Empresas citam vantagens de bons programas de estágio

Os estudantes baianos podem comemorar, pois três empresas contempladas com o Prêmio IEL de Estágio são da Bahia

  • Foto do(a) author(a) Bárbara Carolina
  • Bárbara Carolina

Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 08:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Conseguir um bom estágio é o sonho de todo estudante. Ainda mais se a empresa contratante for reconhecida nacionalmente pela excelência em programas de estágio. Os estudantes baianos podem comemorar, pois três empresas contempladas com o Prêmio IEL de Estágio são da Bahia.

“Tecon Salvador, Kordsa Brasil e Lacerta Consultoria Projetos e Assessoria Ambiental Ltda, além da instituição de ensino SETE Serviços Empresariais Trabalho e Educação, foram premiadas porque se destacam dentro da tríade: receber, planejar e implementar. Valem-se de boa estratégia de integração do estagiário à equipe, ajudando a desenvolver os conhecimentos teóricos dentro da empresa”, informa Evandro Mazo, superintendente do IEL na Bahia.

Para fazer parte do time campeão, o estudante precisa ser cadastrado no IEL através do site fieb.org.br/iel e manter os dados sempre atualizados na base. Além disso, é preciso que o candidato fique atento ao calendário universitário, para comprovação de matrícula junto à empresa contratante.

De acordo com a analista de desenvolvimento de carreira do IEL Lara Simões, um programa de estágio bem valorizado vai muito além da bolsa- auxílio. “Além de diversificar o currículo, fomenta o aprendizado do estagiário ao agregar valor ao conhecimento dele. Possibilitando, assim, a construção de um bom profissional que, em muitos casos, são absorvidos pela empresa”, explica. Lara Simões, do IEL, diz que um bom estágio vai além da bolsa-auxílio (Foto: Divulgação) É o caso da bióloga Camila Rosário, ex-estagiária da Lacerda e contratada posteriormente pela empresa. “Fui aprendendo, aos poucos, sobre a dinâmica do trabalho. Participei de campanhas, vistorias, e no auxílio na elaboração de relatórios. Me realizei profissionalmente ainda nesse período ao vivenciar as práticas de um profissional da área”, conta.

Pela boa desenvoltura, ela foi efetivada em 2016 como técnica em meio ambiente no mesmo mês de conclusão do período de estágio.

 Troca  As empresas também colhem bons frutos com a troca de confiança e aprendizagem. O diretor de Recursos Humanos e TI para América do Sul da Kordsa SA Luiz França informa que de 30% a 40% dos estagiários são contratados posteriormente pela empresa.

Moacir Tinoco, diretor administrativo da Lacerda Consultoria, diz perceber ao longo da própria história profissional uma tendência à deterioração do ambiente empresarial. Contudo, para ele, o estágio possibilita uma troca rica entre a rotina diária e a inovação que chega junto com os estudantes.

Assim como os estagiários possuem potencialidades, as empresas buscam diferenciais. Na SETE Serviços Empresariais Trabalho e Educação, a grande sacada é o setor Núcleo de Acompanhamento para Empregabilidade (NAP), responsável por encaminhar o aluno ao mercado de trabalho.

Daniel Adorno, diretor do NAP, conta que o setor molda o aluno conforme a necessidade do mercado. “O retorno dessa iniciativa é, em média, a contratação de um aluno nosso por dia”, informa. A coordenadora do Centro de Carreiras da Unijorge, Instituição de Ensino Destaque pelo Prêmio IEL, Ana Rita, informa que o prêmio não é uma meta, mas reconhecimento  de um trabalho contínuo, focado no desenvolvimento de competências do estudante. Para a ex-estagiária Camila Rosário, “se a primeira casa de aprendizagem é a universidade, a segunda é o estágio”.