Em julgamento, STJD devolve os 3 pontos ao Brusque na Série B

Clube agora tem 44 pontos, sobe para a 14º colocação na tabela e complica o Vitória no Z4

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2021 às 16:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Brusque FC/Divulgação

Em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira (18), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por 5 votos a 2, devolver os 3 pontos que tinham sido retirados do Brusque na Série B deste ano. A pena de perda de pontos havia sido aplicada por conta da ofensa racista proferida por Júlio Antonio Petermann, então presidente do Conselho Deliberativo do clube catarinense, contra o jogador Celsinho, do Londrina.

O que ficou decidido foi uma multa de R$ 60 mil para o Brusque, além da perda de um mando de campo, e de R$ 30 mil para Petermann. O dirigente ainda está suspenso de qualquer praça esportiva do país por 360 dias.

A decisão do tribunal, em última instância, contraria com o que foi proposto pelo relator do caso, o juiz Maurício Neves Fonseca, que definiu pela manutenção da perda de três pontos do Brusque na competição. O outro integrante do julgamento a votar pela punição de pontos foi Paulo Feuz. A decisão é definitiva, não cabe recurso.

O resultado do julgamento muda a tabela de Série B e coloca o Brusque uma posição acima, no 14º lugar. Agora com 44 pontos, o clube de Santa Catarina depende apenas de si para escapar do rebaixamento. Caso vença o Operário nesta sexta (19), às 19h, a permanência fica matematicamente assegurada. Por outro lado, o Vitória pode se complicar ainda mais após a decisão favorável ao Brusque, já que terá um concorrente direto a menos na briga contra o Z4. Mas apesar do distanciamento do adversário, o Leão permanece a um ponto de sair da zona, já que o Remo, atual 16º colocado, tem 41 pontos, assim como o Londrina, que está na 17ª posição. O rubro-negro é o 18º. Para manter viva a chance de não cair, o Vitória precisa fazer sua parte, além de torcer por um tropeço dos dois adversários. O time baiano enfrenta o CRB, em Maceió, na segunda-feira (22), às 18h, pela penúltima rodada da competição. Na última rodada, dia 28, o adversário será o Vila Nova, no Barradão.