Enem de 2019 já tem edital: professores dão dicas de como se preparar

Organizar e seguir cronograma de estudos é fundamental para um bom resultado

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 26 de março de 2019 às 04:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

Paulo Sérgio do Nascimento está fazendo cursinho: meta é estudar Engenharia Civil (Foto: Marina Silva/CORREIO) Faltam 222 dias para o primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - daqui a quase oito meses, em novembro. Mas, o que parece ser uma eternidade, na verdade nem é tanto tempo assim. Nesta segunda-feira (25), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, divulgou edital com mudanças, novas regras e datas.

As mudanças incluem lanches revistados e foto do candidato na inscrição (veja  ao lado). O primeiro dia de provas, 3 de novembro, vai cobrar Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, 10 de novembro, serão questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

E os professores já avisam: não adianta deixar os estudos e a revisão para a última hora. “Essa é a dica mais preciosa. Como o próprio nome já diz, trata-se de um exame que cobra assuntos de todo o ensino médio. Então, o aluno não vai ter como revisar todos os conteúdos em apenas alguns meses”, alerta, desde já, o professor de Química Carlos Salinas.

A professora de Biologia Carlena Azevedo também dá um conselho precioso aos alunos: ter um cronograma organizado de estudos: “A primeira coisa que o aluno deve fazer é ter uma rotina de duas a quatro horas de estudo diário e, à medida que o exame se aproxima, ele deve revisar os conteúdos que caem todos os anos na prova”.

É exatamente isso o que está fazendo o estudante Daniel Uendresson Lima, 17 anos. Ele, que vai fazer o Enem pela primeira vez este ano, vem se preparando há muito tempo. “Além da aula normal, todas as manhãs, eu faço cursinho preparatório para o exame, com aulas todos os dias entre 13h30 e 19h”, conta. Além disso, o jovem mantém o hábito de estudar mais duas horas todas as noites.

Daniel contou que fez um cronograma especial para o Enem. “Eu estudo dois assuntos a cada dia, todos da mesma matéria. No entanto, eu tenho focado mais em História, disciplina que eu tenho mais dificuldade e que é essencial para o curso que pretendo escolher”. Ele quer fazer Direito e, mais tarde, ser policial federal.

Antecedência Apesar de a disciplina de Daniel ser invejável, a professora Carlena Azevedo explica que um ano não é suficiente para se dedicar ao Exame Nacional do Ensino Médio. “O Enem já cobrou questões com assunto do 6º ano (do Fundamental). A regra é que o conteúdo vá do 9º ano ao 3º do ensino médio, mas, mesmo assim, é muita coisa para o aluno dar conta em poucos meses”, aponta.

Por isso, segundo a professora, é recomendado que os estudantes se preparem com bastante antecedência para o exame e, se for possível, façam as provas como treineiros, ou seja, sem ser pra valer. Essa foi a opção das amigas Ariana da Silva, 16, e Raianna Souza, 19. As duas, que estão no 2º ano do ensino médio, já vão fazer as provas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano. Ariana e Raianna são alunas do 2º ano do ensino médio no Colégio Central, em Nazaré, e já vão fazer a prova como treineiras (Foto: Marina Silva/CORREIO) “Eu vou à escola de manhã, mas não consigo me dedicar aos estudos no período da tarde. Por isso, prefiro estudar à noite, quando reviso as matérias e assisto a videoaulas na internet”, disse Raianna. A jovem afirma que tem receio do Enem e, por isso, optou por uma preparação prévia. “Não quero chegar na hora, valendo, e não saber o que vou encontrar”, diz.

Já Ariana, que, além da escola pela manhã, faz aulas de informática à tarde, destaca que o diferencial é a redação. “As outras matérias, a gente precisa revisar o que já foi estudado. Mas, na redação, é preciso estar atento às questões atuais. Eu priorizo a leitura de revista e jornais para saber o que escrever na hora que me for cobrado um assunto difícil”, afirma.

Atualidades Estar atento aos assuntos do momento é mais uma dica importante para quem vai fazer o Enem em 2019. E essa preocupação não deve só acontecer por causa da redação, mas, em razão das mudanças aplicadas às provas.

Apesar de, segundo o Inep, as alterações estruturais - como quantidade de questões, perguntas mais específicas e interdisciplinares - só serem efetivamente implementadas a partir de 2021, os professores esperam que, já em 2019, os alunos se deparem com uma forma diferente de abordagem nas questões.

“Eu estou esperando surpresas no exame e, por isso, o aluno deve estar, mais do que nunca, preparado”, afirma o professor Carlos Salinas. Para Química, matéria que Carlos ensina, ele contou que existem 33 possíveis assuntos para o Enem e, desses, apenas 15 devem ser cobrados.

“É uma loteria. O aluno precisa saber 100% para ser cobrado cerca de 50%. No entanto, é provável que cálculos estequiométricos, soluções, química orgânica e eletroquímica não fiquem de fora, porque são cobrados todos os anos”, destaca.

Carlena Azevedo também dá dicas de Biologia, levando em consideração as questões dos últimos dez exames. “O aluno deve dominar ecologia, genética, biologia celular e biotecnologia. Além disso, com as mudanças, a aposta é que se cobre temáticas atuais. O Brasil, por exemplo, está perdendo o selo de erradicação do sarampo e, a cada dia, estão ganhando mais espaço as doenças endêmicas, epidemiológicas. Essas são as apostas para 2019”, reforça.

Veja o calendário do Enem 2019: - 25 de março: Publicação do edital pelo Inep - 1º a 10 de abril: Pedidos de isenção da taxa de inscrição - 1º a 10 de abril: Justificativa de ausência no Enem 2018 (necessária para pedir a isenção) - 6 a 17 de maio: Inscrições - 6 a 23 de maio: Pagamento das inscrições - 20 a 24 de maio: Solicitação de atendimento pelo nome social - 3 e 10 de novembro: Aplicação das provasQuem tem direito à isenção? - Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública; - Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; - Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).Veja dicas de como se preparar para o Exame: - Estude em um local organizado e, de preferência, silencioso; - Organize uma agenda de estudos, disponibilizando entre duas e quatro horas por dia para a revisão dos conteúdos; - Não deixe para estudar de última hora, afinal, o conteúdo é complexo e extenso; - Use a internet a seu favor, com a ajuda de videoaulas para complementar os estudos; - Evite estudar mais de uma disciplina por dia e alterne os assuntos a cada dia. Por exemplo: se hoje você estudou matemática, amanhã estude português; - Um bom exercício é a resolução de provas anteriores. Apesar de não serem iguais, as questões são parecidas e abordam assuntos que se repetem; - Depois de resolver as provas anteriores, é importante identificar os erros e anotá-los, como dicas de conteúdos que precisam ser revisados; - Uma boa nota na redação ajuda a aumentar a pontuação final no Enem. Por isso, esteja atento aos assuntos atuais e às normas da língua portuguesa; - Uma forma de treinar a redação é a prática constante de produção textual. Selecione temas diversos e mãos à obra; - Por fim, aprenda a controlar o próprio tempo, afinal, o Enem dá ao candidato 5h30 para a resolução das questões do primeiro dia  e 5h para o segundo.*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier