Empresas valorizam cada vez mais os profissionais híbridos

Quer ser um deles? Especialistas dão dicas para desenvolver sua carreira com habilidades multifuncionais

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 5 de novembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO

Um especialista de marketing que é bom em finanças. Um trabalhador do RH que é bom em vendas ou um colaborador da área de TI bom em relacionamento com clientes. Esses são só alguns exemplos de profissionais com perfil híbrido que cada vez interessam mais as empresas. Na prática, a capacidade de se relacionar em várias áreas do negócio e de se adaptar facilmente a qualquer uma delas é o que mais chama atenção nessas pessoas. 

“ O profissional híbrido é aquele que cruza conhecimentos de diferentes áreas. Estamos falando de pessoas que compreendem e executam bons trabalhos em áreas das quais não são originados”, explica Rentao Trindade, gerente da Page Personnel, consultoria especializada em recrutamento.  Gabriel Guedes é gerente de controladoria na Acqua Aroma, mas cuida também da gestão Financeira e TI (Foto: Divulgação) A versatilidade desse profissional é estratégica, como explica o próprio Trindade: “Eles são capazes de desenvolver  uma visão integral do negócio. Conseguem enxergar o começo, o meio, o final e a interação das partes dentro da empresa. Além disso, são pessoas com boa comunicação e boa capacidade de relacionamento e trabalho em equipe”, considera.

A habilidade de ser multifuncional, porém, não tira a especialidade do profissional, mas agrega outras, conforme acrescenta a diretora da recrutadora do ManpowerGroup,  Wilma Dal Col. “Ampliar não significa abrir mão ou jogar fora seu conhecimento especializado, mas compreender como esse conhecimento se conecta e ganha abrangência num cenário diferente, mais ágil, mais sistêmico e conectá-lo com diferentes áreas”.

Visão ampla

Para ser híbrido, a dica do diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik, é ter curiosidade. “Se conecte com que acontece a sua volta. Para que o profissional encontre essa conexão, ele tem que ter interesse na busca de novos conhecimentos e o impacto do seu trabalho para o resultado final”, aconselha.

É o que fez Gabriel Guedes. Atualmente ele ocupa o cargo de gerente de controladoria da Acqua Aroma, mas também gerencia os setores Financeiro e de TI (Tecnologia da Informação) da empresa. “Apesar de ter cursado Administração, a gente aprende muito na prática. Como tudo está interligado, isso exige de você uma visão sistêmica para conseguir se comunicar e melhorar os processos”.  'Minha especialidade acaba se tornando o conhecimento amplo que tenho dentro da unidade', afirma César Oliveira (Foto: Divulgação) O que não dá mais é para ficar preso só ao seu setor, como mostra o gerente de operações do Home Center Ferreira Costa, em Salvador, César Oliveira. Ele é mais um que cresceu na empresa depois que desenvolveu essa habilidade. “A realidade e a necessidade da empresa puxam para esse ‘todo’. Estava na área de Relacionamento e Serviços e hoje já estou na área de Operações. Minha especialidade acaba  se tornando o conhecimento amplo que eu tenho dentro da unidade”, pontua.  

SEJA UM HÍBRIDO

Curiosidade e iniciativa Profissionais híbridos possuem conhecimentos que vão além da área que atuam. Por isso, busque qualificação de áreas que estejam intergradas com a sua carreira e a função que desempenha no trabalho. 

Mergulhe na empresa Não deixe de se envolver em outros setores ou de conhecê-los. Não tenha medo de saber mais. Contudo, saiba como chegar, sem querer fazer o trabalho ou interferir na função do colega ao lado. Coloque uma meta de co- nhecer uma nova área (e seus respectivos processos) da empresa todas as semanas.

Multifunções  Outra habilidade do profisisonal híbrido é se adaptar facilmente em outras áreas. É aquela pessoa que a gente  sabe que  onde ela for alocada vai saber dar o resultado que o negócio precisa.

‘Superpoderes’  Liderança, resiliência, inteligência emocional e colaboração são características comportamentais e sociais que fazem a diferença em prol dos híbridos.

Saia da inércia  Muitos profissionais não conseguem subir na carreira justamente por ficar acomodados nas suas áreas, sem buscar conexão com as estratégias da empresa. Para que o profissional encontre essa conexão, é importante que ele tenha o interesse na busca de novos conhecimentos e pelo impacto do seu trabalho para o resultado final do negócio.

Converse com pessoas  Busque contato com pessoas com essas características de ter a visão do todo, pois assim você pode usá-las como referência e inspiração para se tornar um profissional híbrido também.

Autoconhecimento  Após entender quais as suas diferentes habilidades, o próximo passo é descobrir como vincular   seus conhecimentos com o bom funcionamento da empresa. E, a partir daí, trilhar o seu caminho.