Empresário é morto por PMs durante perseguição em Armação

salvador
20.09.2018, 10:38:47
Atualizado: 20.09.2018, 16:01:53
Márcio Pérez foi baleado na cabeça quando estava dentro do carro (Reprodução/Instagram)

Empresário é morto por PMs durante perseguição em Armação

Amiga da vítima afirma que policiais chegaram atirando

Empresário do ramo de consultoria, Márcio Perez Santana, 41 anos, foi morto a tiros por policiais militares no bairro de Armação, em circunstâncias ainda não esclarecidas, na noite desta quarta-feira (19). Ele estava chegando em casa e foi baleado na nuca ainda dentro do seu carro, um Fiat Palio (JNT-8918) branco.

Uma mulher que estava na companhia dele prestou depoimento, na manhã desta quinta-feira (20), na Corregedoria da Polícia Militar, na Pituba. O caso também é acompanhado pela Polícia Civil, por agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

Relatos de testemunhas dão conta de que os policiais, autores do disparos contra o carro do empresário, estavam numa viatura da 58ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cosme de Farias) - fato que chamou atenção de policiais da 39ª CIPM (Boca do Rio), unidade que atua na área. 

Baleado, Márcio ainda conseguiu dirigir o carro por alguns metros, mas acabou invadindo o canteiro central na Avenida Simon Bolivar, entre um posto de combustível BR e escola municipal Luiza Mahim.

Até às 11h desta quinta-feira (20), o veículo ainda estava no local. Pelo menos três marcas de tiros podiam ser vistas a olho nu - todas na direção do motorista: uma no para-choque traseiro, outra próximo ao cinto de segurança traseiro e mais uma no encosto de cabeça do banco traseiro, provavelmente resultado do trajeto do projétil que atingiu a nuca da vítima. 

Além das perfurações, o vidro traseiro estava quebrado e havia vestígios de sangue na lataria e parte interna do carro.

Os pais de Márcio moram na Espanha e devem chegar nesta sexta-feira (21) em Salvador. Márcio era formado em economia e sócio de uma empresa que presta consultoria a uma operadora de telefonia. Ele deixa duas filhas - uma delas de 9 anos que fez aniversário na última terça-feira (18) e uma festa estava programada para domingo (23).

Veja imagens do carro:

(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Morte
De acordo com testemunhas, Márcio foi baleado próximo da porta de casa, pouco depois das 22h. Ele manobrava o carro para estacionar, quando foi surpreendido por uma viatura da 58ª CIPM que estava com os faróis e giroflex desligados. 

"Eles chegaram armados dizendo: 'Desce, desce'. Mas acho que Márcio não viu que eles eram policiais e tentou escapar e os caras começaram atirar e um tiro atingiu a nuca dele", disse uma mulher, amiga da vítima.

Inquérito Militar
Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que determinou, na tarde desta quinta-feira (20), que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apure em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar a morte de Márcio. "Vamos investigar com celeridade e esclarecer como o fato ocorreu", afirmou, na nota, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Pela manhã, a pasta havia informado que "na ação, a PM foi acionada após informações de assaltos no bairro do Costa Azul, houve acompanhamento de um veículo suspeito e disparos de arma de fogo".

Um Inquérito Policial Militar (IPM) vai ser instaurado para apurar a situação. O grupo que atuou no caso vai ser afastado das ruas.

Por volta das 11h desta quinta-feira (20), agentes do DHPP e policiais militares da 39°CIPM estavam reunidos no posto de combustível, situado defronte onde o carro estava parado. Um dos policiais do DHPP disse que a intenção era colher provas para explicar de fato o que aconteceu, entre elas imagens das câmeras do posto, que funciona 24 horas. 

Já funcionários do posto afirmaram ao CORREIO que nada viram. " O pessoal que trabalhou de noite já foi embora, mas também não falaram nada", disse um frentista.

Casos envolvendo violência policial
Santo Antônio Além do Carmo
 - No dia 3 de junho deste ano, uma turista filmou a abordagem truculenta de PMs, agredindo um jovem com um cigarro de maconha e uma mulher grávida (foto). A corporação afastou um militar.

Candeias - Em 21 de abril deste ano, o artista plástico Arnaldo dos Santos Filho teve a casa invadida e foi morto. Os três PMs envolvidos estão afastados e foram indiciados por homicídio doloso. Um processo administrativo também foi aberto.

Cabula - Em 2015, uma ação policial na Vila Moisés terminou com a morte de 12 jovens, entre 16 e 27 anos. Todos os policiais envolvidos na ocorrência foram absolvidos pela Justiça. Mas este ano, a Primeira Turma da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia anulou o julgamento.

Lobato - Em 2014, Geovane Mascarenhas de Santana, 22 anos, foi morto dentro das dependências  da Rondesp (Rondas Especiais). Onze PMs que participaram do crime foram denunciados. Seis deles ainda irão a júri popular. O cabo Jesimiel da Silva Resende, 42, envolvido no caso Geovane, foi preso no último dia 6 roubando pedestres no Imbuí. Com o militar, a PM apreendeu três aparelhos celulares pertencentes às vítimas; um revólver calibre 38, além de uma motocicleta com placa clonada e R$ 300.

Onde denunciar
Corregedoria da PM
 - Quem se sentir coagido ou ameaçado por policiais militares pode procurar a Corregedoria da PM, na Rua Amazonas, 13, no bairro da Pituba, para registrar a ocorrência.

OAB -  A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) também oferece auxílio através da Comissão de Direitos Humanos. Quem estiver precisando de ajuda pode entrar em contato pelo e-mail comissoes@oba-ba.org.br ou ir pessoalmente no 1º andar do Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré, ou na sede da instituição, na Piedade.

MP-BA -  O Ministério Público do Estado (MP-BA) também atende casos através do Grupo Especial de Atuação para o Controle Externo da Atividade Policial (Gacep). O telefone é 3103-6805.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-evolucao-tecnica-em-animacoes-da-pixar-desde-1995/
Desde o primeiro Toy Story, a Pixar produziu 21 filmes de animação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-em-versos-de-poesia-e-letra-de-musica/
Confira últimos vídeos da websérie especial São João na Estrada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nicki-minaj-lanca-musica-nova-ouca-megatron/
Megatron já é cotada como novo hit do verão americano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/onibus-pega-fogo-na-rodoviaria-de-salvador/
No momento do incêndio houve tumulto e correria dentro do terminal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/musica-de-freddie-mercury-e-revelada-quase-30-anos-depois-de-sua-morte/
Originalmente lançada em 1986, música ressurge em nova gravação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/charlize-theron-e-seth-rogen-formam-um-casal-improvavel/
Na comédia, um jornalista reencontra a mulher sua ex-babá e os dois se envolvem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-da-festa-de-sao-joao-amargosa-se-encontra-na-feira/
Terceiro destino da websérie especial São João na Estrada acompanha preparativos na cidade do Vale do Jiquiriçá
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/atriz-chora-apos-whoopi-goldberg-criticar-divulgacao-de-nudes/
Bella Thorne postou fotos sensuais após ser ameaçada por hacker
Ler Mais