Editais à vista: Bahia terá 1.100 vagas até início de 2020

Empresas e órgãos estaduais e federais, além de prefeituras, preparam seleções; candidatos devem começar preparação agora

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 28 de outubro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo pessoal

Embasa, INSS, Juceb, Prefeituras Municipais de Feira de Santana, Campo Formoso e Castro Alves. Esses são alguns dos concursos previstos para o estado da Bahia para o final deste ano e início de 2020.

O INSS, por exemplo, possui um déficit de 19 mil servidores. Já a JUCEB fez sua última seleção em 2002. Além da quantidade de vagas, esses certames prometem bons salários e todas as garantias destinadas aos servidores públicos, tornando-se particularmente interessante nesse momento de crise econômica e redução de postos  na iniciativa privada.

Enquanto os editais não são lançados, o candidato pode e deve otimizar o tempo e aproveitar o período para garantir a preparação, especialmente nas disciplinas mais básicas, deixando o período de 60 a 70 dias, que contempla do lançamento do edital até à realização das provas, para aprofundar os conhecimentos específicos.  

O professor e advogado André Malheiros ressalta que a preparação deve ser uma estratégia, de modo a tirar o máximo de proveito do tempo, além de potencializar os estudos. Para tanto, uma boa dica é olhar os editais de concursos anteriores feitos na Bahia e em órgãos similares em outros estados. “Após o candidato conferir o último concurso, é possível identificar os temas que mais aparecem e que foram mais cobrados. De posse dessa informação, a ideia é treinar com a resolução do máximo de questões”, ensina. 

Aliado a isso, o professor lembra que é importante identificar os perfis de cobrança de cada tipo de concurso. “O concurso da Embasa será feito pela AOCP e essa instituição, por exemplo, costuma elaborar questões muito técnicas, nas quais a letra da lei é cobrada. Por isso mesmo, vale uma leitura detalhada e se familiarizar com a legislação”, orienta. 

Quando o assunto é o certame do INSS, o advogado lembra que a preparação deve começar com o Direito Previdenciário, que é uma matéria considerada mais difícil por possuir questões mais técnicas e complexas. “Vale o candidato buscar questões diversas de outros concursos realizados em outros estados, sem esquecer, no entanto, de buscar os regimentos internos para ajudar na preparação”, completa.

No que diz respeito à Juceb, vale salientar que o último concurso foi realizado há 17 anos, mas que outras juntas de estados diversos possuem certames mais recentes e que esses podem ser usados como base para os estudos. “O estudante deve se ater à legislação do Estado da Bahia”, orienta o professor.

Aprendendo com o passado

Embasa  O edital desse certame está previsto para ser lançado em novembro e a previsão é que a oferta seja de 854 vagas  para diversos cargos 

Em 2017  O último concurso foi realizado há quase três anos,  com   600 vagas nos cargos de Assistente de Saneamento (funções/formações de Agente Administrativo, Agente Operacional, Assistente de Laboratório, Operador de Processos de Água e de Esgoto, Técnico Operacional - Edificações, Técnico em Eletromecânica) e Analista de Saneamento (funções/formações de: Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento, Contador/Analista de Gestão - Ciências Contábeis, Engenheiro - Engenharia Civil/Produção Civil, Engenharia Sanitária/Sanitária Ambiental e Engenharia Elétrica).

IBCF  O concurso contou com provas objetivas, discursivas e de títulos, e esteve sob a condução da organizadora IBFC. As ocupações ofertaram salários que variavam de  R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.