Estratégia japonesa

Por Antonio Meira Júnior

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 5 de maio de 2018 às 03:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Yaris chegará às concessionárias no final de junho nas configurações hatch e sedã (Foto: Divulgação) A Toyota iniciou processo de contratação para suas unidades industriais de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior de São Paulo. Serão, ao todo, 870 novos empregos com o intuito de aumentar o volume de produção das atuais 108 mil unidades por ano para 160 mil unidades por ano. A partir de novembro, o início do terceiro turno nas duas plantas da marca produzirá, também, impacto na cadeia de suprimentos, com geração de 700 novos postos de trabalho nos fornecedores de Sorocaba. A decisão da Toyota em operar por 24 horas naquelas instalações foi baseada em seu plano de crescimento sustentável. Com seu novo compacto premium, o Yaris, com início de vendas programado para o segundo semestre deste ano, a marca japonesa aumentará a oferta de produtos para os mercados brasileiro e latino-americano. O Yaris estará posicionado entre o sedã médio Corolla, líder de vendas em sua categoria, e o Etios. Previsto para chegar às lojas no final de junho, o Yaris terá carrocerias hatch e sedã.

RETOMADA NAS VENDAS  De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, somou, de janeiro a abril, 1.108.913 unidades, o que representa aumento de 17,65% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em abril, foram emplacados 311.181 veículos, 34,80% acima do volume registrado no mesmo mês do ano passado, com 230.848 licenciamentos. Na comparação com março, quando foram licenciadas 298.626 unidades, houve um acréscimo de 4,20%.

DIVISÃO POR MARCAS  No mercado de automóveis e comerciais leves, a General Motors segue na frente. Em abril, a empresa que trabalha no país com a marca Chevrolet teve 16,11% de participação. A VW, com 14,44%, mostra força com o lançamento de novos produtos e ultrapassou a Fiat (13,43%). A Renault (9,63%) é outra que cresceu e ultrapassou a Ford (9,52%). Da sexta à décima posição ficaram: Hyundai (8,65%), Toyota (8,52%), Honda (5,38%), Jeep (4,32%) e Nissan (3,70%). As demais marcas, somadas, chegaram a apenas 6% de participação no mercado nacional.

UTILITÁRIOS ESPORTIVOS  O Jeep Compass liderou a disputa entre os utilitários esportivos com 4.606 unidades emplacadas em abril. Outro modelo da Jeep, o Renegade, ficou em segundo (4.462) e o Hyundai Creta fechou o mês em terceiro (3.785). O Nissan Kicks ficou em quarto lugar (3.701) e o Honda HR-V em quinto (3.522). Da sexta à décima posição ficaram Ford EcoSport (2.932), Chevrolet Tracker (2.562), Renault Captur (1.684), Renault Duster (1.633) e Toyota SW4 (963). Foto: Divulgação MAIS VENDIDOS  O Onix continua com a liderança. No último mês, o hatch da Chevrolet teve 16.617 unidades emplacadas, ficando à frente do Hyundai HB20 (9.606) e do Ford Ka (8.764). A configuração sedã do Onix, o Prisma, foi bem e ficou com a quarta posição (6.639), poucas unidades à frente do Renault Kwid (6.616). Da sexta à décima colocação ficaram: Fiat Strada (6.357), VW Polo (5.818), Renault Sandero (5.814), Toyota Corolla (5.664) e VW Gol (5.449). Foto: Divulgação DUAS RODAS  No mercado de motocicletas, a Honda liderou o último mês com 79,46% de participação nas vendas. A Yamaha ficou em segundo com 13,53% e a Haojue em terceiro com 1,06%. A Shineray veio em quarto (0,96%) e a BMW em quinto (0,79%). Os outros fabricantes, somados, chegaram a somente 4%. Entre os modelos, a Honda ficou com as três primeiras posições: a CG 160 teve 21.859 unidades emplacadas, a Biz, 11.841, e a NXR 160, 10.269. Foto: Divulgação