Enderson Moreira é novo técnico do Bahia

Novo comandante tricolor assinará contrato até o final deste ano

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 16 de junho de 2018 às 21:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Daniel Hott / América-MG

Torcedor tricolor, acabou a espera. O Bahia já tem técnico para disputar as semifinais da Copa do Nordeste, na próxima semana, e para o retorno do Brasileirão após a pausa da Copa do Mundo, a partir de julho. Trata-se de Enderson Moreira, que deixou o América-MG.

Após uma longa negociação, o tricolor só conseguiu fechar com o comandante neste sábado (16), três dias após a 12ª rodada do Brasileiro e início da pausa do Mundial. O anúncio da novidade foi feito pelo América-MG, que divulgou no Twitter que o treinador está deixando o clube porque fechou com o tricolor. Logo depois, o próprio Bahia confirmou o acerto no seu site oficial. 

Enderson tinha contrato até o final deste ano com o América. Ele assinará com o tricolor até o final do ano também, mas terá uma cláusula para a renovação automática do vínculo.

O novo comandante tricolor assumiu o América quando a equipe estava na lanterna da Série A de 2016, em julho. Teve ainda cinco triunfos, cinco empates e 13 derrotas até o final daquela competição, quando acabou rebaixado como último colocado.

Apesar daquilo, teve o trabalho respaldado pela diretoria do Coelho e permaneceu para a Série B do ano passado, quando acabou campeão com 20 triunfos, 13 empates e cinco derrotas. Neste ano, em 12 rodadas da Série A, vinha surpreendendo: o América-MG é o 13º colocado com quatro triunfos, dois empates e seis derrotas.

A primeira partida de Enderson à frente do Esquadrão será diante do Ceará, na próxima quinta-feira (21), às 21h45, no duelo de ida das semifinais da Copa do Nordeste. O jogo será na Arena Castelão, em Fortaleza. A volta será dia 26, na Fonte Nova.

Veja a nota divulgada pelo Bahia:

O Esporte Clube Bahia comunica a contratação de Enderson Moreira como novo técnico do Esquadrão.

Paulistano de 46 anos, o profissional estava no América-MG, um dos destaques da reta inicial do Campeonato Brasileiro e campeão da Série B do ano passado, desde julho de 2016.

“Enderson sempre foi o nosso foco desde a saída de Guto Ferreira. Treinador moderno, com bons rendimentos por onde passou. Como só aceitou negociar durante a pausa do Brasileirão, só foi possível anunciar agora, depois de chegarmos a um acerto com ele”, explica o presidente Guilherme Bellintani.

O novo técnico também acumula passagens por Grêmio (2014), Santos (2014-2015), Fluminense (2011 e 2015), Atlético-PR (2015) e Goiás (2011 a 2013/2016), com aproveitamento superior a 50% em todos eles.

Seja bem-vindo, Enderson! #BBMP

Demissão de GutoHoras depois de perder para o Grêmio por 2x0, na Fonte Nova, em 3 de junho, Guto Ferreira foi demitido pelo Bahia. O comunicado da demissão foi feito através do site oficial do clube. Desde então, o clube foi comandado em três rodadas do Brasileirão pelo técnico do sub-23, Cláudio Prates.

Guto Ferreira assumiu o Bahia em dezembro do ano passado para a sua segunda passagem. Durante o período em que comandou o clube, ele conquistou o título do Campeonato Baiano, sobre o rival Vitória, e classificou a equipe para as semifinais da Copa do Nordeste e segunda fase da Copa Sul-Americana. Na Copa do Brasil, o time encaminhou a classificação para as quartas de final ao vencer o Vasco por 3x0 no jogo de ida. 

Já no Campeonato Brasileiro, a vida do treinador não era nada boa. Guto conquistou apenas dois triunfos e sofreu cinco derrotas - além de dois empates. Para piorar, o time não conseguiu apresentar bom rendimento fora de casa, perdendo todos os jogos sem fazer gol.    Guto deixou o Bahia com aproveitamento de 60,6%. Ao todo, foram 33 jogos, com 18 triunfos, 6 empates e 9 derrotas em 2018.  (Foto: Arquivo CORREIO)