Estações reabrem e metrô volta a funcionar após duas horas de falha técnica

Normalização completa aconteceu às 9h21, diz CCR Metrô

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 26 de junho de 2018 às 09:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Duas horas após uma falha elétrica provocar o fechamento de todas as estações da linha 1 do metrô de Salvador, o serviço começou a ser normalizado às 8h57. Antes disso, todas as oito estações da linha que liga a Lapa a Pirajá ficaram fechadas - o problema foi identificado 6h47. De acordo com a CCR Metrô, às 9h21, todos os trens e estações estavam funcionando normalmente. As estações Pirajá e Bom Juá foram as últimas liberadas para os passageiros.

Muitos usários do sistema metroviário se aglomeraram na porta de acesso à Estação Pirajá esperando a volta do funcionamento da Linha 1. A auxiliar de serviço gerais, Renilda Silva, chegou lá por volta das 6h30. Desde então, aguardou a volta do funcionamento do sistema de transporte, que aconteceu às 9h01. Falha elétrica interrompeu funcionamento da linha 1 do metrô  (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) "A CCR Metrô Bahia informa que a circulação dos trens da Linha 1 foi normalizada às 9h21 com intervalo normal de oito minutos. As estações de metrô Bom Juá e Retiro foram reabertas às 8h57 e usuários seguem embarcando e desembarcando nestes equipamentos normalmente. As demais estações da Linha 1 já haviam sido reabertas. A operação na Linha 2 segue funcionando normalmente com intervalo de oito minutos também", afirmou a CCR Metrô, em nota. Veja o momento exato em que os portões foram reabertos na estação Pirajá:

Grávida de cinco meses, Renilda chegou a passar mal e precisou sentar. Ela aguardava sentada no chão a normalização do serviço. "Moro em Valéria e, quando cheguei aqui na estação, fui avisada que o sistema não estava funcionando. Não me deram uma previsão de volta. Já liguei pra avisar ao chefe que não vou conseguir chegar a tempo", conta. A auxiliar de serviço gerais usaria o metrô para chegar ao Bairro da Paz e, de lá, pegaria um transporte alternativo até à Paralela. Diego e a mãe precisaram de uma carona para o estudante não perder o compromisso  (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) O estudante Diego Alves, 14 anos, tinha que estar no Campo Grande para assinar a documentação necessária para começar o trabalho como jovem aprendiz. Ao ser informado sobre a suspensão do metrô, Diego e a mãe, a dona de casa Naiana Alves, 34, precisaram pegar uma carona. 

"Meu marido é motorista da Uber e precisou largar o serviço pra vim buscar a gente. Sei que não vamos chegar a tempo", lamentou a dona de casa.

[[galeria]]

A atendente Letícia Lemos, 24, também teve que ligar para o supervisor e justificar o atraso. Ela precisava estar no trabalho às 8h, mas, às 8h40, aguardava uma carona do marido até o Shopping Salvador. "O pior é que ele também está em um engarrafamento na BR-324. Um transtorno como esse eu só enfrentei na greve dos rodoviários", conta Letícia.

O primeiro metrô com acesso à Estação da Lapa chegou às 9h01 na estação Pirajá. A balconista Maria da Conceição, 53, tirou o dia de folga para levar a filha Maria Vitória, 13, para uma coleta de sangue no Hospital Martagão Gesteira, no bairro do Tororó.  As duas precisavam estar na unidade de saúde às 8h, mas nesse horário ainda estavam paradas em Pirajá. Agora elas não sabem se vão conseguir realizar o procedimento médico.  "Não sabemos se vamos conseguir, estamos muito atrasadas", lamentou a balconista.  Mãe e filha não embarcaram no primeiro veículo que chegou na estação Pirajá Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO Mãe e filha não embarcaram no primeiro veículo que chegou na estação às 9h01. Preferiram esperar o segundo trem. "Sou hipertensa e não iria conseguir viajar com todo esse aperto. Tenho pavor de lugares fechados. Vamos esperar o próximo até à Lapa para saltarmos antes, no Campo da Pólvora", acrescenta a balconista.

Não foi a primeira vez Em abril deste ano, passageiros da linha 1 do metrô passaram por um susto. O sistema sofreu também uma pane elétrica, por volta das 8h30 do dia 18, e alguns usuários tiveram que andar pelos trilhos para sair do local e conseguir chegar a um novo trem. À época, a CCR Metrô Bahia informou que se tratou de uma falha elétrica em uma via de trecho da Linha 1, entre Bonocô e Lapa - a Linha 2 não foi afetada.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier