Esta precisando de diarista?

Por André Brandão*

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2018 às 15:07

- Atualizado há um ano

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Montar um negócio foi, sem dúvida, o maior desafio que enfrentei nesses trinta e poucos anos de vida (ter filho, ganhará esse posto!). Vir do mercado de trabalho, no qual dediquei 10 anos, e agora ser o responsável por “jogar os recursos numa panela, mexer e ao final retirar mais do que entrou” vem se mostrando difícil. Imagine fazer isso com um modelo de negócio não testado, com uma solução idem que juntos elevam o risco do negócio às alturas. Bem-vindo ao mundo das Startups!

Eis o contexto: Certa feita, precisei contratar uma diarista. Todas as três recomendações que recebi não tinham agenda disponível e quando consegui uma quarta indicação tive o transtorno de precisar ir ao banco sacar a grana para pagar a profissional. Tive a ideia de uma plataforma para, primariamente, resolver essas duas dores minhas. Não fui inocente suficiente para achar que ninguém havia pensado nisso antes. Comprei doze latinhas, abri o Excel e montei um benchmarking completo, com todas os negócios parecidos. Resumindo, conclui que havia somente dois concorrentes no Brasil em fase de escala e nenhum operando em Salvador! Era a oportunidade de negócio que procurava.

Nasceu o Me Ajuda Limpeza. Plataforma simples e segura para ter acesso a excelentes profissionais de limpeza e pagar com o conforto do cartão de crédito. Como disse no início, se trata de uma solução nova e, muito por isso, tive que aceitar que a primeira versão seria meu achismo. Por que? Simplesmente porque até você testar sua solução na vida real, com clientes reais, tudo não passa de sua opinião de como deveria ser. Assim, veio meu primeiro aprendizado: comece com uma hipótese simples. Possivelmente você conseguirá testa-la (com clientes reais)  mais rápido e mais barato.

Inicialmente, comentemos vários erros. Muitos deles, devida à minha hipótese não ter sido tão simples! Tínhamos: 1. Preços livres; 2. Fluxo do pedido de serviço diferente; 3. Serviços de garçons; 4. Um plano de assinatura que nunca vendeu. Poderia gastar alguns parágrafos contando todos os erros nossos. Contudo, o mais importante foi que conseguimos ser ágeis e hoje temos um negócio que vem sendo validado ha mais de 1 ano e evoluindo junto com as demandas e dores de nossos mais de 500 clientes.

Costumamos dizer que nosso ativo mais valioso nessa etapa de vida do negócio é justamente o feedback dos clientes. Basicamente são eles o termômetro para medir o quanto nossa solução resolveu da sua “dor” e o valor percebido em toda experiencia.

Na verdade, os erros são inerentes aos processos de qualquer negócio com algum viés de inovação e ainda continuam a acontecer no Me Ajuda Limpeza www.meajudaapp.com.br. Contudo, aprendemos a controla-los e a analisa-los sistemicamente, como parte de nosso ciclo (clássico para startups): construir, medir e aprender.

*É fundador da startup Me Ajuda Limpeza - [email protected]