Evento gratuito debate segurança das urnas, fake news e proteção de dados

Encontro que acontece no dia 3 de outubro prorrogou suas inscrições até o dia 2 de outubro (terça-feira)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 15:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Como se proteger em tempos de fake news, fotos vazadas e dados roubados na internet? Essa e outras respostas estarão no VIII Encontro de Segurança em Informática (EnSI), evento gratuito que acontece no dia 3 de outubro (quarta-feira), na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Federação. Com programação das 9h às 18h, o encontro prorrogou suas inscrições que seguem até o dia 2 de outubro nesse site.

Com objetivo de conscientizar o cidadão sobre questões relacionadas à segurança em navegação na internet, nas redes sociais, nos e-mails e sistemas de informação, o evento realizado pelo Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança - Bahia/Brasil (CERT.Bahia) trará dicas de como se defender de possíveis ataques do cibercrime. Levendo em consideração que o Brasil é um dos líderes em fraude eletrônica no mundo, as palestras do evento trarão temas atuais como fake news, violação dos direitos humanos na Internet (pedofilia, bullying, crime contra a mulher) e a ética hacker. Vão debater ainda formas de preparar profissionais que trabalhem a favor da lei.

Voto seguro E como as eleições acontecem apenas uma semana depois do evento, o VIII EnSI não poderia deixar de abordar o voto seguro com uma palestra do perito Ivo Peixinho, baiano que trabalha na Polícia Federal e coordena a perícia criminal em urnas eletrônicas no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência em segurança de rede/TI, liderou uma das equipes responsáveis pelo Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, realizado em dezembro do ano passado, para encontrar falhas e vulnerabilidades nas urnas. Seus currículo passeia por áreas como segurança cibernética, investigação de cibercrime e computação forense.

Outro destaque é a participação da SaferNet, ONG responsável por combater o uso indevido da Internet para a prática de crimes e atentados contra os Direitos Humanos. Pornografia infantil, racismo, homofobia e neonazismo estão entre as práticas combatidas pela ONG que disponibiliza uma equipe de psicólogos para atendimento online e gratuito em seu site. Vencedora do Prêmio Nacional de Direitos Humanos, é autora da campanha Internet Sem Vacilo, em parceria com a UNICEF, iniciativa que reuniu os youtubers Jout Jout e Pyong Lee para dar dicas de como se proteger dos crimes digitais.

Já na palestra Não Caio em Fake News, o mestre em ciência da computação Caio S. B. Almeida ensina o público a identificar as famosas fake news(notícias falsas) e mostra que não podemos acreditar em tudo o que lemos na Internet. Formado pela UFBA, Caio é engenheiro de software do Meedan, organização de TI com sede em São Francisco, na Califórnia. Em 2018, foi um dos cinco desenvolvedores de software selecionados no mundo para participar de um workshop de visualização de dados sobre Direitos Humanos, no oriente médio.

“É fundamental debater a segurança da informação nesse mundo onde a gente vive hoje, com cada vez mais crimes digitais, roubos de informações pessoais e vazamento de dados. Tem casos até de pessoas que têm seu computador de casa usado remotamente para praticar um crime na internet: ela passa de vítima a vilã sem perceber. Então, o objetivo do EnSI é tentar trazer esses temas polêmicos e controversos para discutir com a sociedade de forma simples e objetiva, a partir de um viés de conscientização e proteção”, destaca Italo Valcy, coordenador de segurança do CERT.Bahia e Ufba, responsáveis pela organização do evento.

O VIII Encontro de Segurança em Informática (EnSI) é uma realização do CERT.Bahia, tem copromoção da SaferNet e apoio da UFBA e do Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA/RNP). O evento conta com patrocínio da BR Defender, da TecnoAtiva e da Xsite.

Serviço O quê: VIII Encontro de Segurança em Informática (EnSI)Quando: 3 de outubro (quarta-feira), das 9h às 18h. Credenciamento a partir das 8h.Onde: Auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA (Rua Professor Aristides Novis, 2 – Federação)Quanto: Entrada gratuitaProgramação completa e inscrições (até dia 2 de outubro): ensi.pop-ba.rnp.br/2018