria. E não importa muito qual o estilo que você curte; da axé music à música eletrônica, passando pelo pagode, sertanejo e funk... Há espaço para tudo! 

Este ano, a Deezer convidou Ludmilla para assinar a playlist Bloco das Danadas, uma boa opção para quem quer dançar a noite inteira ao som das músicas que estão nas paradas de sucesso; além de músicas da própria Ludmilla, como Solta a Batida e Cheguei, a lista conta com hits como Vai Malandra (Anitta), Agora Vai Sentar (MCs Jhowzinho e Kadinho) e Corpo Sensual (Pabllo Vittar). Além da funkeira, Preta Gil, Gal Costa, Sorriso Maroto, Psirico, Solange Almeida, Paulo Miklos, Alline Rosa, Gloria Groove e Leo Santana foram os outros artistas convidados pela plataforma para criarem conteúdo exclusivo para o canal do Carnaval (confira todo o conteúdo aqui).

De acordo com Yasmin Muller, gerente editorial da Deezer no Brasil, "a empresa tem buscado acessar a massa da população brasileira" e por isso a criação de canais a partir de temas tem sido uma estratégia constante. "Nos canais temos um usuário engajado, que está sabendo exatamente o que quer ouvir e que não abandona a plataforma tão rapidamente", destaca.  O trabalho que ela faz é justamente o de selecionar, gerenciar e programar o acervo musical do site de acordo com a dinâmica dos usuários."Diferente do YouTube, a gente ainda não tem uma penetração tão grande do serviço de música por streaming no país, então estamos trabalhando para que o serviço seja mais democrático, chegue a mais pessoas, até para monetizar e gerar mais dinheiro para os artistas", ressalta Yasmin Muller, do Deezer.

A preocupação é compartilhada entre os artistas. Para Xand, do Aviões do Forró, "a internet veio pra ajudar, mas tirou uma fatia do nosso faturamento". "Não sou contra, porque hoje é tudo rápido. A gente não pode ser contra, tem que acompanhar a onda. A gente não vai deixar de fazer disco, mas hoje tudo é internet, o número de streaming, visualizações... O artista ganha dinheiro com o streaming, mas são centavos. Antes eram reais", opina sobre a reconfiguração da música com o fenômeno dos streamings

Para Muller, o mercado brasileiro tem uma dinâmica de consumo bem diferente de outros países onde a Deezer atua. "O consumo musical dentro da Deezer, nos outros países, se dá muito a partir do álbum, mas no Brasil o carro-chefe são as playlists de curadores - não só de editores da plataforma, mas também de parceiros, selos, rádios e artistas convidados. Essa diferença é muito importante, porque a gente sabe que tem um peso dentro da recomendação e da descoberta musical, seja o gênero que for", ressalta Muller. Além disso, o Brasil é o país que mais consome as listas de mais ouvidas. "A Top Brasil é a playlist desse tipo mais escutada da Deezer em todo o mundo", conta. Axé para quem é de axé A Prefeitura de Salvador também apostou na criação de playlists dedicadas à festa no Spotify. São seis no total: Pipoco, Furdunço, Salvador Meu Carnaval, Pipoca, Camarote e Bloquinho. Para Germano Bona, coordenador de comunicação digital da prefeitura, não dá para a "Cidade da Música não usar uma ferramenta como o Spotify pra divulgar o Carnaval ( que é música)". "Criamos um canal da prefeitura no Spotify, um perfil verificado que serve como um centralizador, com as playlists criadas. Rolou no Réveillon, agora no Carnaval e a ideia é que continue acontecendo em outros eventos, como no Festival da Primavera, Festival da Cidade...", afirma.

Um dos nomes mais quentes do Carnaval de Salvador este ano, Leo Santana aparece nas playlist da Deezer, da prefeitura e também criou a sua própria playlist no Spotify. Além de músicas do próprio artista, a lista Carnaval do Gigante não deixa de fora canções de outros grandes nomes da festa em Salvador, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Harmonia do Samba e Timbalada. 

Leo comemora a presença em tantas listas. "Eu fico feliz. Em janeiro, fui para São Paulo fazer essa divulgação junto a equipes do Deezer, Spotify e YouTube e percebi o quanto a gente evoluiu nas plataformas digitais. Até então, a gente se preocupava muito com rádio e se esquecia desse lado, sendo que o consumo de música através desses canais tem crescido muito. Eles mostraram dados e de 2010 para cá meu crescimento foi absurdo. Em menos de um mês, passei de 2 milhões para 4 milhões de ouvintes mensais e a previsão é que até o fim do Carnaval isso aumente", comenta Leo, ao lembrar ainda que a parceria com o funkeiro Kevinho na música Encaixa o ajudou a expandir seu nome para o Brasil inteiro e também para um público mais jovem também. Com diversas músicas cotadas a sucesso da folia, o cantor lançou recentemente o single Psiquiatria do Bumbum, em parceria com Wesley Safadão - outro hitmaker quando o assunto é música sertaneja.

Funk pesadão Mas se engana quem pensa que as marchinhas, o pagode baiano e axé lideram as playlists nessa época do ano. Seguindo tendência que já dura cerca de uma década, a música da vez promete ser um funk - no restante do ano, o gênero que reina absoluto é o sertanejo. (Foto: Divulgação) Lançada no final do ano passado, Que Tiro Foi Esse, de Jojo Toddynho, é presença certa em todas as playlists e promete ser o grande hit do Carnaval 2018. Até o momento, só tem outra concorrente forte: o funk Envolvimento, de MC Loma, lançado em janeiro e que ganhou a internet na última semana. Vale lembrar, que ano passado o hit Deu Onda, de MC G15, foi o grande destaque da folia nacional. A música, que chegou a concorrer de forma estreita com Olha a Explosão, de MC Kevinho, foi vencedora da categoria nacional do Prêmio YouTube Carnaval 2017.

Só que a concorrência dos hits nacionais com as apostas locais também segue forte em 2018. Esse ano, pelo menos cinco canções se destacam: Popa da Bunda (Attooxxa e Psirico), Baldin de Gelo (Claudia Leitte), No Groove (Ivete Sangalo e Psirico), Hipnotizou (Harmonia do Samba e Léo Santana), Banzeiro (Daniela Mercury). Vote aqui nas músicas que serão as mais tocadas no Carnaval 2018.